Avançar para o conteúdo principal

Campeões Lusos de CX 2014/2015

Barcelos deu a conhecer os campeões nacionais de Ciclocrosse 2014/2015. Mário Costa (ASC-Focus Team-Vila do Conde) e Isabel Caetano (Individual) conquistaram o título nacional em elite.

No Campo de Tiro de Fervença foi preparado um circuito exigente onde os atletas dos diversos escalões etários batalharam pela conquista do ouro. A elite masculina teve pela frente 25 km de luta, na qual Mário Costa saiu vencedor ao fim de 59m19s, deixando a 1m09s o até então detentor do título Vítor Santos (Quinta das Arcas-Interdesign-Xarão) e a 1m11s Fábio Ribeiro (Patocycles-Coluer-Casa do Povo de Retorta).

Na elite feminina, a prova disputou-se em 17,5 km com Isabel Caetano a conquistar os nacionais de Ciclocrosse pela quinta vez consecutiva, com um tempo de 59m19s. A 32s ficou Joana Monteiro (ASC-Focus Team-Vila do Conde) e a 5m53s Ana Rita Vigário (BMC-SRAM-Póvoa de Varzim).

Em sub-23, o título nacional foi ganho por José Dias (Seissa-ACR Roriz-Matias e Araújo-Frulact) ao fim de 22,5 km com um tempo de 53m48s, deixando a 1m34s André Moreira (Quinta das Arcas-Interdesign-Xarão) e a 2m07s João Pereira (EC Carlos Carvalho). Em juniores, João Rocha (Rodabike-ACRG-Gondomar) venceu os 17,5 km com o tempo de 42m55s, a 13s de Bruno Silva (Longusbike Team) e a 2m de Miguel Duarte (Seissa-ACR Roriz-Matias e Araújo-Frulact). A prova no feminino, de 12,5 km, abarcou juniores e sub-23, agarrando o ouro Mariana Pedrosa (Individual) ao fim de 41m41s, a 1m02s de Joana Castro (EC Carlos Carvalho) e 8m28s de Ângela Santos (Santa Cruz-Bicicastro).

Na prova de cadetes, a vitória coube a Miguel Sousa (CRC-Garbo-Vegas Cosmetics) com o tempo de 31m58s, a 15s de Nuno Costa (ASC-Focus Team-Vila do Conde) e 44s de Gonçalo Barros (Quinta das Arcas-Interdesign-Xarão). Na vertente feminina, Raquel Queirós (ASC-Focus Team-Vila do Conde) saiu vitoriosa ao final de 29m25s, a 12s de Marta Branco (JoaneBTT-TrilhosBike) e 2m43s de Jéssica Costa (ASC-Focus Team-Vila do Conde).

Nos mais veteranos, Rogério Matos (Rompe Trilhos) venceu em master 30 com 37m17s, a 47s de Hélder Braga (Seissa-ACR Roriz-Matias e Araújo-Frulact) e 51s de Carlos Monteiro (Quinta das Arcas-Interdesign-Xarão). Em master 40, António Sousa (Quinta das Arcas-Interdesign-Xarão) revalidou o título em 37m43s, a 44s de Mário Fernandes (Rodabike-ACRG-Gondomar) e 55s de Paulo Rodrigues (Patocycles-Coluer-Casa do Povo de Retorta). Em master 50 venceu António Silva (ProRebordosa-Garrafeira Gomes) com 33m20s, a 3m03s de Fernando Silva (Rodabike-ACRG-Gondomar) e 3m13s de Joaquim Barbosa (FAC-Famalicense AC). Em femininas, a veterana Ângela Fernandes (Individual) venceu com 31m25s, destronando do título Liliana Lopes (ASC-Focus Team-Vila do Conde) a 1m28s e a 2m03s Raquel Marques (ASC-Focus Team-Vila do Conde).

Resultados completos aqui
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.