Avançar para o conteúdo principal

José Gonçalves começa temporada com vitória na montanha

Quando uma corrida começa, nunca sabemos como termina. Mas se José Gonçalves (CJR) está presente, sabemos que a entrada na fuga é tão certa como a luta pela subida ao pódio no final do dia. Hoje assim sucedeu no Trofeo Andratx-Mirador d’Es Colomer, segunda jornada do Challenge Mallorca.

Recém-chegado à espanhola Caja Rural-Seguros RGA, José Gonçalves habituou-nos nas últimas duas temporadas a uma forma de pedalar bastante combativa ao serviço da francesa La Pomme Marseille. Neste início de 2015, demonstra ter a mesma atitude, integrando a fuga da jornada já na segunda corrida disputada.

Ainda mal o tiro de partida tinha sido dado, Gonçalves rumou à escapada que marcou o Trofeo Andratx. Dos 10 fugitivos, apenas um trio composto pelo luso, por Dylan Van Baarle (TCG) e Johann Van Zyl (MTN) conseguiu vingar quase até ao final dos 149 km de percurso, vendo esfumar as hipóteses da luta pela vitória a 3 km da meta instalada no Mirador d’Es Colomer. A perseguição exercida no pelotão pela Movistar e pela Sky não permitiu ao trio escapado brilhar na meta, que foi conquistada pelo britânico Steve Cummings (MTN), relegando para 2º Alejandro Valverde (MOV) e 3º Davide Formolo (TCG).

Combativo na batalha pelas metas intermédias, José Gonçalves terminou o dia agarrando o prémio de montanha e dos sprints especiais, finalizando na geral em 35º lugar a 2m41s.

Presentes neste Trofeo estiveram mais três ciclistas lusos, que finalizaram na geral em 17º André Cardoso (TCG) a 35s, em 30º Ricardo Vilela (CJR) a 1m27s e em 44º José Mendes (BOA) a 8m22s.

José Gonçalves vencedor da montanha [Foto Ciclismo a fondo]
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.