Avançar para o conteúdo principal

Ano novo, escrita nova

Com o ano a terminar, chega o momento de fazer o balanço do que vivi ao longo de 2014. Obviamente, aqui refiro-me à ligação com o ciclismo.

Pois bem, no início do ano optei por fazer uma caminhada em solitário neste blogue. Tentei passar em cada artigo o trabalho dos ciclistas do pelotão nacional em todas as provas disputadas. Escrevi alguns artigos de opinião e realizei entrevistas, ambos bastante bem recebidos pelos leitores, que demonstram ano após ano um maior interesse pelo ciclismo português e pelos heróis a pedalar em Portugal e no estrangeiro. Por vezes, dentro do país parece-nos impossível perceber esse interesse, mas ele existe. Não só os media internacionais como também os fãs de ciclismo procuram saber o que se faz por cá para além da Volta a Portugal, apesar da Grandíssima ser, sem dúvida alguma, o grande foco de atracção do ciclismo luso.
Os heróis da Volta a Portugal 2014
A nossa competição é cativante, os ciclistas profissionais têm grande qualidade, os jovens em formação demonstram ser donos de uma base sólida para se tornarem excelentes profissionais, a qualidade da formação exercida nas equipas de clube é inegável, os ciclistas lusos são uma incontestável mais-valia no pelotão internacional... Estas são razões mais do que suficientes para nos fazer acreditar no valor do ciclismo português, merecedor de uma aposta maior por parte de empresas e marcas no apoio ao seu crescimento e desenvolvimento económico e estrutural, como também de um maior interesse por parte dos media nacionais.

Neste final de ano, só posso dizer que o balanço é positivo na forma como o mundo do ciclismo me recebeu. O pelotão nacional é fascinante no modo como nos faz vibrar desde o primeiro ao último a cruzar a meta, desde os mais veteranos aos mais jovens sonhadores, desde as equipas continentais às equipas de clube sub-23 [que para o ano serão mais!], desde a prova rainha aos circuitos. O pelotão em Portugal une sub-23 e profissionais num mesmo grupo, simbiose essa que divide opiniões. Como escrevi num artigo recente, “Cedo a juventude ganha experiência em correr com ciclistas mais experientes, sofrendo de início o choque de passar do pelotão júnior ao profissional, mas obtendo anos mais tarde a recompensa de já saber como estar nesse mesmo pelotão aquando da oportunidade de entrar no mundo das formações continentais”. Continuo dividida entre os prós e contras desta realidade, pois se por um lado concordo com a necessidade de construir um calendário exclusivo para os sub-23, por outro vejo a dificuldade e escassez de meios económicos para manter dois pelotões e calendários distintos.

É patente a dificuldade económica no ciclismo e no país, a luta diária para manter uma equipa na estrada ou uma prova no calendário. No entanto, a luta conjunta de dirigentes e ciclistas vai dando os seus frutos e o ciclismo português continua de pé, contra ventos e marés, resistindo às dificuldades e crescendo ligeiramente, mesmo que seja em passos pequenos contudo consistentes. Acredito nestas palavras, tal como acredito na força de cada ciclista em cumprir o sonho de ser profissional desta dura e bela modalidade, que me apaixona de uma maneira inexplicável.

Para concluir este artigo que já vai longo, neste blogue vou continuar a escrever sobre os heróis dos pedais, que me fazem sentir mil e uma emoções a cada corrida. Em 2015, irei centrar-me menos em crónicas descritivas das provas e mais em artigos de opinião ou sobre episódios que queira ressaltar, continuando com as entrevistas e regressando à escrita de alguns textos em espanhol. Acima de tudo, continuar a desfrutar deste desporto apaixonante e passar a minha visão através das palavras.

Espero que continuem a pedalar pelo Cycling & Thoughts!
Feliz 2015 a tod@s! Que seja um ano repleto de sorrisos, sonhos cumpridos e muito ciclismo!


______

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.