Avançar para o conteúdo principal

Alma lusa no pelotão internacional

O pelotão internacional recebe treze ciclistas portugueses em 2015. Desde ProTeams, passando pelas Profissionais Continentais até às Continentais, um total de nove equipas incorpora nas suas fileiras nomes com valor comprovado e outros com potencial para evoluir.

No mais alto nível WorldTour mantém-se André Cardoso na esquadra norte-americana Cannondale-Garmin, pronto para repetir as boas exibições logradas nas grandes voltas e ser uma mais-valia ao seu líder. O jovem Fábio Silvestre continua pelo segundo ano a aprendizagem na Trek Factory Racing. Na russa Tinkoff-Saxo permanece a dupla de gregários de enorme qualidade Bruno Pires e Sérgio Paulinho. Num regresso merecido a este pelotão, Tiago Machado ruma à russa Katusha vindo da NetApp-Endura, na qual deu nas vistas com a vitória do Tour de Slovénie, a valentia no Tour de France e desempenhos notórios em demais provas europeias e americanas. Na italiana Lampre-Merida permanece o campeão nacional Nelson Oliveira ao lado de Rui Costa, líder incontestável pela senda de bons resultados como a terceira conquista consecutiva do Tour de Suisse e o fecho do ano 2014 em 4º lugar do Ranking UCI WorldTour. O ex-campeão do mundo terá a seu lado o irmão Mário Costa, que se estreia ao mais alto nível vindo da OFM-Quinta da Lixa, onde no ano transacto desempenhou um papel preponderante na vitória da Volta a Portugal por parte da equipa lusitana.

Nas esquadras ProContinentais, a chegada de Ricardo Vilela (ex OFM-Quinta da Lixa) e José Gonçalves (ex La Pomme Marseille 13) à espanhola Caja Rural-Seguros RGA traz uma mais-valia na montanha e no contra-relógio, especialidade onde Gonçalves conquistou o título nacional em sub-23 e elite. A alemã Bora-Argon 18 muda de denominação (ex NetApp-Endura), mantendo José Mendes no grupo onde sempre sobressai pelas exibições na montanha em duras etapas de importantes provas.

O escalão Continental abre as portas a dois novos rostos no panorama internacional. Após uma temporada de enorme regularidade, destacando-se como Ciclista do Ano em Portugal, Edgar Pinto (ex LA Alumínios-Antarte) ruma aos Emirados Árabes Unidos para ingressar na SkyDive Dubai e concretizar o objectivo de correr no estrangeiro. Já Rúben Guerreiro (ex Liberty Seguros/Feira/KTM), vencedor da Volta a Portugal do Futuro e da Taça de Portugal Sub-23, agarra a oportunidade de pedalar o sonho americano pela Axeon Cycling Team.


O crescente número de ciclistas lusos a pedalar no estrangeiro demonstra que Portugal está a conseguir ocupar no pelotão internacional o lugar que lhe é merecido, fruto do valor dos atletas e também da formação de qualidade exercida no cantinho da Península Ibérica.

ProTeams
André Cardoso (03/09/1984) Cannondale-Garmin (TCG)
Tiago Machado (18/10/1985) Katusha (KAT)
Mário Costa (15/11/1985) Lampre-Merida (LAM)
Nelson Oliveira (06/03/1989) Lampre-Merida (LAM)
Rui Costa (05/10/1986) Lampre-Merida (LAM)
Bruno Pires (15/05/1981) Tinkoff-Saxo (TCS)
Sérgio Paulinho (26/03/1980) Tinkoff-Saxo (TCS)
Fábio Silvestre (25/01/1990) Trek Factory Racing (TFR)

Profissional Continental
José Mendes (24/04/1985) Bora-Argon 18 (BOA)
José Gonçalves (13/02/1989) Caja Rural-Seguros RGA (CJR)
Ricardo Vilela (18/12/1987) Caja Rural-Seguros RGA (CJR)

Continental
Rúben Guerreiro (06/07/1994) Axeon Cycling Team (BDT)
Edgar Pinto (27/07/1985) SkyDive Dubai (SKD)

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...