Avançar para o conteúdo principal

Nuno Almeida: “A Volta foi marcante”

Nuno Almeida esconde na juventude dos seus 23 anos uma maturidade profissional almejada por muitos jovens da sua idade. Perto de começar mais uma temporada no pelotão nacional, é um dos rostos da Sicasal/Constantinos/UDO, equipa sub-23 da Academia Joaquim Agostinho que irá estrear-se na estrada em 2015.


Nos últimos 3 anos cresceu como pessoa e ciclista no Clube José Maria Nicolau, casa onde teve a possibilidade de conciliar o desenvolvimento das suas qualidades enquanto atleta e terminar a licenciatura em Engenharia Informática. Este duelo foi totalmente ganho pelo jovem luso, que viu recompensado todo o esforço e dedicação sendo chamado à Selecção Nacional para pedalar a sua primeira Volta a Portugal em 2014. Esta participação, os objectivos para a presente temporada, a nova equipa e a formação em Portugal são os temas abordados na entrevista concedida ao Cycling & Thoughts.

Ansioso pelo início da temporada?
Existe sempre a ansiedade natural de começar uma nova época, com novos objectivos e, neste caso, nova equipa. Mas tenho gerido bem essa ansiedade, concentrando-me no meu trabalho diário de forma a alcançar o melhor estado de forma possível para esta fase da época e, para além disso, os estudos ocupam-me a cabeça o suficiente para não pensar muito nisso.

Este ano estás numa equipa diferente. Como surgiu o convite para ingressares na Sicasal/Constantinos/UDO?
Foi um ‘meio-meio’, isto é, com o final da época surgiu o momento de pensar um pouco no meu futuro e, no caso de continuar no ciclismo, procurar novos objectivos, novos rumos e por essa razão decidi sair do Clube Ciclismo José Maria Nicolau. Custou-me, ainda me custa imenso, pois gosto muito desse clube, mas para um atleta por vezes é melhor mudar de ares e foi isso que decidi fazer. Surgiu esta nova equipa e, de uma conversa entre ambos, chegámos a um acordo com o qual estou muito contente e encaro com muito positivismo esta nova página na minha carreira.

Este é um projecto novo, que está a gerar bastante expectativa pelo regresso da Sicasal ao patrocínio do ciclismo e por estar inserida na Academia Joaquim Agostinho. Como está o grupo a viver este momento e que expectativa tem sobre a equipa?
A Sicasal dispensa apresentações no ciclismo português, é uma grande referência nacional, talvez a maior de todas. Nós, atletas, teremos de saber lidar com isso, perceber o que está em causa neste projecto, o nome que iremos levar por Portugal fora e o impacto que isto terá. Somos um grupo muito jovem, metade da equipa são atletas sem experiência no pelotão nacional, porque vieram dos escalões de formação ou porque é a primeira vez que se vão aventurar neste ciclismo. Acima de tudo, estamos confiantes de que iremos fazer um bom trabalho e honrar, dentro nas nossas capacidades, todos os patrocinadores. Podemos prometer muito empenho, muito trabalho, muita garra, vontade e decerto iremos dar o ar da nossa graça, basta ficarem atentos!

Sentiste dificuldade em manter o lugar no pelotão?
Bom, esta é uma pergunta complicada. Ao certo sempre senti que continuaria a ter um lugar no pelotão, poderia ser através do Cartaxo como de outra equipa, sub-23 claro. Mas ficar sem equipa para correr nunca o senti, apenas ponderei abandonar a modalidade e dedicar-me somente ao Mestrado em Engenharia Informática.

Esperavas entrar este ano numa equipa profissional. Ressentido com a falta de oportunidade?
Sinceramente… sim! Avaliando o que foi a minha época, sei que não tive resultados de destaque, apenas fui um atleta regular que ‘nem era besta nem era bestial’. Tive a felicidade de participar na Volta a Portugal pela Selecção Nacional, mas sempre tive em mente que isso não me iria salvar a época. No fim dela, olhando para o actual pelotão e quem poderia subir a profissional ou não, sinto que teria lugar numa dessas equipas. Estive perto de uma delas, mas acabaram por tomar outras decisões e assim não se proporcionou a minha subida. Fiquei algo triste, pois existem decisões nas equipas em Portugal que muito sinceramente não entendo, mas isso já passou e estou focado em dar o meu melhor pela equipa Sicasal/Constantinos/UDO.

Como vês o estado actual da nossa formação? Os jovens lusos têm qualidade internacional?
O ciclismo português, nos seus escalões de formação, continua e sempre continuará a ter qualidade e jovens de muito valor que nalguns anos poderão sonhar com voos maiores. Mas a verdade, e acima de tudo a realidade, é que o ciclismo tende a perder algum fulgor na qualidade do ciclismo de formação. Existem menos jovens a praticar a modalidade e os poucos que vão lutando chegam muitas vezes a sub-23 sem equipa. É pena, mas o momento actual não ajuda a que isto mude. Espero e desejo que melhore e que sejam dadas condições às equipas de formação para que possam continuar a surgir atletas de relevo no futuro.

O ano passado conseguiste alcançar todas as metas que tinhas delineado?
A única meta que me faltou concretizar foi a subida a profissional, de resto tudo o que projectei consegui alcançar… licenciar-me, fazer uma boa época e sem azares e sonhar com um lugar na Volta a Portugal caso houvesse Selecção, o que veio a concretizar-se. Talvez a prestação no Troféu Joaquim Agostinho me tenha deixado um amargo de boca, pois tinha-me preparado com todo o empenho para essa corrida e uma queda deixou-me fora da luta por algo melhor, mas faz parte do ciclismo.

Que momento te marcou em 2014 e porquê?
Sem dúvida, a presença na Volta a Portugal e em particular a chegada a Lisboa. Chegar a Lisboa marcava o chegar à última etapa como um passaporte para concluir a Grandíssima, aquele sonho que qualquer ciclista português ambiciona. Depois o mar de gente presente, dos quais muitas pessoas minhas conhecidas a puxar e a gritar por mim, é de ficar com pele de galinha. Terminei a Volta, terminei em casa e no meio da minha gente, não se pode pedir mais. Mas em si, toda a Volta foi marcante. É, sem dúvida, uma corrida à parte de todas as restantes onde o público marca presença de uma forma nunca vista e apoia-nos sejamos nós quem formos.

Agora impõe-se falar do presente. Que objectivos traças para este ano?
Os meus objectivos são muito simples. Honrar o nome que vou levar vestido durante a época e chegar a profissional definitivamente. Vou precisar de ser regular ao longo da época e de me destacar nas corridas que possam ser de maior feição às minhas características. Estou a trabalhar bem, concentrado e motivado para conseguir alcançar essas metas.

Em prova tens destacado o teu lado de gregário. Queres seguir essa vertente ou anseias por uma oportunidade de liderança?
Na minha opinião, o papel de gregário é tão importante como a de um líder. Um líder não ganha sem o trabalho de um gregário, ou pelo menos é muito difícil. Gosto muito dessa tarefa e acho que é a que se adapta mais ao tipo de ciclista que sou, mas para se ser gregário é necessário estar numa equipa em que isso se proporcione. Tive esse privilégio na Volta a Portugal, onde pude mostrar pela primeira vez essa minha faceta trabalhando para atletas como o José Gonçalves, o David Rodrigues e o Joaquim Silva. Actualmente, essa tarefa poderá ser mais complicada de concretizar devido à juventude da equipa, mas decerto que quando necessário estarei 100% disponível a fazê-lo, seja para um atleta de primeiro ano seja para um elite.

Por último, tens algum ciclista com que te identifiques? Quem são os teus ídolos?
Actualmente, não me consigo identificar com um ciclista. Penso que ainda não sou um ciclista que esteja bem formado e com um estilo bem definido. Em relação a ídolos, e também por ser Português, Rui Costa sem margem para dúvidas. Para mim é o ciclista modelo que qualquer jovem deveria querer seguir. A sua humildade e forma simples de ser, aliado à enorme capacidade de trabalho e de perseverança fazem dele um ciclista único. Por isso, se eu quiser ser como alguém, quero ser como o Rui Costa.

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.