Avançar para o conteúdo principal

Grande participação marca Taça de Portugal CX 2014/2015

Paredes, Gondomar, Mirandela e Valongo receberam a Taça de Portugal de Ciclocrosse 2014/2015. Ao final de quatro provas pontuáveis, o luso Vítor Santos e a galega Desiree Castro (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão) conquistaram o Troféu em elite.

O Ciclocrosse viu crescer o interesse de portugueses e espanhóis esta temporada. A proximidade dos dois países levou os portugueses a participar em provas galegas e trouxe espanhóis ao norte de Portugal, numa troca de conhecimento e competição. Na soma de todos os escalões, o crescimento de competidores foi considerável, principalmente nas provas masculinas. O Ciclocrosse cativou cada vez mais a atenção de atletas e fãs, contando no nosso país com uma organização aplaudida pela qualidade e que fez assomar cerca de 100 participantes por corrida.

As categorias de veteranos foram as que mais ciclistas atraíram, contando também a elite com um aumento comparativamente com a época anterior. Apenas a componente feminina teve um número de participantes aquém das expectativas. Todos os pormenores foram tomados em conta e a verdade é que se viu uma maior preocupação em termos organizativos pela melhoria e exigência dos circuitos, como também o desenho apelativo dos cartazes das provas.

Esta temporada teve o ingrediente supremo de duelos interessantes no masculino e no feminino. Os campeões nacionais Mário Costa (ASC/Focus Team) e Isabel Caetano (Individual) contribuíram de sobremaneira para o incremento do espectáculo, batendo-se pela vitória a cada prova.

Mário Costa teve perto de assinar a vitória nas duas primeiras batalhas, terminando na 2ª posição. Contudo, as duas últimas provas não correram de feição e acabou por finalizar a Taça no 4º lugar. A vitória em elite acabaria por ficar nas mãos de outro luso, o já conhecido vencedor de outras edições Vítor Santos (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão), que nas duas derradeiras provas agarrou o 1º lugar do pódio na corrida e na Taça, deixando nos demais lugares do pódio os espanhóis Raúl Lorenzo (CC O Rosal) e Mauro Fontan (CC Salvaterra de Miño), vencedores da primeira e segunda provas respectivamente.

Na elite feminina, após alcançar a glória na primeira prova em Paredes, a penta-campeã nacional Isabel Caetano terminou em 2º lugar do ranking. A galega Desiree Castro mostrou-se mais forte nas restantes três competições, triunfando em Gondomar, Mirandela e Valongo, onde brilhou como a grande vencedora do Troféu. A fechar o pódio da Taça ficou a conterrânea Maria Fernández (CC Spol).

Nota ainda para os interessantes relatos do campeão nacional elite Mário Costa e pelo também campeão nacional master 30 Rogério Matos, que nos seus blogues reflectem a competição por palavras, levando-nos numa viagem ao interior das provas. Melhor do que ninguém, as palavras dos protagonistas passam claramente o ambiente vivido e recomenda-se a sua leitura.

Mirandela - Torre de Dona Chama (Foto Eduardo Campos)

RANKING FINAL TAÇA DE PORTUGAL CX
Ranking completo aqui
Elite
1 Vítor Santos (Por) Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão 87pts
2 Raúl Lorenzo (Esp) CC O Rosal 71pts
3 Mauro Fontan (Esp) CC Salvaterra de Miño 58pts

Elite Feminina
1 Desiree Castro (Esp) Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão 75pts
2 Isabel Caetano (Por) Individual 65pts
3 Maria Fernández (Esp) CC Spol 46pts

Juniores
1 João Rocha (Por) Rodabike/ACRG/Gondomar 95pts
2 Marco Parga (Por) EC Redondela 60pts
3 Bruno Silva (Por) Longusbike Team/CarlicPorto 50pts

Juventude Feminina
1 Zaida Martinez (Esp) CC O Rosal 80pts
2 Joana Castro (Por) EC Carlos Carvalho 60pts
3 Ângela Santos (Por) Santa Cruz/Bicicastro 34pts

Cadetes
1 Nuno Costa (Por) ASC/Focus Team 95pts
2 Pedro Costa (Por) ASC/Focus Team 72pts
3 Gonçalo Barros (Por) Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão 55pts

Cadetes Femininas
1 Raquel Queirós (Por) ASC/Focus Team 70pts
2 Marta Branco (Por) JoaneBTT/Trilhos Bike 70pts
3 Jéssica Costa (Por) ASC/Focus Team 48pts

Master 30
1 Narciso Piñero (Esp) CC Spol 120pts
2 Guillermo Alvarez (Esp) Aguaest CC 70pts
3 Rogério Matos (Por) Rompe Trilhos 47pts

Master 40
1 António Sousa (Por) Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão 120pts
2 Paulo Rodrigues (Por) Patocycles/Coluer/Casa do Povo de Retorta 50pts
3 José Formoso (Esp) CC Dumbria 47pts

Master 50
1 António Garrido (Esp) TB Transportes Salvaterra de Miño 80pts
2 Valeriano Punzon (Esp) CC Spol 63pts
3 José Reis (Por) Individual 54pts

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.