Avançar para o conteúdo principal

Grande participação marca Taça de Portugal CX 2014/2015

Paredes, Gondomar, Mirandela e Valongo receberam a Taça de Portugal de Ciclocrosse 2014/2015. Ao final de quatro provas pontuáveis, o luso Vítor Santos e a galega Desiree Castro (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão) conquistaram o Troféu em elite.

O Ciclocrosse viu crescer o interesse de portugueses e espanhóis esta temporada. A proximidade dos dois países levou os portugueses a participar em provas galegas e trouxe espanhóis ao norte de Portugal, numa troca de conhecimento e competição. Na soma de todos os escalões, o crescimento de competidores foi considerável, principalmente nas provas masculinas. O Ciclocrosse cativou cada vez mais a atenção de atletas e fãs, contando no nosso país com uma organização aplaudida pela qualidade e que fez assomar cerca de 100 participantes por corrida.

As categorias de veteranos foram as que mais ciclistas atraíram, contando também a elite com um aumento comparativamente com a época anterior. Apenas a componente feminina teve um número de participantes aquém das expectativas. Todos os pormenores foram tomados em conta e a verdade é que se viu uma maior preocupação em termos organizativos pela melhoria e exigência dos circuitos, como também o desenho apelativo dos cartazes das provas.

Esta temporada teve o ingrediente supremo de duelos interessantes no masculino e no feminino. Os campeões nacionais Mário Costa (ASC/Focus Team) e Isabel Caetano (Individual) contribuíram de sobremaneira para o incremento do espectáculo, batendo-se pela vitória a cada prova.

Mário Costa teve perto de assinar a vitória nas duas primeiras batalhas, terminando na 2ª posição. Contudo, as duas últimas provas não correram de feição e acabou por finalizar a Taça no 4º lugar. A vitória em elite acabaria por ficar nas mãos de outro luso, o já conhecido vencedor de outras edições Vítor Santos (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão), que nas duas derradeiras provas agarrou o 1º lugar do pódio na corrida e na Taça, deixando nos demais lugares do pódio os espanhóis Raúl Lorenzo (CC O Rosal) e Mauro Fontan (CC Salvaterra de Miño), vencedores da primeira e segunda provas respectivamente.

Na elite feminina, após alcançar a glória na primeira prova em Paredes, a penta-campeã nacional Isabel Caetano terminou em 2º lugar do ranking. A galega Desiree Castro mostrou-se mais forte nas restantes três competições, triunfando em Gondomar, Mirandela e Valongo, onde brilhou como a grande vencedora do Troféu. A fechar o pódio da Taça ficou a conterrânea Maria Fernández (CC Spol).

Nota ainda para os interessantes relatos do campeão nacional elite Mário Costa e pelo também campeão nacional master 30 Rogério Matos, que nos seus blogues reflectem a competição por palavras, levando-nos numa viagem ao interior das provas. Melhor do que ninguém, as palavras dos protagonistas passam claramente o ambiente vivido e recomenda-se a sua leitura.

Mirandela - Torre de Dona Chama (Foto Eduardo Campos)

RANKING FINAL TAÇA DE PORTUGAL CX
Ranking completo aqui
Elite
1 Vítor Santos (Por) Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão 87pts
2 Raúl Lorenzo (Esp) CC O Rosal 71pts
3 Mauro Fontan (Esp) CC Salvaterra de Miño 58pts

Elite Feminina
1 Desiree Castro (Esp) Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão 75pts
2 Isabel Caetano (Por) Individual 65pts
3 Maria Fernández (Esp) CC Spol 46pts

Juniores
1 João Rocha (Por) Rodabike/ACRG/Gondomar 95pts
2 Marco Parga (Por) EC Redondela 60pts
3 Bruno Silva (Por) Longusbike Team/CarlicPorto 50pts

Juventude Feminina
1 Zaida Martinez (Esp) CC O Rosal 80pts
2 Joana Castro (Por) EC Carlos Carvalho 60pts
3 Ângela Santos (Por) Santa Cruz/Bicicastro 34pts

Cadetes
1 Nuno Costa (Por) ASC/Focus Team 95pts
2 Pedro Costa (Por) ASC/Focus Team 72pts
3 Gonçalo Barros (Por) Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão 55pts

Cadetes Femininas
1 Raquel Queirós (Por) ASC/Focus Team 70pts
2 Marta Branco (Por) JoaneBTT/Trilhos Bike 70pts
3 Jéssica Costa (Por) ASC/Focus Team 48pts

Master 30
1 Narciso Piñero (Esp) CC Spol 120pts
2 Guillermo Alvarez (Esp) Aguaest CC 70pts
3 Rogério Matos (Por) Rompe Trilhos 47pts

Master 40
1 António Sousa (Por) Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão 120pts
2 Paulo Rodrigues (Por) Patocycles/Coluer/Casa do Povo de Retorta 50pts
3 José Formoso (Esp) CC Dumbria 47pts

Master 50
1 António Garrido (Esp) TB Transportes Salvaterra de Miño 80pts
2 Valeriano Punzon (Esp) CC Spol 63pts
3 José Reis (Por) Individual 54pts

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...