Avançar para o conteúdo principal

A beleza do pelotão nacional

A beleza dos atletas é sobejamente falada e admirada noutros desportos como o futebol ou o ténis. E quanto ao nosso desporto de eleição? O ciclismo? Não se pense que o aspecto físico dos heróis das duas rodas não é admirado pelo público feminino. Muito pelo contrário. É tema de conversa tal como noutras modalidades, apenas não tão mediatizado.

A beleza dos ciclistas não deixa de aparecer num ou noutro artigo, como o caso da nossa querida Ariamsita, como é conhecida a espanhola apaixonada pelo ciclismo e sempre atenta à beleza que nos rodeia. Na sua colaboração com o site espanhol El Cuaderno de Joan Seguidor, Ari aponta algumas caras bonitas de corredores do panorama internacional como Boonen, Cavendish, Hushovd… não passando despercebido o mar azul dos olhos lusos de Rui Costa.

O pelotão internacional tem vindo a adquirir belos exemplares do produto nacional, onde o ex-campeão do mundo se destaca nas preferências. Por essa razão, quisemos dar uma olhadela ao pelotão português, não tão falado no estrangeiro, e desvendar alguns rostos mais vistosos aos olhares femininos.

Há medida que os anos vão passando, o pelotão luso vai variando de estilo, sempre com maior tendência portuguesa e acrescentando um pouco de salero estrangeiro, principalmente da nossa vizinha Espanha. Se os mais novos têm a beleza inerente à juventude, os mais velhos [preferimos dizer mais experientes] são donos de um charme que só chega com a idade. Neste capítulo a Rádio Popular-Boavista está bem servida… tal como um bom vinho, Célio Sousa e Rui Sousa ganharam com o passar dos anos, somando aos olhos claros um distinto ar charmoso que acrescenta beleza à madurez dos seus rostos.

Passamos da década de 70 para a de 80. Aqui, três rostos despertaram a atenção na temporada passada e todos de equipas algarvias. As adeptas femininas de Tavira certamente já suspiraram pelo estilo de Diogo Nunes e Bruno Sancho, tal como por Micael Isidoro do Louletano. Seguramente, se quisessem tentar uma carreira de modelo a porta estaria aberta.

Por fim, os anos 90 deram ao pelotão um trio que promete despedaçar corações. A juventude está muitíssimo bem representada no pelotão nacional, desde o ar de menino travesso de Frederico Figueiredo, passando pelo sorriso de criança de Nuno Meireles até ao belo rosto de Rafael Silva, que se destaca entre todos não só pela beleza como também pela simpatia, humildade e atitude ganhadora mesmo em momentos onde não alcança o primeiro lugar.

Não podíamos terminar este artigo sem desenhar um nome de salero estrangeiro. O herói da Volta, Gustavo Veloso e o seu cabelo grisalho dá-lhe um ‘je ne sais quoi’ que atrai olhares, sobressaindo como dos mais atractivos vindos da nossa vizinha Espanha.


 ______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

  1. Sigo com interesse uma escrita que é sempre feita com muito esmero e muita responsabilidade e desta vez com muito bom gosto.Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário e por acompanhar a minha escrita!

      Eliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.