Avançar para o conteúdo principal

Sensações de final da temporada lusa



Mais uma temporada de ciclismo finalizada e continuo sem saber andar de bici, mas sempre a desfrutar do ciclismo como se pedalasse por todas as estradas bordadas das mais belas paisagens. A visão sobre a modalidade continua romântica, embora com alguns laivos menos positivos, consequência de alguns banhos de realidade experienciados este ano.

O ciclismo em Portugal continua igual a si próprio, por vezes querendo engrandecer-se diante dos olhares internacionais, não percebendo que apenas cai no descrédito quando toma atitudes como a de afastar um dos melhores corredores do pelotão, Sérgio Ribeiro, sem uma explicação 100% fiável/comprovada. Para a modalidade não perder novamente a credibilidade perante o seu público, as atitudes tomadas em nome de tornar melhor o ciclismo devem ser totalmente transparentes e não deixar lugar a dúvidas. Os corredores atravessam várias fases nesta dura carreira, que quando entra na pele de alguém dificilmente consegue sair. E se negamos a alguém essa carreira que tanto custou a pedalar ao longo de anos, então temos de ser claros e cientificamente exactos.

Mas este é um tema difícil de abordar para quem habitualmente não toca nestas questões e apenas quer mostrar o lado que fascina… os despiques montanha acima ou a adrenalina do sprint na linha de meta. Isso vivi e senti in loco este ano e se há corredores que me marcaram, posso nomear quatro entre elites e sub-23.
Foto by Helena Dias

Do pelotão elite, César Fonte (Efapel-Glassdrive) e Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa) foram os ciclistas que mais brilharam no meu horizonte e explico porquê. As suas vitórias foram alcançadas pela força nos pedais, pela inteligência de ler o momento certo de sair do pelotão e rumar ao triunfo na meta, pela humildade demonstrada enquanto vencedor ou vencido, pela entrega à equipa em todas as ocasiões. Ambos são conhecidos pela forma como deixam tudo na estrada pelo seu líder e este ano puderam somar a essa qualidade alguns triunfos pessoais.

Do pelotão sub-23, a escolha recai em Hélder Ferreira (Maia/Bicicletas Andrade) e Frederico Figueiredo (Liberty Seguros/Feira/KTM). Quanto ao primeiro, não me canso de realçar o valor deste jovem corredor, que de forma brilhante mantém-se firme nos estudos universitários e não desiste de aperfeiçoar cada vez mais o talento na estrada. Os pódios começam a aparecer e por diversas vezes este ano o primeiro lugar esteve próximo, mas ser segundo na Taça de Portugal da sua categoria é prova suficiente do seu valor. Em relação ao segundo, as vitórias conquistadas falam por si. Não só em Portugal foi coleccionando o primeiro lugar em diversas provas que o levaram ao triunfo final da Taça, como em Espanha ainda arrecadou a difícil camisola da montanha na Vuelta a Madrid do escalão. Os dois somam a qualidade fundamental de não colocar o triunfo pessoal à frente do triunfo da equipa.

A injustiça de referir apenas alguns nomes fica sempre na mente de quem escreve e como é impossível descrever um a um os ciclistas que brilharam esta temporada nas estradas lusas, aqui ficam alguns nomes de quem sobressaiu nas equipas continentais: João Pereira e Diogo Nunes (Banco BIC-Carmim), Rui Sousa e Joni Brandão (Efapel-Glassdrive), Márcio Barbosa e Rafael Silva (LA Alumínios-Antarte), Raúl Alarcón e Rui Vinhas (Louletano-Dunas Douradas), Alejandro Marque e Hélder Oliveira (OFM-Quinta da Lixa), Daniel Silva e Nuno Bico (Rádio Popular-Onda). Também nas equipas de clube: Bruno Saraiva e Daniel Freitas (Anicolor), Rui Rodrigues e Nuno Almeida (CC José Maria Nicolau), Renato Avelar e David Rodrigues (Liberty Seguros/Feira/KTM), Luís Gomes e Hugo Vaz (Maia/Bicicletas Andrade).

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.