Avançar para o conteúdo principal

Final da aventura galega da Liberty e Maia



Liberty Seguros/Feira/KTM e Maia/Bicicletas Andrade disputaram por estes dias a Volta a Galicia. Este ano, a camisola amarela não ficou nas mãos de nenhum luso. O espanhol Pedro Gregorio (CC Padrones-Aluminios Cortizo) conquistou a geral na terceira e última etapa, sagrando-se vencedor da 12ª edição.

As equipas portuguesas não conseguiram a grande vitória final na aventura galega, mas o balanço é bastante positivo.

A Liberty Seguros teve em Frederico Figueiredo o melhor corredor, finalizando no 2º lugar da geral e vencendo a camisola de melhor sub-23, tendo liderado a montanha no final da segunda etapa. A esquadra dirigida por Manuel Correia conquistou também a classificação do colectivo e ainda liderou a camisola das metas volantes ao final do primeiro dia com Leonel Coutinho. Por um segundo apenas, a equipa azul não revalidou o título de grande vencedora da prova galega, alcançado o ano transacto com Luís Afonso.
Foto: Sport Ciclismo S. João de Ver
A Maia teve novamente em Hélder Ferreira um ciclista lutador, escalando a classificação geral de etapa para etapa e fechando o Top 10 a tão só quatro segundos do vencedor. A equipa dirigida por Joaquim Andrade bateu-se ao longo das três etapas por estar entre os primeiros lugares, conseguindo o jovem corredor finalizar sempre a escassos segundos do primeiro a cruzar a meta. Os Maiatos terminaram em 11º lugar no colectivo.
 
Foto: União Ciclista da Maia

Dos 118 corredores das 17 equipas presentes, 73 chegaram ao final do último dia e dois espanhóis ainda subiram ao pódio para vestir a camisola da montanha e das metas volantes, respectivamente Francisco Clavijo (Andalucia) e David Francisco (Gomur/Cantabria Deporte/Ferroa). 

Classificação Geral 
1 Pedro Gregorio (Esp) CC Padrones-Aluminios Cortizo 9:52:12
2 Frederico Figueiredo (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:00:01
6 Rúben Guerreiro (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:00:01
10 Hélder Ferreira (Por) Maia/Bicicletas Andrade 0:00:04
15 David Rodrigues (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:00:04
30 Renato Avelar (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:07:03
38 Zulmiro Magalhães (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:09:15
40 Leonel Coutinho (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 0:10:06
58 Hugo Vaz (Por) Maia/Bicicletas Andrade 0:18:29
60 Vítor Rodrigues (Por) Maia/Bicicletas Andrade 0:20:30
62 Fernando Gonçalves (Por) Maia/Bicicletas Andrade 0:22:37 

DNF última etapa 
André Bessa (Por) Maia/Bicicletas Andrade
Cristiano Teixeira (Por) Maia/Bicicletas Andrade
Luís Gomes (Por) Maia/Bicicletas Andrade
Samuel Magalhães (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.