Avançar para o conteúdo principal

Brilho português no GP de Québec



O GP de Québec sorriu aos portugueses presentes no Canadá. A vitória ficou nas pedaladas do holandês Robert Gesink (Belkin), mas o grande destaque dos 201,6 km foi, sem dúvida alguma, o desfile de talento por Tiago Machado (RadioShack-Leopard).
Ao estar presente na fuga, o português percorreu na frente quase todas as 16 voltas do circuito de 12,6 km, somando a maioria dos pontos para subir ao pódio como melhor escalador. Apesar de a corrida ver endurecer o ritmo volta após volta, Tiago Machado manteve-se forte e com o espírito lutador que nos tem habituado, terminando o dia com o merecido prémio da montanha, à imagem do feito em Julho passado no Tour de Wallonie.
 
Foto by Tiago Machado

No Québec estiveram mais três lusos. Além de Rui Costa (Movistar Team), que disputou a vitória na linha de meta, conquistando o 5º lugar com o mesmo tempo do vencedor, também esteve presente a dupla Bruno Pires e Sérgio Paulinho (Saxo-Tinkoff) ao lado do seu líder Alberto Contador.

Os quatro portugueses continuam no Canadá até ao próximo dia 15 deste mês, momento em que irão disputar o GP de Montréal.

Classificação
1 Robert Gesink (Ned) Belkin 4:58:13
2 Arthur Vichot (Fra) FDJ.fr 0:00:00
3 Greg Van Avermaet (Bel) BMC 0:00:00
4 Fabian Wegmann (Ger) Garmin-Sharp 0:00:00
5 Rui Costa (Por) Movistar Team 0:00:00
6 Niki Terpstra (Ned) Omega Pharma-Quick Step 0:00:00
7 Tom Slagter (Ned) Belkin 0:00:00
8 Matti Breschel (Den) Saxo-Tinkoff 0:00:00
9 Simon Geschke (Ger) Argos-Shimano 0:00:00
10 Peter Sagan (Svk) Cannondale 0:00:06
62 Tiago Machado (Por) RadioShack-Leopard 0:01:12
69 Bruno Pires (Por) Saxo-Tinkoff 0:01:40
76 Sérgio Paulinho (Por) Saxo-Tinkoff 0:02:08

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.