Avançar para o conteúdo principal

Ciclocrosse luso, onde estás?



Final de Setembro e o calendário português de Ciclocrosse tarda em ser conhecido. Esta vertente, cada vez mais apreciada no estrangeiro, esteve desaparecida do território luso por quase duas décadas e o seu regresso tem sido feito a conta-gotas, parecendo querer ganhar lentamente o seu espaço no calendário nacional.

Segundo o ‘Plano de Actividades e Orçamento 2013’ da UVP - Federação Portuguesa de Ciclismo, para a temporada 2013/2014 estão previstas as seguintes provas:

20/10/2013 Taça de Portugal 1ª Prova
17/11/2013 Taça de Portugal 2ª Prova
08/12/2013 Taça de Portugal 3ª Prova
05/01/2014 Taça de Portugal 4ª Prova
12/01/2014 Campeonato Nacional
26/01/2014 Taça de Portugal 5ª Prova
 
Vítor Santos, foto UVP-FPC

A recolha de informações sobre a realidade vivida no país fez-nos ver que o Ciclocrosse passou da época áurea ao esquecimento e, nesse período de cerca de 20 anos de ausência, outra vertente do ciclismo foi tomando o lugar na vida dos atletas e dos próprios patrocinadores das provas… o BTT proliferou por todo o território, ocupando muito do calendário e da atenção dos fãs das duas rodas.

Outro dos factores da actual lentidão do crescimento do Ciclocrosse em Portugal é a ausência de público nas provas, que se limita basicamente aos familiares dos próprios atletas. Fica claro que não é proveitoso para uma Câmara Municipal investir em algo que não tem retorno, levando a que no ano seguinte esse patrocínio termine ou passe para outras vertentes do ciclismo, como o XCO ou uma corrida de Estrada.

No panorama actual, torna-se ainda mais difícil atrair os ciclistas para as provas, visto não compensar o investimento numa bicicleta para tão poucas provas. A Federação tem feito todos os esforços para articular o calendário com a Federação Galega de Ciclismo, onde o Ciclocrosse tem raízes profundas e bem cimentadas, com a finalidade de atrair os ciclistas lusos para as provas galegas e os ciclistas espanhóis para as provas lusas.

Uma ideia fundamental fica na nossa mente… a falha existente na nova geração de corredores quanto ao conhecimento das vantagens do Ciclocrosse tem de ser superada. Há que educar os jovens para a importância desta vertente na chamada ‘época do defeso’, onde podem incrementar bastante a sua destreza e utilizá-la como uma óptima ferramenta para valorizar a sua performance nas provas de Estrada.
 
Isabel Caetano, foto UVP-FPC

Na temporada anterior, Isabel Caetano (CSM Epinay Sur Seine) e Vítor Santos (Candibyke/Interdesign/Metal Trigueira) imperaram na Taça e no Campeonato. Ambos já têm na pele o gosto por pedalar na terra, sentir a lama a tentar travar a força impulsionada nos pedais, saborear a dureza que a natureza no seu estado bruto lhes oferece. Entre outros nomes destacou-se ainda Ana Rita Vigário (LA Alumínios-Antarte), Joana Barbosa (CDC de Navais-Póvoa do Varzim) e Joana Monteiro (ASC-Bike Zone) nas femininas, enquanto em masculinos evidenciaram-se Mário Costa (ASC-Bike Zone) e Gonçalo Amado (Rádio Popular-Onda).

Aguardemos então pelo espectáculo na actual temporada e que estes atletas continuem a fortalecer a vertente em território luso.

No dia 3 de Outubro, a Federação Portuguesa de Ciclismo disponibilizou o calendário oficial de Ciclocrosse para a temporada 2013/2014:
03/11/2013 Taça de Portugal 1ª Prova - Minho
17/11/2013 Taça de Portugal 2ª Prova - Loulé
15/12/2013 Taça de Portugal 3ª Prova - Sobrado
05/01/2014 Taça de Portugal 4ª Prova - Campeã
12/01/2014 Campeonato Nacional - Benedita
19/01/2014 Taça de Portugal 5ª Prova - Vila do Conde

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).