Avançar para o conteúdo principal

Ciclocrosse luso, onde estás?



Final de Setembro e o calendário português de Ciclocrosse tarda em ser conhecido. Esta vertente, cada vez mais apreciada no estrangeiro, esteve desaparecida do território luso por quase duas décadas e o seu regresso tem sido feito a conta-gotas, parecendo querer ganhar lentamente o seu espaço no calendário nacional.

Segundo o ‘Plano de Actividades e Orçamento 2013’ da UVP - Federação Portuguesa de Ciclismo, para a temporada 2013/2014 estão previstas as seguintes provas:

20/10/2013 Taça de Portugal 1ª Prova
17/11/2013 Taça de Portugal 2ª Prova
08/12/2013 Taça de Portugal 3ª Prova
05/01/2014 Taça de Portugal 4ª Prova
12/01/2014 Campeonato Nacional
26/01/2014 Taça de Portugal 5ª Prova
 
Vítor Santos, foto UVP-FPC

A recolha de informações sobre a realidade vivida no país fez-nos ver que o Ciclocrosse passou da época áurea ao esquecimento e, nesse período de cerca de 20 anos de ausência, outra vertente do ciclismo foi tomando o lugar na vida dos atletas e dos próprios patrocinadores das provas… o BTT proliferou por todo o território, ocupando muito do calendário e da atenção dos fãs das duas rodas.

Outro dos factores da actual lentidão do crescimento do Ciclocrosse em Portugal é a ausência de público nas provas, que se limita basicamente aos familiares dos próprios atletas. Fica claro que não é proveitoso para uma Câmara Municipal investir em algo que não tem retorno, levando a que no ano seguinte esse patrocínio termine ou passe para outras vertentes do ciclismo, como o XCO ou uma corrida de Estrada.

No panorama actual, torna-se ainda mais difícil atrair os ciclistas para as provas, visto não compensar o investimento numa bicicleta para tão poucas provas. A Federação tem feito todos os esforços para articular o calendário com a Federação Galega de Ciclismo, onde o Ciclocrosse tem raízes profundas e bem cimentadas, com a finalidade de atrair os ciclistas lusos para as provas galegas e os ciclistas espanhóis para as provas lusas.

Uma ideia fundamental fica na nossa mente… a falha existente na nova geração de corredores quanto ao conhecimento das vantagens do Ciclocrosse tem de ser superada. Há que educar os jovens para a importância desta vertente na chamada ‘época do defeso’, onde podem incrementar bastante a sua destreza e utilizá-la como uma óptima ferramenta para valorizar a sua performance nas provas de Estrada.
 
Isabel Caetano, foto UVP-FPC

Na temporada anterior, Isabel Caetano (CSM Epinay Sur Seine) e Vítor Santos (Candibyke/Interdesign/Metal Trigueira) imperaram na Taça e no Campeonato. Ambos já têm na pele o gosto por pedalar na terra, sentir a lama a tentar travar a força impulsionada nos pedais, saborear a dureza que a natureza no seu estado bruto lhes oferece. Entre outros nomes destacou-se ainda Ana Rita Vigário (LA Alumínios-Antarte), Joana Barbosa (CDC de Navais-Póvoa do Varzim) e Joana Monteiro (ASC-Bike Zone) nas femininas, enquanto em masculinos evidenciaram-se Mário Costa (ASC-Bike Zone) e Gonçalo Amado (Rádio Popular-Onda).

Aguardemos então pelo espectáculo na actual temporada e que estes atletas continuem a fortalecer a vertente em território luso.

No dia 3 de Outubro, a Federação Portuguesa de Ciclismo disponibilizou o calendário oficial de Ciclocrosse para a temporada 2013/2014:
03/11/2013 Taça de Portugal 1ª Prova - Minho
17/11/2013 Taça de Portugal 2ª Prova - Loulé
15/12/2013 Taça de Portugal 3ª Prova - Sobrado
05/01/2014 Taça de Portugal 4ª Prova - Campeã
12/01/2014 Campeonato Nacional - Benedita
19/01/2014 Taça de Portugal 5ª Prova - Vila do Conde

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.