Avançar para o conteúdo principal

Marvin Scheulen tentou, Luís Gomes triunfou

Marvin Scheulen (LA Alumínios-LA Sport) tentou a vitória com uma fuga solitária desde as primeiras pedaladas da jornada mais longa da prova rainha, mas foi Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) quem logrou a glória de erguer os braços no alto de Santa Luzia. Gustavo Veloso (W52-FC Porto) cruzou a meta em terceiro, segurando a camisola amarela com tranquilidade no final da primeira etapa da Edição Especial da Volta a Portugal.

 

Luís Gomes triunfa em Santa Luzia (© FPC)

A equipa lusa LA Alumínios-LA Sport foi protagonista ao longo de praticamente a totalidade dos 180 quilómetros da primeira etapa, iniciados em Montalegre, através da fuga empreendida a solo por Marvin Scheulen. O jovem de 23 anos comandou a corrida até faltarem menos de 15 quilómetros para a chegada. A aventura teve o seu final anunciado, quando a norte-americana Rally Cycling substituiu a lusa W52-FC Porto nas rédeas do pelotão e acelerou o ritmo da perseguição.

 

Com o início da subida final assinalado a 4 quilómetros da meta, os ataques não se fizeram esperar. Embora a escalada de 3ª categoria tenha sido palco de diversos ataques, foi um grupo de 26 corredores que conseguiu chegar ao Santuário de Santa Luzia para discutir a vitória, que recaiu em Luís Gomes. O corredor de 26 anos já sabe o que é vencer na Volta a Portugal, tendo conquistado a sua primeira vitória na corrida em 2019, na chegada à Serra do Larouco, além de ter terminado a edição transacta como rei da montanha, liderança que assumiu no final da etapa de hoje.

 

Seguiu-se na meta em Viana do Castelo a dupla da W52-FC Porto, Daniel Mestre e o camisola amarela Gustavo Veloso. A W52-FC Porto foi novamente a equipa mais forte do dia, com quatro corredores entre os primeiros dez a cruzar a meta.

 

Daniel Mestre lidera a classificação dos pontos e Carlos Canal (Burgos-BH) mantém-se na liderança da juventude.

 

Classificação Et1:

(classificação completa)

1º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) 4h24m41s

2º Daniel Mestre (W52-FC Porto) mt

3º Gustavo Veloso (W52-FC Porto) mt

4º António Carvalho (Efapel) mt

5º João Rodrigues (W52-FC Porto) mt

6º Vicente de Mateos (Aviludo-Louletano) mt

7º Daniel Freitas (Miranda-Mortágua) mt

8º Mauro Finetto (Nippo Delko Provence) mt

9º Diego Rubio (Burgos-BH) mt

10º Amaro Antunes (W52-FC Porto) mt

 

Classificação Geral:

1º Gustavo Veloso (W52-FC Porto) 4h34m20s

2º Daniel Mestre (W52-FC Porto) a 1s

3º Daniel Freitas (Miranda-Mortágua) a 4s

4º António Carvalho (Efapel) a 6s

5º Joni Brandão (Efapel) a 7s

6º João Rodrigues (W52-FC Porto) a 8s

7º Rafael Reis (Feirense) a 11s

8º Vicente de Mateos (Aviludo-Louletano) a 12s

9º Gavin Mannion (Rally Cycling) a 14s

10º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) a 17s

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.