Avançar para o conteúdo principal

Marvin Scheulen tentou, Luís Gomes triunfou

Marvin Scheulen (LA Alumínios-LA Sport) tentou a vitória com uma fuga solitária desde as primeiras pedaladas da jornada mais longa da prova rainha, mas foi Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) quem logrou a glória de erguer os braços no alto de Santa Luzia. Gustavo Veloso (W52-FC Porto) cruzou a meta em terceiro, segurando a camisola amarela com tranquilidade no final da primeira etapa da Edição Especial da Volta a Portugal.

 

Luís Gomes triunfa em Santa Luzia (© FPC)

A equipa lusa LA Alumínios-LA Sport foi protagonista ao longo de praticamente a totalidade dos 180 quilómetros da primeira etapa, iniciados em Montalegre, através da fuga empreendida a solo por Marvin Scheulen. O jovem de 23 anos comandou a corrida até faltarem menos de 15 quilómetros para a chegada. A aventura teve o seu final anunciado, quando a norte-americana Rally Cycling substituiu a lusa W52-FC Porto nas rédeas do pelotão e acelerou o ritmo da perseguição.

 

Com o início da subida final assinalado a 4 quilómetros da meta, os ataques não se fizeram esperar. Embora a escalada de 3ª categoria tenha sido palco de diversos ataques, foi um grupo de 26 corredores que conseguiu chegar ao Santuário de Santa Luzia para discutir a vitória, que recaiu em Luís Gomes. O corredor de 26 anos já sabe o que é vencer na Volta a Portugal, tendo conquistado a sua primeira vitória na corrida em 2019, na chegada à Serra do Larouco, além de ter terminado a edição transacta como rei da montanha, liderança que assumiu no final da etapa de hoje.

 

Seguiu-se na meta em Viana do Castelo a dupla da W52-FC Porto, Daniel Mestre e o camisola amarela Gustavo Veloso. A W52-FC Porto foi novamente a equipa mais forte do dia, com quatro corredores entre os primeiros dez a cruzar a meta.

 

Daniel Mestre lidera a classificação dos pontos e Carlos Canal (Burgos-BH) mantém-se na liderança da juventude.

 

Classificação Et1:

(classificação completa)

1º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) 4h24m41s

2º Daniel Mestre (W52-FC Porto) mt

3º Gustavo Veloso (W52-FC Porto) mt

4º António Carvalho (Efapel) mt

5º João Rodrigues (W52-FC Porto) mt

6º Vicente de Mateos (Aviludo-Louletano) mt

7º Daniel Freitas (Miranda-Mortágua) mt

8º Mauro Finetto (Nippo Delko Provence) mt

9º Diego Rubio (Burgos-BH) mt

10º Amaro Antunes (W52-FC Porto) mt

 

Classificação Geral:

1º Gustavo Veloso (W52-FC Porto) 4h34m20s

2º Daniel Mestre (W52-FC Porto) a 1s

3º Daniel Freitas (Miranda-Mortágua) a 4s

4º António Carvalho (Efapel) a 6s

5º Joni Brandão (Efapel) a 7s

6º João Rodrigues (W52-FC Porto) a 8s

7º Rafael Reis (Feirense) a 11s

8º Vicente de Mateos (Aviludo-Louletano) a 12s

9º Gavin Mannion (Rally Cycling) a 14s

10º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) a 17s

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

João Matias triunfa no Bombarral: “Faltava-me uma vitória como esta a nível profissional”

João Matias (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) venceu o 2º Circuito do Bombarral – Circuito da Pêra Rocha Liberty Seguros. O ciclista de 26 anos, que envergou por diversos dias a liderança da camisola da montanha na recente Volta a Portugal, superou ao sprint toda a concorrência, completando o pódio Fábio Silvestre (Sporting-Tavira) e Daniel Freitas (W52-FC Porto). Ao Cycling & Thoughts , João Matias mostrou-se muito satisfeito com esta especial vitória: “Depois da excelente Volta a Portugal que fiz, sentia-me muito bem e faltava-me uma vitória como esta a nível profissional. Há muito tempo que procurava. É a primeira vez que levanto os braços a nível individual e é muito especial. Sinto-me muito bem, muito contente e muito agradecido a toda a equipa da LA Alumínios-Metalusa-BlackJack.”

GoldWin-Team José Maria Nicolau, a corrida por trás da Volta à Maia

Uma nova temporada de competição estava prestes a começar. No Cartaxo, de rosto sorridente e alma repleta de sonhos, os jovens ciclistas da GoldWin-Team José Maria Nicolau alinharam-se no palco do Centro Cultural para a apresentação das equipas do Clube de Ciclismo José Maria Nicolau. No dia seguinte, esperava-os a estreia do ano na Volta à Maia, primeira prova pontuável da Taça de Portugal Sub-23.