Avançar para o conteúdo principal

Oier Lazkano em fuga triunfal na Volta a Portugal

O jovem corredor basco Oier Lazkano, da Caja Rural-Seguros RGA, empreendeu uma fuga solitária de 53 quilómetros para a vitória da terceira etapa, em Viseu. Amaro Antunes (W52-FC Porto) manteve a liderança da camisola amarela, ao final da jornada que antecede a segunda chegada mítica da Edição Especial da Volta a Portugal, o alto da Torre.

 

Oier Lazkano exausto, após gloriosa vitória em Viseu (© HelenaDias)

Oier Lazkano, de 20 anos de idade, mostrou que a perseverança e o querer são fundamentais para alcançar um objectivo: “Ia a pensar que tinha de continuar até onde conseguisse, até onde conseguisse, até onde conseguisse… e consegui até à meta. Não há dias de transição na Volta a Portugal, aqui vamos muito rápido todo o dia. Ontem foi uma etapa muito dura, não estava com as minhas melhores pernas e cheguei no grupeto a guardar forças, porque nunca sabemos quando pode ser o nosso dia. Hoje senti-me bem e consegui ganhar.”

 

“Quando vi o percurso, pensei que esta podia ser uma boa etapa para mim, sobretudo pelas curtas subidas finais. Não me senti bem nos primeiros dias, mas hoje senti-me muito bem. Tentei estar em todos os ataques onde estivesse alguém do Porto ou da Efapel e, no final, consegui ir com quatro, mas havia falta de entendimento e decidi continuar sozinho. Não dei nada por garantido até cruzar a meta. Foi um ano muito estranho e o que consegui hoje é o culminar de todo o trabalho de Abril, Maio e todos esses meses”, rematou Lazkano.

 

A terceira etapa ligou Felgueiras a Viseu em 171,9 quilómetros, com uma primeira parte do percurso a ser bastante atacada por diversas tentativas de fuga. Precisamente à falta de 64 quilómetros para a meta, Oier Lazkano integrou a fuga, que se revelou perfeita e o levaria a alcançar a glória da vitória neste quarto dia de Volta a Portugal.

 

Depois da passagem pelo segundo e último prémio de montanha do dia, em Bigorne, e com o pelotão a aproximar-se rapidamente, o corredor basco tomou a acertada iniciativa de deixar para trás os seis companheiros de fuga e pedalar em solitário ao longo dos 53 quilómetros que faltavam para o final da jornada, num esforço sobre-humano visivelmente espelhado no rosto a cada quilómetro a menos, que faltava para alcançar o risco de meta.

 

Apesar da feroz perseguição imposta pelo pelotão no seu encalço, Oier Lazkano agarrou com convicção cada força que ainda sobrava no corpo e só parou na linha de meta em Viseu, conquistando assim a primeira vitória profissional da sua jovem carreira.

 

O dia foi cheio para a Caja Rural-Seguros RGA, que não só venceu a etapa como foi também a equipa mais forte do dia. Já a W52-FC Porto segurou a liderança da geral com Amaro Antunes e também por equipas. Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) assumiu a liderança da classificação dos pontos, Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista) manteve-se no comando da montanha e Simon Carr (Nippo Delko Provence) da camisola da juventude.

 

A única mudança nos lugares cimeiros da classificação geral foi a 10ª posição, agora ocupada pelo internacional luso Ricardo Vilela (Burgos-BH).

 

O pelotão da Volta a Portugal teve mais dois abandonos hoje, o norte-americano Emerson Oronte (Rally Cycling) e o português Luís Mendonça (Efapel), tendo a equipa lusa informado em comunicado que foi pelo motivo do agravamento do estado de saúde do Pai do corredor.

 

Classificação Et3:

(classificação completa)

1º Oier Lazkano (Caja Rural-Seguros RGA) 4h13m15s

2º Daniel McLay (Team Arkea-Samsic) a 15s

3º Leangel Linarez (Miranda-Mortágua) a 15s

4º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) a 15s

5º Mauro Finetto (Nippo Delko Provence) a 15s

6º Daniel Freitas (Miranda-Mortágua) a 15s

7º André Ramalho (LA Alumínios-LA Sport) a 15s

8º Sergei Shilov (Aviludo-Louletano) a 15s

9º Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a 15s

10º Jose Manuel Diaz (Nippo Delko Provence) a 15s

 

Classificação Geral:

1º Amaro Antunes (W52-FC Porto) 13h14m12s

2º Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a 13s

3º Gustavo Veloso (W52-FC Porto) a 1m13s

4º João Benta (Rádio Popular-Boavista) a 1m17s

5º Joni Brandão (Efapel) a 1m20s

6º Daniel Freitas (Miranda-Mortágua) a 1m25s

7º Vicente de Mateos (Aviludo-Louletano) a 1m25s

8º João Rodrigues (W52-FC Porto) a 1m29s

9º Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a 1m38s

10º Ricardo Vilela (Burgos-BH) a 1m45s

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.