Avançar para o conteúdo principal

Gustavo Veloso veste camisola amarela no primeiro dia da Volta a Portugal

Gustavo Veloso (W52-FC Porto) cumpriu um objectivo há muito delineado: sagrar-se vencedor do prólogo da prova rainha. Em Fafe, o galego de 40 anos foi o homem mais rápido a pedalar os 7 quilómetros, com o tempo de 9m39s, vestindo a primeira camisola amarela da Volta a Portugal Edição Especial 2020.

Gustavo Veloso veste amarela no primeiro dia da Volta a Portugal Edição Especial 2020 (© FPC)

Como afirmou aos microfones da estação pública de televisão RTP, para Gustavo Veloso “Esta é a minha 11ª Volta e hoje venci a 11ª etapa. Já fiz segundo em três prólogos da Volta, este ano consegui vencer e estou muito feliz”. Questionado sobre a idade, foi rápido na resposta como é nos pedais: “A idade é um número. No final, o que há que ter é determinação, trabalho e acreditar em si próprio”, rematou Veloso, após alcançar a vitória a uma média de 43,523 km/h.

À partida para o contra-relógio estiveram 98 corredores de 14 equipas, cinco das quais do escalão ProTeam. A única que se conseguiu intrometer um corredor no Top 10 foi a francesa Team Arkea-Samsic, com o belga Christophe Noppe a pedalar o nono melhor tempo, ainda assim ficando a 10 segundos da vitória.

As equipas continentais portuguesas foram quem conseguiu lotar o Top 10 da tabela classificativa, com a W52-FC Porto a alcançar a vitória e mais três lugares entre os primeiros, sendo a melhor equipa do dia: Daniel Mestre em terceiro, a 1s, Samuel Caldeira em sétimo e o defensor do título João Rodrigues em oitavo, ambos a 8s.

Do lado da equipa Feirense, o favorito à vitória deste dia inaugural, Rafael Reis, ficou a um escasso segundo da vitória ao pedalar o segundo melhor tempo. A Miranda-Mortágua intrometeu-se na luta pelos melhores tempos com Daniel Freitas na quarta posição, a 4s. Já do lado da Efapel, o corredor mais rápido foi António Carvalho a fechar o dia em quinto lugar, a 6s, logo seguido de Joni Brandão no sexto lugar, a 7s. A fechar os dez mais da jornada, a equipa Aviludo-Louletano teve o líder Vicente de Mateos no 10º lugar, a 12s.

Entre os corredores sub-23 presentes na Edição Especial da Volta a Portugal, o mais rápido foi o espanhol de 19 anos Carlos Canal (Burgos-BH), no 26º lugar, a 28s. O jovem campeão espanhol de ciclocrosse terminou o dia no pódio a envergar a camisola da juventude.


Classificação Prólogo e Classificação Geral:

(classificação completa)

1º Gustavo Veloso (W52-FC Porto) 9m39s

2º Rafael Reis (Feirense) a 1s

3º Daniel Mestre (W52-FC Porto) a 1s

4º Daniel Freitas (Miranda-Mortágua) a 4s

5º António Carvalho (Efapel) a 6s

6º Joni Brandão (Efapel) a 7s

7º Samuel Caldeira (W52-FC Porto) a 8s

8º João Rodrigues (W52-FC Porto) a 8s

9º Christophe Noppe (Team Arkea-Samsic) a 10s

10º Vicente de Mateos (Aviludo-Louletano) a 12s

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.