Gustavo Veloso (W52-FC Porto) cumpriu um objectivo há muito delineado: sagrar-se vencedor do prólogo da prova rainha. Em Fafe, o galego de 40 anos foi o homem mais rápido a pedalar os 7 quilómetros, com o tempo de 9m39s, vestindo a primeira camisola amarela da Volta a Portugal Edição Especial 2020.
Gustavo Veloso veste amarela no primeiro dia da Volta a Portugal Edição Especial 2020 (© FPC) |
Como afirmou aos microfones da estação pública de televisão RTP, para Gustavo Veloso “Esta é a minha 11ª Volta e hoje venci a 11ª etapa. Já fiz segundo em três prólogos da Volta, este ano consegui vencer e estou muito feliz”. Questionado sobre a idade, foi rápido na resposta como é nos pedais: “A idade é um número. No final, o que há que ter é determinação, trabalho e acreditar em si próprio”, rematou Veloso, após alcançar a vitória a uma média de 43,523 km/h.
À partida para o contra-relógio estiveram 98 corredores de 14 equipas, cinco das quais do escalão ProTeam. A única que se conseguiu intrometer um corredor no Top 10 foi a francesa Team Arkea-Samsic, com o belga Christophe Noppe a pedalar o nono melhor tempo, ainda assim ficando a 10 segundos da vitória.
As equipas continentais portuguesas foram quem conseguiu lotar o Top 10 da tabela classificativa, com a W52-FC Porto a alcançar a vitória e mais três lugares entre os primeiros, sendo a melhor equipa do dia: Daniel Mestre em terceiro, a 1s, Samuel Caldeira em sétimo e o defensor do título João Rodrigues em oitavo, ambos a 8s.
Do lado da equipa Feirense, o favorito à vitória deste dia inaugural, Rafael Reis, ficou a um escasso segundo da vitória ao pedalar o segundo melhor tempo. A Miranda-Mortágua intrometeu-se na luta pelos melhores tempos com Daniel Freitas na quarta posição, a 4s. Já do lado da Efapel, o corredor mais rápido foi António Carvalho a fechar o dia em quinto lugar, a 6s, logo seguido de Joni Brandão no sexto lugar, a 7s. A fechar os dez mais da jornada, a equipa Aviludo-Louletano teve o líder Vicente de Mateos no 10º lugar, a 12s.
Entre os corredores sub-23 presentes na Edição Especial da Volta a Portugal, o mais rápido foi o espanhol de 19 anos Carlos Canal (Burgos-BH), no 26º lugar, a 28s. O jovem campeão espanhol de ciclocrosse terminou o dia no pódio a envergar a camisola da juventude.
Classificação Prólogo
e Classificação Geral:
1º Gustavo Veloso (W52-FC Porto) 9m39s
2º Rafael Reis (Feirense) a 1s
3º Daniel Mestre (W52-FC Porto) a 1s
4º Daniel Freitas (Miranda-Mortágua) a 4s
5º António Carvalho (Efapel) a 6s
6º Joni Brandão (Efapel) a 7s
7º Samuel Caldeira (W52-FC Porto) a 8s
8º João Rodrigues (W52-FC Porto) a 8s
9º Christophe
Noppe (Team Arkea-Samsic) a 10s
10º Vicente de Mateos (Aviludo-Louletano) a 12s
Comentários
Enviar um comentário