Avançar para o conteúdo principal

Et5 #VAlgarve2018: Kwiatkowski vs Guerreiro

A última etapa garantiu emoção até ao último metro do Malhão. Os culpados foram Michal Kwiatkowski (Sky) e Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo), com o campeão do mundo de Ponferrada a vencer por quatro segundos sobre o campeão nacional português de 23 anos. O polaco de 27 anos não só venceu a última etapa, como também a geral pela segunda vez na sua carreira (2018 e 2014).

 
Rúben Guerreiro marcou a subida do Malhão com a perseguição ao vencedor Michal Kwiatkowski (© Trek-Segafredo)

Depois de conquistar a primeira vitória da temporada no alto da Fóia, Kwiatkowski voltou a fazer da montanha a sua estrada para a glória. Entrou na numerosa fuga de 31 elementos, que marcou quase desde o início os 173,5 quilómetros da jornada iniciada em Faro, e nos 1000 metros finais pedalou isolado até à vitória no alto do Malhão.

Entre os nomes a figurar na fuga estiveram os ciclistas das equipas lusas Pedro Paulinho (Efapel), César Martingil (Liberty Seguros-Carglass), Nicola Toffali (Sporting-Tavira) e Gustavo Veloso (W52-FC Porto), o segundo à geral Michal Kwiatkowski (Sky), o campeão nacional Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo), Zdenek Stybar (Quick-Step Floors) e Lukas Pöstlberger (Bora-hansgrohe).

Ultrapassados 115 quilómetros foi precisamente Pöstlberger quem tomou a primeira iniciativa de se isolar na frente, mas à falta de 25 km para a meta o corredor austríaco ganhou a companhia de Stybar, que seguiu sozinho quando restavam 11 quilómetros de jornada.

O ciclista checo ainda entrou isolado no Alto do Malhão, mas na subida de 3 quilómetros, com rampas a 10% de inclinação, viu surgir Kwiatkowski a um ritmo, que ninguém conseguiu acompanhar. O polaco da Sky pedalou para a vitória, enquanto Rúben Guerreiro acelerou no último quilómetro para o alcançar. O jovem campeão luso não conseguiu agarrar a vitória, mas marcou com uma poderosa performance o derradeiro dia da Volta ao Algarve, finalizando em segundo no Malhão e 20º na geral.

Nelson Oliveira (Movistar) fechou a Algarvia em 10º da geral, destacando-se como o primeiro português nesta classificação. Vicente de Mateos (Aviludo-Louletano-Uli) foi o primeiro dos ciclistas das equipas lusas, em 17º da geral.

Resultados
Etapa 5: Michal Kwiatkowski (Sky)
CG:
1º Michal Kwiatkowski (Sky)
2º Geraint Thomas (Sky)
3º Tejay Van Garderen (BMC)
Juventude:
1º Sam Oomen (Sunweb)
2º André Carvalho (Liberty Seguros/Carglass)
3º Jai Hindley (Sunweb)
Montanha: Ben King (Dimension Data)
Pontos: Michal Kwiatkowski (Sky)
Equipas: Sky
Resultados completos AQUI

© Helena Dias

© Helena Dias

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

João Matias triunfa no Bombarral: “Faltava-me uma vitória como esta a nível profissional”

João Matias (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) venceu o 2º Circuito do Bombarral – Circuito da Pêra Rocha Liberty Seguros. O ciclista de 26 anos, que envergou por diversos dias a liderança da camisola da montanha na recente Volta a Portugal, superou ao sprint toda a concorrência, completando o pódio Fábio Silvestre (Sporting-Tavira) e Daniel Freitas (W52-FC Porto). Ao Cycling & Thoughts , João Matias mostrou-se muito satisfeito com esta especial vitória: “Depois da excelente Volta a Portugal que fiz, sentia-me muito bem e faltava-me uma vitória como esta a nível profissional. Há muito tempo que procurava. É a primeira vez que levanto os braços a nível individual e é muito especial. Sinto-me muito bem, muito contente e muito agradecido a toda a equipa da LA Alumínios-Metalusa-BlackJack.”