Avançar para o conteúdo principal

Et2 #VAlgarve2018: Louletano mostra-se na hegemonia da Sky

Não é fácil sobressair entre o poderio das equipas WorldTour. Contudo, pelo segundo dia consecutivo, a “pequena” lusa Aviludo-Louletano-Uli mostrou-se perante a hegemonia da “grande” britânica Sky.

O Alto da Fóia, em Monchique, acolheu a vitória de Michal Kwiatkowski (Sky) e a subida do companheiro Geraint Thomas à liderança da camisola amarela, após 187,9 quilómetros com partida em Sagres. Depois de Luís Mendonça (Aviludo-Louletano-Uli) na etapa transacta, hoje foi o dia de Vicente de Mateos chegar entre os primeiros, cruzando a meta em 9º lugar.
 
Michal Kwiatkowski triunfa na Fóia (© Tim De Waele)

Esperava-se um final de etapa isolado, mas o pelotão resolveu fazer a subida da Fóia com um grupo bem composto na frente da corrida. Com a fuga alcançada, boa parte da subida final foi feita com Vasil Kiryienka (Sky) a marcar o ritmo das pedaladas, que pareciam ser rumo à vitória.

Marcos Jurado (Efapel), Oscar Pelegri (RP-Boavista) e Ricardo Mestre (W52-FC Porto) representaram as equipas lusas na fuga da primeira chegada em alto da Algarvia, tendo por companhia os WorldTour Lukas Pöstlberger (Bora-hansgrohe), Yves Lampaert (Quick-Step Floors), Ben King (Dimension Data) e John Degenkolb (Trek-Segafredo). A aventura durou até à entrada do Alto da Fóia, com Pöstlberger e Ben King a serem alcançados à falta de 9 quilómetros.

Foi então que Kiryienka tomou as rédeas da corrida na subida de 1ª categoria, que já tinha começado a 15,2 quilómetros da meta. Iniciando a 4,7% de inclinação, passou para máximos de 9,5%, culminando em 6% de uma pendente que não se fez tão desgastante como se julgava. O bielorrusso da Sky preparava assim o terreno para a dupla glória da armada britânica. À falta de 2 quilómetros, viu chegar junto a si o restante grupo, que iria discutir a vitória da etapa.

O polaco Kwiatkowski não deixou fugir a vitória diante de Bauke Mollema (Trek-Segafredo), do companheiro Geraint Thomas, Daniel Martin (UAE Team Emirates) e Jaime Rosón (Movistar), seguindo-se a três segundos o restante grupo com De Mateos e Richie Porte (BMC).

Entre os ciclistas portugueses, destacou-se em 14º Joaquim Silva (Caja Rural-Seguros RGA), 17º Nelson Oliveira (Movistar) e 19º César Fonte (W52-FC Porto).

Aos 27 anos, o nome de Kwiatkowski (Sky) juntou-se assim ao leque de anteriores vencedores na Fóia: Daniel Martin em 2017, Luis León Sánchez em 2016, Alex Zülle em 2002, José Azevedo em 2001 e 2000 e Andreas Klöden em 1999.

A Sky terminou um brilhante dia com duas vitórias, Kwiatkowski na Algarvia e Wout Poels na Andaluzia.

O dia na Volta ao Algarve ficou ainda marcado pela iniciativa da organização em homenagear o belga Philippe Gilbert (Quick-Step Flors) com o Prémio Prestígio pela sua carreira.

Resultados
Etapa 2: Michal Kwiatkowski (Sky)
CG: Geraint Thomas (Sky)
Pontos: Michal Kwiatkowski (Sky)
Juventude: Sam Oomen (Sunweb)
Montanha: Ben King (Dimension Data)
Equipas: Quick-Step Floors
Resultados completos AQUI

© Helena Dias

© Helena Dias

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

O calvário de André Domingues: “Assim que recuperar, voltarei!”

No final da época passada, o jornal desportivo O JOGO intitulava um dos seus artigos no «Anuário de Ciclismo 2021»: “André Domingues tem muita qualidade” . Natural de Pousos, Leiria, o ciclista de apenas 21 anos, acabados de celebrar a 14 de Dezembro, viu-se arredado da competição desde o final do mês de Janeiro de 2022, devido a problemas de saúde. André Domingues ainda conseguiu estrear-se com as cores da ProTeam Burgos BH, mas na terceira prova do Challenge de Mallorca, o Trofeo Andratx, não conseguiu resistir ao que o corpo lhe pedia há muito tempo, para parar, acabando por desistir antes de chegar à linha de meta.   André Domingues no Challenge de Mallorca (foto: Álvaro García) Com o início de 2022, chegou o sonho de correr num nível acima ao que pedalava em Portugal. A ProTeam espanhola Burgos BH abriu as portas do sonho internacional a André Domingues , após uma temporada de êxito na equipa continental Efapel, com a qual venceu em 2021 a Volta a Portugal do Futuro, o Campeo...