Avançar para o conteúdo principal

Taça Portugal CX: Mário Costa e Joana Monteiro triunfam em Palmela

A dupla Mário Costa e Joana Monteiro (ASC-Focus Team-Vila do Conde) venceram este domingo em elites a terceira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse. A variante de inverno do ciclismo levou até Palmela um total de 115 atletas entre as diversas categorias e contou com a presença na cerimónia de pódio do vencedor do Ranking APCP Ciclista do Ano 2016 Rafael Reis (W52-FC Porto), que na próxima temporada vestirá as cores da equipa Profissional Continental Caja Rural-Seguros RGA.

Pódio da corrida elite masculina, com vitória de Mário Costa e presença na cerimónia de pódio do vencedor do Ranking APCP Ciclista do Ano 2016 Rafael Reis, natural de Palmela (© UVP-FPC)

Um circuito de 1,7 km com um desnível acumulado de 10m na Quinta do Anjo, em Palmela, recebeu a terceira prova pontuável da Taça de Portugal de Ciclocrosse. Na corrida elites masculinos, Mário Costa imperou sobre os adversários, agarrando a segunda vitória entre as três provas já realizadas, reforçando desta forma a liderança da Taça. Completaram o pódio Ricardo Marinheiro (Maiatos/Reabnorte/BikeZone), a 25s, e Roberto Ferreira (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), a 1m01s.

Na prova elites femininas, a campeã nacional de XCO Joana Monteiro cimentou a liderança ao somar o terceiro triunfo consecutivo diante de sobre Ana Rita Vigário (Quinta das Arcas-Jetclass-Xarão), a 3m, e Cecília Araújo (ProRebordosa-Garrafeira Gomes-Oforsep), a 1 volta.

Na prova que une sub-23 e juniores femininas, o triunfo ficou em Raquel Queirós (ASC-Focus Team-Vila do Conde), seguida da líder da Taça Marta Branco (Maiatos-Reabnorte-BikeZone), 20s, e Jéssica Costa (ASC-Focus Team-Vila do Conde), a 2m25s.

Entre os juniores masculinos, Carlos Salgueiro (ProRebordosa-Garrafeira Gomes-Oforsep) cimentou a liderança com o terceiro triunfo consecutivo. Seguiu-se na meta a dupla Rafael Serafin e Márcio Peralta (BTT Loulé/BPI), a 20s e 31s respectivamente.

Também na prova de cadetes, Tiago Sousa (ASC-Focus Team-Vila do Conde) somou o terceiro triunfo e cimentou o comando da Taça. Completaram o pódio Julian Espinoza (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), a 22s, e Lucas Braga (Seissa-MGB Bikes-Matias e Araújo-Frulact), a 1m23s.

Em femininas, Ana Santos (ASC-Focus Team-Vila do Conde) também conquistou a terceira vitória, deixando a 58s Daniela Campos (BTT Loulé/BPI) e a 3m34s Rafaela Ramalho (Escola BTT Matosinhos).

Em master 30, o campeão nacional Rúben Nunes (ASC-Focus Team-Vila do Conde) brilhou pela terceira vez na meta, superando por 42s o companheiro de equipa Manuel Lopes e por 1m51s Rogério Matos (Rompe Trilhos-Apcar). Em master 40, a vitória sorriu a Rui Torpes (Individual), mas o campeão nacional António Sousa (ProRebordosa-Garrafeira Gomes-Oforsep) manteve a liderança ao cruzar em seguida a linha a 13s, fechando o pódio Francisco Anjos (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão). Em master 50, Rodolfo Lopes (EDV-VianaCycles-EntrePortas-MyPharma) assegurou o terceiro triunfo consecutivo, a 1m10s de Reinaldo Luís (HC Turquel-TalachaShop-Valsabor) e 1m36s de António Marques (Azuribike Mangualde Team).

Em master femininas, Marina Leitão (Vasconha BTT Vouzela) venceu e manteve a liderança. Seguiram-se na meta Raquel Marques (ASC-Focus Team-Vila do Conde), a 30s, e Andreia Freitas (Clube BTT de Águeda-Blackjack), a 46s.

Não pontuando para o ranking da Taça, em juvenis a vitória coube novamente a João Cruz (ASC-Focus Team-Vila do Conde), por 1m26s sobre Miguel Pedroso (Tomatubikers-Toyota-Macedo & Macedo) e a 2m54s de Marta Almeida (Clube BTT de Águeda).

Na categoria promoção, Tiago Silva (Individual) venceu por 29s sobre Pedro Pinheiro (Róódinhas/Santos Silva) e a 2m08s de Mauro Silva (Vasconha BTT Vouzela).

A quarta prova pontuável da Taça de Portugal de Ciclocrosse realiza-se a 15 de Janeiro, em Rebordosa, e a quinta e última prova no dia 22 do mesmo mês, em Melgaço. Anteriormente, celebra-se o Campeonato Nacional a 8 de Janeiro na Quinta das Arcas, em Sobrado.

Resultados completos (UVP-FPC)













______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

João Matias triunfa no Bombarral: “Faltava-me uma vitória como esta a nível profissional”

João Matias (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) venceu o 2º Circuito do Bombarral – Circuito da Pêra Rocha Liberty Seguros. O ciclista de 26 anos, que envergou por diversos dias a liderança da camisola da montanha na recente Volta a Portugal, superou ao sprint toda a concorrência, completando o pódio Fábio Silvestre (Sporting-Tavira) e Daniel Freitas (W52-FC Porto). Ao Cycling & Thoughts , João Matias mostrou-se muito satisfeito com esta especial vitória: “Depois da excelente Volta a Portugal que fiz, sentia-me muito bem e faltava-me uma vitória como esta a nível profissional. Há muito tempo que procurava. É a primeira vez que levanto os braços a nível individual e é muito especial. Sinto-me muito bem, muito contente e muito agradecido a toda a equipa da LA Alumínios-Metalusa-BlackJack.”

GoldWin-Team José Maria Nicolau, a corrida por trás da Volta à Maia

Uma nova temporada de competição estava prestes a começar. No Cartaxo, de rosto sorridente e alma repleta de sonhos, os jovens ciclistas da GoldWin-Team José Maria Nicolau alinharam-se no palco do Centro Cultural para a apresentação das equipas do Clube de Ciclismo José Maria Nicolau. No dia seguinte, esperava-os a estreia do ano na Volta à Maia, primeira prova pontuável da Taça de Portugal Sub-23.