Avançar para o conteúdo principal

Primeira concentração da Rádio Popular-Boavista

A equipa continental portuguesa Rádio Popular-Boavista realizou no passado fim-de-semana a primeira concentração rumo a 2017. O Paredes Design Hotel foi o local eleito para três dias de trabalho e integração dos novos elementos.

Neste primeiro encontro, o grupo realizou exames médicos e sessões de treino, que passaram por várias horas a pedalar pela região norte do país, registando-se uma boa adaptação e convivência entre os mais novos e os mais experientes da esquadra boavisteira.

Os objectivos para o novo ano competitivo são claros. Segundo a equipa: “Prometemos muito trabalho e a certeza que tudo faremos para completarmos mais uma temporada positiva. Em 2016 [retrospectiva 2016], temos a consciência que os resultados que traçámos foram atingidos: uma boa Volta e uma excelente participação internacional em provas no estrangeiro. Este ano, os objectivos poderão ser um pouco diferentes. A equipa é distinta, o que nos obriga a um maior rigor táctico, a aproveitar as oportunidades, num pelotão que nos parece mais equilibrado, com fortes blocos, grupo no qual nos incluímos. Desta feita, nomes como Filipe Cardoso e Rui Sousa serão os responsáveis por dar as coordenadas quando as rotas forem difíceis para os jovens da equipa. Uma filosofia que queremos preservar, vai fazer 31 anos que demos as primeiras pedaladas.”

Rui Sousa, o mais veterano do pelotão nacional, enfrenta a sua quarta temporada na Rádio Popular-Boavista: Temos uma equipa completa, com mais opções para lutar pelos primeiros lugares em qualquer prova nacional. Uma equipa mais forte e, pelas impressões, mais coesa e com mais experiência. Este primeiro estágio já deu para nos conhecermos e dar o tiro de partida para mais um ano, o meu vigésimo como profissional, para o qual parto com o mesmo entusiasmo de sempre.”

Depois de seis anos ao serviço da Efapel, Filipe Cardoso prepara-se para a estreia com as cores boavisteiras: “Espero ter na Rádio Popular-Boavista a oportunidade de pensar em ter responsabilidade para lutar pelos primeiros lugares em algumas provas, ao mesmo tempo que espero dar o meu contributo quando tiver colegas meus a discutirem uma corrida. Estou habituado a trabalhar, mas este ano espero ter a oportunidade de chefiar a equipa em algumas ocasiões.”

Do lado espanhol da equipa, permanece pelo segundo ano consecutivo Víctor Etxeberria: “A próxima temporada será decisiva na minha afirmação como ciclista. Estou a trabalhar com muito entusiasmo e espero entrar bem no Algarve, mas em especial no Alentejo.”

O seu conterrâneo Pablo Guerrero também se mantém pela segunda temporada na esquadra lusitana: “É o meu segundo ano como profissional e sei que tenho de andar mais do que em 2016. A equipa confiou em mim e espero estar à altura dos principais desafios. Tenho ‘ganas’ de correr em Espanha, mas quero estar muito bem nas principais provas do calendário de Portugal, onde espero estar na Volta.”

Novamente com bicicletas Focus e sob a direcção desportiva de José Santos, o grupo conta em 2017 com 10 ciclistas confirmados: Daniel Sánchez (Esp 11/08/1992 Extremadura), David Rodrigues (Por 10/07/1991), Domingos Gonçalves (Por 13/02/1989 Caja Rural-Seguros RGA), Filipe Cardoso (Por 15/05/1984 Efapel), João Benta (Por 21/12/1986 Louletano-Hospital de Loulé), Luís Gomes (Por 07/05/1994 Liberty Seguros-Carglass), Pablo Guerrero (Esp 20/03/1992), Ricardo Vale (Por 21/09/1992), Rui Sousa (Por 17/07/1976) e Víctor Etxeberria (Esp 24/03/1993). Segundo a equipa, poderá estar para breve a chegar de mais um elemento, Xuban Errazkin (Esp 25/08/1996 Café Baque).

Rádio Popular-Boavista na 1ª concentração rumo a 2017 (© Filipe Cardoso)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.