Avançar para o conteúdo principal

Gémeos Oliveira ascendem à Axeon Hagens Berman

Com apenas 20 anos de idade, Ivo Oliveira e Rui Oliveira há muito que não passam despercebidos no mundo do ciclismo. Vistos como dois dos mais promissores jovens ciclistas portugueses, os gémeos Oliveira despedem-se do pelotão nacional em 2017 para integrar a equipa norte-americana Axeon Hagens Berman, o projecto sub-23 mais conceituado a nível mundial comandado por Axel Merckx e no qual esteve nos últimos dois anos o actual campeão nacional sub-23 Rúben Guerreiro [em 2017 na Trek-Segafredo].

A história de ambos cruza-se a cada quilómetro pedalado. Ivo e Rui partilharam desde cedo a paixão do irmão Hélder Oliveira pelas bicicletas. Ex-ciclista profissional, no ano em que se despediu da competição, Hélder foi considerado pelos companheiros de pelotão o melhor Equipier do Ano 2015 em Portugal. Já em 2016, viu o irmão Ivo alcançar o título de melhor sub-23 do Ranking APCP Ciclista do Ano, com Rui a ficar logo a seguir no segundo lugar.

Rui Oliveira e Ivo Oliveira (© Helena Dias)

A tenra idade esconde extraordinárias capacidades na Estrada e medalhas mundiais e europeias em Pista, fruto de um percurso que começou bem cedo no ciclismo. Aos 4 anos receberam a primeira bicicleta e aos 7 anos integraram a primeira equipa na Associação Desportiva Leões Cabanenses (2005-2006). Posteriormente, passaram pela Escola de Ciclismo Fernando Carvalho (2007-2010), Arca de Noé (2011) com a qual se estrearam em Pista, Escola de Ciclismo Venceslau Fernandes (2012-2013) com a qual chegaram às primeiras medalhas em Pista, seguindo-se o Clube Ciclismo da Bairrada (2014) e a Liberty Seguros-Carglass (2015-2016).

Sempre juntos pelas equipas por onde passaram, Ivo e Rui vão manter a ligação na Axeon Hagens Berman em 2017, sendo a primeira dupla de gémeos a integrar a equipa norte-americana ao longo da sua história iniciada em 2009.

Na bagagem, os gémeos levam um talento inato para a Pista, vertente na qual Ivo se sagrou em júnior campeão do Mundo e da Europa em perseguição individual em 2014, contando também com a medalha de bronze em omnium no Europeu e o bronze em madison e corrida por pontos no Mundial. As medalhas não faltam do lado de Rui, vencedor da prata em scratch no Europeu de 2013, bronze em scratch no Europeu e Mundial de 2014 e bronze em madison no Mundial do mesmo ano. A nível nacional, Ivo é detentor do título elite em perseguição individual e 1km contra-relógio, enquanto Rui possui o título em keirin.

O percurso tem sido igualmente ascendente na vertente de Estrada, tendo o ano de 2016 significado um importante salto qualitativo na performance de ambos.

No rescaldo da temporada, entre os resultados mais assinaláveis de Ivo destaca-se a vitória da camisola da juventude na Volta à Bairrada (3º CG) e no Grande Prémio do Dão (7º CG), a vitória do contra-relógio na Volta às Terras de Santa Maria, a medalha de bronze no contra-relógio do Campeonato Nacional Sub-23, o 2º lugar no Circuito da Moita e 8º no Grande Prémio Anicolor.

O irmão Rui teve o final de temporada marcado por um longo período de recuperação da fractura do fémur, em consequência da queda no Tour de Gironde (França), contando até então com a vitória em Murtosa da terceira prova da Taça de Portugal Sub-23, a camisola da montanha nessa mesma prova, a camisola das metas volantes na Clásica de Pascua (Espanha), o 2º lugar na etapa inaugural da Volta à Bairrada, 3º na segunda etapa da Volta ao Alentejo, 4º na Volta às Terras de Santa Maria, 4º na Volta à Bairrada e 4º em Arouca na segunda prova da Taça de Portugal Sub-23.

Ao lado dos gémeos Oliveira, na Axeon Hagens Berman vão estar nomes como Adrien Costa [vencedor do Tour de Bretagne], Geoffrey Curran [campeão norte-americano sub-23 de fundo e contra-relógio], Logan Owen [vencedor da Liège-Bastogne-Liège U23], Neilson Powless [melhor jovem do Amgen Tour of California] e Eddie Dunbar [campeão irlandês sub-23 de contra-relógio].

Para o director geral da equipa Axel Merckx, “O nosso objectivo sempre foi ajudar a próxima geração de ciclistas profissionais. Estou confiante que os nossos ciclistas que estão de regresso vão entrosar-se bem como os promissores novos ciclistas que acabam de chegar.”

A equipa prepara-se para realizar o primeiro estágio em Calabasas, Califórnia, entre os dias 8 e 18 de Janeiro, onde vão estar presentes os 16 ciclistas que compõem a Axeon Hagens Berman em 2017: Edward Anderson (USA), William Barta (USA), Christopher Blevins (USA), Jonathan Brown (USA), Adrien Costa (USA), Geoffrey Curran (USA), Edward Dunbar (IRE), Ian Garrison (USA), Christopher Lawless (GBR), Jhonnatan Narvaez (ECU), Ivo Oliveira (POR), Rui Oliveira (POR), Logan Owen (USA), Neilson Powless (USA), Michael Rice (AUS) e Chad Young (USA).


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...