Avançar para o conteúdo principal

Marque e Veloso, domínio galego na Volta à Bairrada

Há muito que os galegos entraram no pelotão português, pontuando a colorida serpente de simpatia e triunfos marcantes no palmarés das provas nacionais. Este domingo, a 2ª edição da Volta à Bairrada viu brilhar na meta e na geral dois vencedores da Volta a Portugal. Alejandro Marque (Efapel) agarrou a vitória da última jornada, Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa) conquistou a prova bairradina.

Depois do curto contra-relógio individual de sábado, a derradeira jornada cruzou o asfalto da Bairrada entre o Luso e a Mealhada, num total de 161,5 km. Com uma primeira parte sem grandes dificuldades, a não ser a insistente chuva que perseguiu o pelotão, a fase decisiva encontrar-se-ia após mais de 100 km pedalados, momento de coroar os dois altos do dia, duas 3ªs categorias de Moinho do Pisco (km 122,7) e o Alto do Sula (km 150,9), no Buçaco.

Precisamente esta última subida marcou a escalada de Alejandro Marque (Efapel) para a vitória da etapa. Localizada a 10 km da meta, Marque não só coroou o alto, como conseguiu manter uma distância juntamente com outro galego, Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa), levando a discussão da jornada para a linha de todas as decisões. Na meta desenhada na Mealhada, o vencedor da Volta a Portugal 2013 foi mais forte no sprint, alcançando a primeira vitória da temporada depois de fechar recentemente a Vuelta a Castilla y León no 9º lugar. A 13s começaria a chegar o pelotão, sendo o luso Domingos Gonçalves (Efapel) a finalizar na 3ª posição.

Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa) chegou em 5º, não beliscando a liderança com os 16s de diferença com que cruzou a meta. Quase tínhamos uma repetição do pódio da Volta a Portugal de 2014, com Veloso de camisola amarela e o companheiro Delio Fernández não em 3º mas a ocupar o 2º lugar do pódio final da Volta à Bairrada. A fechar as contas da geral, o jovem Rafael Reis (Team Tavira) a brilhar em 3º.

Além da amarela, Gustavo Veloso agarrou ainda a camisola verde dos pontos. Nas demais classificações secundárias, Bruno Sancho (Anicolor) triunfou nas metas volantes e Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista) triunfou na montanha, habitat natural de um dos jovens promissores do pelotão nacional. Por equipas, a W52-Quinta da Lixa foi soberana, destacando-se a Anicolor entre as equipas de clube.

Entre os mais jovens valores lusos em prova, a camisola branca da juventude permaneceu nas mãos de Ivo Oliveira (Liberty Seguros-Carglass), que finalizou em 11º da geral (a 57s). Rui Carvalho (Anicolor) foi 2º nesta classificação e 13º na geral (a 1m02s), fechando o pódio da juventude em 3º José Fernandes (Anicolor), 17º na geral (a 1m10s), recente vencedor da Volta às Terras de Santa Maria.

Alejandro Marque triunfa na última etapa da Volta à Bairrada
[Foto Zé Paulo]
Resultados Et2:
1º Alejandro Marque (Esp) Efapel 3:45:38
2º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa m.t.
3º Domingos Gonçalves (Por) Efapel +13”
4º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +16”
5º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa +16”
6º Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa +16”
7º Diego Rubio (Esp) Efapel +16”
8º Oscar González (Esp) Efapel +16”
9º Rafael Reis (Por) Team Tavira +16”
10º João Benta (Por) Louletano-Ray Just Energy +16”
Resultados completos aqui

Geral Final:
1º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa 3:56:11
2º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +2”
3º Rafael Reis (Por) Team Tavira +3”
4º Diego Rubio (Esp) Efapel +10”
5º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +13”
6º Oscar González (Esp) Efapel +17”
7º Alejandro Marque (Esp) Efapel +20”
8º Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa +36”
9º Domingos Gonçalves (Por) Efapel +52”
10º Jose de Segóvia (Esp) Louletano-Ray Just Energy +52”

Geral Juventude:
1º Ivo Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass
2º Rui Carvalho (Por) Anicolor
3º José Fernandes (Por) Anicolor
4º João Rodrigues (Por) Team Tavira
5º Venceslau Fernandes (Por) Moreira Congelados-Feira-KTM
6º Rafael Apolinário (Por) Liberty Seguros-Carglass
7º David Ribeiro (Por) Liberty Seguros-Carglass
8º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass
9º César Martingil (Por) Liberty Seguros-Carglass
10º André Ramalho (Por) CC José Maria Nicolau

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Vila Chã de Ourique celebrou o ciclismo

Os mais pequenos ciclistas divertiram-se em Vila Chã de Ourique (Foto: Helena Dias) Ontem, 1 de Maio, celebrou-se o Circuito Duarte Patrício, em Vila Chã de Ourique. Na sua 34ª edição, a glória do ciclismo homenageada foi Francisco Valada, vencedor da Volta a Portugal de 1966. A ideia de trazer os campeões de outrora para junto dos mais jovens ciclistas é sempre bem-vinda e de saudar, principalmente na época em que vivemos, com tendência para esquecer o passado e não valorizar quem ajudou a escrever a história do país, neste caso a história do ciclismo.