Nomes fortes da 24ª Volta às Terras de Santa Maria

Há vitórias que se conquistam na meta, outras há que são fruto de uma consistente regularidade aquando de corridas por etapas, nas quais a existência de um contra-relógio pode ser crucial no triunfo final. Na 24ª Volta às Terras de Santa Maria, o jovem de 19 anos da Anicolor, José Neves fez jus ao título de vice-campeão nacional sub-23 de contra-relógio e usou de toda a sua perícia para vestir a camisola amarela, que não largou mais até ao cerrar do pano da edição de 2015.

O fim-de-semana em Portugal foi dedicado à competição entre equipas de clube. Santa Maria da Feira recebeu 81 corredores, de 8 esquadras lusitanas e 3 espanholas, compondo um pelotão maioritariamente sub-23. Nesta tradicional Volta do calendário nacional, direccionada às equipas de formação, pôde constatar-se a sólida evolução que tem pautado o trajecto de diversos jovens lusos.

Em dois dias disputaram-se três jornadas. Duas equipas mostraram-se implacáveis com as demais adversárias. A Liberty Seguros-Carglass conquistou as três linhas de meta e a Anicolor vestiu a camisola amarela de vencedora da 24ª Volta às Terras de Santa Maria.

Sábado, a primeira etapa desenrolou-se entre Santa Maria da Feira e S. João de Ver num total de 113 km e dois altos de 3ª categoria, não muito difíceis de debelar. À recta da meta chegou na frente um grupo de 19 corredores, que discutiu entre si a vitória da jornada inaugural. Em maioria na linha da frente, a Anicolor dirigida por Pedro Silva contava com a experiência de Daniel Freitas e Bruno Sancho, elites que não conseguiram travar o poderio demonstrado por Luís Gomes, que deste modo agarrou o primeiro triunfo da temporada. Com 20 anos, vem de uma temporada de 2014 bem conseguida pela equipa Maia, não surpreendendo ser uma das escolhas de Manuel Correia para o seu novo projecto Liberty Seguros-Carglass. Luís Gomes foi também escolha recente do seleccionador nacional José Poeira para participar na prova belga Tour of Flanders U23 e na corrida francesa La Côte Picarde, tendo terminado ambas as competições, a segunda das quais no grupo da frente [em 34º].

Chegados a domingo, dia de todas as decisões, o pelotão teve de manhã um curto contra-relógio no Europarque/Centro de Congressos e de tarde o tradicional Circuito do Castelo de Santa Maria da Feira. Em 10,4 km praticamente planos, a técnica tem de ser apurada e normalmente os especialistas não deixam fugir a oportunidade do assalto ao pódio. Aqui residiu o segredo da vitória de José Neves (Anicolor). Apesar de não vencer a luta solitária, o 2º lugar alcançado valeu-lhe a subida à liderança da geral com 20s de vantagem para os mais directos adversários. No contra-relógio ficou a 10s do vencedor Ivo Oliveira (Liberty Seguros-Carglass), que pedalou um excelente tempo de 13m43s a uma média de 45,492 km/h, sendo esta a sua primeira vitória da temporada. A Liberty Seguros-Carglass conseguiu a vitória e os lugares posteriores com César Martingil a ser 3º e o ex-camisola amarela Luís Gomes a finalizar em 4º, gastando mais 21s e 30s respectivamente.

Restava a derradeira batalha no Castelo, um circuito de 12 voltas perfazendo um total de 79,2 km com a meta instalada numa desgastante 3ª categoria de piso empedrado. Uma vez mais, a vitória não fugiu aos jovens da Liberty Seguros-Carglass, desta feita através de Zulmiro Magalhães, que cruzou a linha com 2s de vantagem sobre o companheiro David Ribeiro e João Fernandes (Anicolor). O camisola amarela defendeu a vantagem obtida na jornada matinal, cruzando tranquilamente a meta em 12º e guardando distância para os adversários.

Nas contas finais, o tempo é quem decide e os segundos decidiram vestir José Neves (Anicolor) com a vitória final da 24ª Volta às Terras de Santa Maria. A 17s ficou Luís Gomes (Liberty Seguros-Carglass) e a 28s o companheiro Daniel Freitas (Anicolor).

As camisolas secundárias mantiveram o seu líder desde a primeira etapa. Luís Gomes venceu a classificação dos pontos e o companheiro Rui Oliveira a da juventude referente ao sub-23 de 1º ano, ficando a montanha e as metas volantes nas mãos de Luís Mendonça, ciclista luso que tem pedalado interessantes resultados ao serviço da espanhola CC Spol-Porriño, nomeadamente o 5º lugar na recente Clásica de Páscua/Troféu Luso-Galaico.

No colectivo, a Liberty Seguros-Carglass e a Anicolor foram as mais fortes, mostrando-o ao classificar-se em 1º e 2º respectivamente por equipas. A formação da casa Moreira Congelados-Feira-KTM também mostrou qualidade ao terminar em 3º nesta classificação. A equipa liderada por Joaquim Andrade finalizou com dois jovens entre os lugares cimeiros da geral, João Silva (7º) e Fábio Oliveira (8º), além de ocupar dois lugares no pódio da juventude com Venceslau Fernandes (2º) e João Pereira (3º). Nota ainda para o Clube José Maria Nicolau, que teve em Fábio Leaça o seu melhor corredor em 6º da geral.

Sprint final da 1ª etapa Volta às Terras de Santa Maria
[Foto Zé Paulo]
Pódio final da 24ª Volta às Terras de Santa Maria
[Foto Zé Paulo]

Geral Final
1º José Neves (Por) Anicolor 5:04:32
2º Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass +17”
3º Daniel Freitas (Por/Elite) Anicolor +28”
4º Rui Carvalho (Por) Anicolor +30”
5º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass +33”
6º Fábio Leaça (Por) CC José Maria Nicolau +53”
7º João Silva (Por) Moreira Congelados-Feira-KTM +56”
8º Fábio Oliveira (Por) Moreira Congelados-Feira-KTM +57”
9º Rui Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass +1:01”
10º Bruno Sancho (Por/Elite) Anicolor +1:02”
Resultados completos aqui

______
Fotos gentilmente cedidas por Zé Paulo
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Sem comentários:

Enviar um comentário