Avançar para o conteúdo principal

Gustavo Veloso vence crono bairradino

O pelotão nacional regressou este sábado à competição em território lusitano na Volta à Bairrada. Esta 2ª edição assumiu uma nova roupagem, ganhando mais um dia de prova com a introdução de uma 1ª etapa, na qual se disputou um curto contra-relógio individual de 8 km em Pampilhosa. Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa) queimou o asfalto bairradino em 10m17s, assumindo a liderança da camisola amarela.

O galego vencedor da Volta a Portugal 2014 foi o antepenúltimo corredor a sair para a estrada entre os 117 presentes de 12 equipas lusas e 4 espanholas. Gustavo Veloso impôs a sua pedalada a 46,677 km/h, tendo superado por escassos 3s o campeão nacional sub-23 da especialidade Rafael Reis (Team Tavira). A 10s terminou com o terceiro melhor tempo o espanhol Diego Rubio (Efapel).

A especialidade do contra-relógio é reveladora de uma técnica apurada de perfeita sintonia entre homem e máquina. A rara beleza desta luta solitária demonstra uma dedicação do ciclista à bicicleta, que não se restringe aos corredores das equipas continentais. Reflexo deste aprimoramento, a presença do jovem Ivo Oliveira nos lugares cimeiros da classificação. Em pleno primeiro ano de sub-23, o corredor de 18 anos da equipa de clube Liberty Seguros-Carglass vem demonstrando uma linha exímia de regularidade, alcançando hoje o 8º melhor tempo, a 19s, depois de ter triunfado domingo passado no contra-relógio da Volta às Terras de Santa Maria. Nota também para o 10º lugar do jovem Rui Carvalho (Anicolor), a 29s.

À semelhança da jornada, constituiu-se o pódio da geral com Gustavo Veloso a vestir a camisola amarela de líder da Volta à Bairrada, somando também o comando dos pontos, enquanto Ivo Oliveira enverga a camisola branca da juventude. No colectivo comanda a W52-Quinta da Lixa, destacando-se a Liberty Seguros-Carglass entre as equipas de clube.

Amanhã, a 2ª e última etapa irá ditar o sucessor de Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa) no palmarés da Volta à Bairrada. O pelotão terá pela frente 161,5 km do Luso à Mealhada, tendo duas dificuldades de 3ª categoria em Moinho do Pisco e o Alto da Sula, no Buçaco.

Gustavo Veloso e Ivo Oliveira
[Foto Maximino Pereira / W52-Quinta da Lixa]
Resultados Et1:
1º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa 0:10:17
2º Rafael Reis (Por) Team Tavira +3”
3º Diego Rubio (Esp) Efapel +10”
4º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +13”
5º Jose de Segóvia (Esp) Louletano-Ray Just Energy +16”
6º Oscar González (Esp) Efapel +17”
7º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +18”
8º Ivo Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass +19”
9º Sérgio Sousa (Por) LA Alumínios-Antarte +26”
10º Rui Carvalho (Por) Anicolor +29”
Resultados completos aqui

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Marco Chagas... el Gene Kelly portugués

La magia de los clásicos perdura en el tiempo y en la memoria de aquellos que los aprecian. En las películas hay que mirar más allá del tema aparentemente simple de un romance entre los personajes principales. En el ciclismo la fórmula a utilizar es la misma, pero mirando al ciclista e intentando entender en su rostro el grado de superación a cada golpe de pedal, pues este es un deporte que deja al descubierto la personalidad de todos aquellos que nos hacen enamorar por esta modalidad. Así sucedió hace unos años, cerca de 30, con una niña que asistía por televisión a la Volta a Portugal en Bicicleta . En la pantalla, un nombre quedó grabado para siempre en la historia del ciclismo portugués: Marco Chagas ...