Gustavo Veloso vence crono bairradino

O pelotão nacional regressou este sábado à competição em território lusitano na Volta à Bairrada. Esta 2ª edição assumiu uma nova roupagem, ganhando mais um dia de prova com a introdução de uma 1ª etapa, na qual se disputou um curto contra-relógio individual de 8 km em Pampilhosa. Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa) queimou o asfalto bairradino em 10m17s, assumindo a liderança da camisola amarela.

O galego vencedor da Volta a Portugal 2014 foi o antepenúltimo corredor a sair para a estrada entre os 117 presentes de 12 equipas lusas e 4 espanholas. Gustavo Veloso impôs a sua pedalada a 46,677 km/h, tendo superado por escassos 3s o campeão nacional sub-23 da especialidade Rafael Reis (Team Tavira). A 10s terminou com o terceiro melhor tempo o espanhol Diego Rubio (Efapel).

A especialidade do contra-relógio é reveladora de uma técnica apurada de perfeita sintonia entre homem e máquina. A rara beleza desta luta solitária demonstra uma dedicação do ciclista à bicicleta, que não se restringe aos corredores das equipas continentais. Reflexo deste aprimoramento, a presença do jovem Ivo Oliveira nos lugares cimeiros da classificação. Em pleno primeiro ano de sub-23, o corredor de 18 anos da equipa de clube Liberty Seguros-Carglass vem demonstrando uma linha exímia de regularidade, alcançando hoje o 8º melhor tempo, a 19s, depois de ter triunfado domingo passado no contra-relógio da Volta às Terras de Santa Maria. Nota também para o 10º lugar do jovem Rui Carvalho (Anicolor), a 29s.

À semelhança da jornada, constituiu-se o pódio da geral com Gustavo Veloso a vestir a camisola amarela de líder da Volta à Bairrada, somando também o comando dos pontos, enquanto Ivo Oliveira enverga a camisola branca da juventude. No colectivo comanda a W52-Quinta da Lixa, destacando-se a Liberty Seguros-Carglass entre as equipas de clube.

Amanhã, a 2ª e última etapa irá ditar o sucessor de Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa) no palmarés da Volta à Bairrada. O pelotão terá pela frente 161,5 km do Luso à Mealhada, tendo duas dificuldades de 3ª categoria em Moinho do Pisco e o Alto da Sula, no Buçaco.

Gustavo Veloso e Ivo Oliveira
[Foto Maximino Pereira / W52-Quinta da Lixa]
Resultados Et1:
1º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa 0:10:17
2º Rafael Reis (Por) Team Tavira +3”
3º Diego Rubio (Esp) Efapel +10”
4º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +13”
5º Jose de Segóvia (Esp) Louletano-Ray Just Energy +16”
6º Oscar González (Esp) Efapel +17”
7º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +18”
8º Ivo Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass +19”
9º Sérgio Sousa (Por) LA Alumínios-Antarte +26”
10º Rui Carvalho (Por) Anicolor +29”
Resultados completos aqui

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Sem comentários:

Enviar um comentário