Avançar para o conteúdo principal

Et2 Tour of the Gila: Eric Young triunfa em Fort Bayard

Eric Young, de 26 anos, triunfou ao sprint na segunda etapa do Tour of the Gila. A pedalar pelo terceiro ano na Optum p/b Kelly Benefits Strategies, o ciclista norte-americano chegou assim à primeira vitória da temporada, terceira para a equipa que já brilhou este ano nas metas lusitanas da Clássica de Loulé e do Troféu Alpendre Internacional do Guadiana.
Pódio Et2: Eric Young, Travis McCabe, Marco Canola
(Foto @UHCprocycling)
No segundo dia o pelotão viajou o Inner Loop Road Race, uma jornada de 122,6 km com partida e chegada em Fort Bayard, região que desempenhou um importante papel na história do Novo México enquanto casa de muitos soldados, que protegiam as comunidades mineiras de Pinos Altos e Santa Rita dos ataques dos Índios Apache em 1866, no final da Guerra Civil.

Nesta batalha de pedais, o dia foi preenchido por três escaladas de 3ª categoria. Na aproximação de todas elas, várias tentativas de fuga foram lançadas, todas elas infrutíferas. Pinos Altos (km 18,7) surgiu logo ao início da jornada com Christhian Montoya (Orgullo Antioqueño) a coroar o cume a 2136m de altitude. Seguiu-se Meadow Creek (km 34) com outra fuga na frente e Daniel Jaramillo (Jamis-Hagens Berman) a coroar o alto a 2277m.

Pedalando no coração do Novo México, o pelotão sempre atravessa caminhos embrenhados na natureza, não faltando a curiosa vizinha de animais. Felizmente, sem consequências para os ciclistas nem para as vacas…

Até à última dificuldade montanhosa, localizada a cerca de 20 km da meta, o pelotão viveu momentos de susto com as quedas sofridas nas perigosas descidas que serpenteavam o percurso, levando ao abandono de alguns corredores. Nesse último cume categorizado (km 102,8), a 2069m de altitude, o coroador não foi desta feita colombiano mas norte-americano, Timothy Rugg (Lupus Racing Team).

Mais fugas foram tentadas, mas o pelotão estava decidido a disputar a meta ao sprint. Na luta pela linha de todas as glórias, Eric Young (Optum p/b Kelly Benefit Strategies) imperou sobre o compatriota Travis McCabe (Team SmartStop) e o italiano Marco Canola (UnitedHealthcare).

Com esta vitória, Eric Young assumiu o comando da classificação dos sprints. Rafael Montiel (Orgullo Antioqueño) manteve a liderança do Tour of the Gila e o companheiro Christhian Montoya vestiu a camisola da montanha.

Amanhã, a terceira etapa reserva aos corredores o contra-relógio individual de 26 km, com duas subidas de 3ª e 4ª categoria em Little Burro Pass.

Líder Tour of the Gila, Rafael Montiel (ANQ)
(foto @TouroftheGila)
Uma das fugas que marcaram a jornada
(foto @TouroftheGila)
Resultados Et2
1 Eric Young (USA) Optum p/b Kelly Benefit Strategies 2:59:51
2 Travis McCabe (USA) Team SmartStop m.t.
3 Marco Canola (Ita) UnitedHealthcare m.t.
4 Kiel Reijnen (USA) UnitedHealthcare m.t.
5 Jure Kocjan (Slo) Team SmartStop m.t.
6 Lucas Sebastian Haedo (Arg) Jamis-Hagens Berman m.t.
7 Joe Lewis (Aus) Hincapie Racing Team m.t.
8 Gavin Mannion (USA) Jelly Belly p/b Maxxis m.t.
9 Matteo Dal-Cin (Can) Silber Pro Cycling m.t.
10 Eder Frayre (Mex) IRT Racing m.t.
41 Rúben Guerreiro (Por) Axeon Cycling Team m.t.

Geral
1 Rafael Montiel (Col) Orgullo Antioqueño 6:40:36
2 Guillaume Boivin (Can) Optum p/b Kelly Benefit Strategies +44”
3 Christhian Montoya (Col) Orgullo Antioqueño +50”
4 Daniel Jaramillo (Col) Jamis-Hagens Berman +55”
5 Chris Horner (USA) Airgas-Safeway +57”
6 Michael Woods (Can) Optum p/b Kelly Benefit Strategies +57”
7 Phillip Gaimon (USA) Optum p/b Kelly Benefit Strategies +1:01”
8 Janez Brajkovic (Slo) UnitedHealthcare +1:09”
9 Rob Britton (Can) Team Smartstop +1:12”
10 Emerson Oronte (USA) AltoVelo - SeaSucker +1:18”
51 Rúben Guerreiro (Por) Axeon Cycling Team +4:01”
Resultados completos aqui
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...