Avançar para o conteúdo principal

Volta ao Algarve 2018, uma edição imperdível

A Prova de Abertura – Região de Aveiro serviu de aperitivo para o grande acontecimento internacional anual do ciclismo português: a Volta ao Algarve [livro de prova]. Em ambas há um denominador comum, o internacional luso Tiago Machado (Katusha-Alpecin), vencedor da prova em Aveiro e detentor do maior número de Top 10 obtidos na Algarvia (7).




Relativamente à prestação das equipas lusas na edição de 2017, estará ausente o 5º classificado Amaro Antunes (CCC Sprandi Polkowice), salientando-se a presença de Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), Edgar Pinto (Vito-Feirense-Blackjack) e Alejandro Marque (Sporting-Tavira), que foram 9º, 10º e 13º na geral respectivamente.

A Volta ao Algarve irá decorrer entre 14 e 18 de Fevereiro, partindo de Albufeira e tendo o seu culminar no Alto do Malhão. Na 44ª edição, o pelotão irá percorrer 773,5 quilómetros, sem a presença do vencedor da edição transacta Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo), primeiro esloveno da história a conquistar a camisola amarela.

No menu das etapas serão servidas duas chegadas previstas ao sprint (Et1 e Et4), em Lagos e Tavira, duas chegadas em alto (Et2 e Et5), na Fóia e no Malhão, e o contra-relógio individual (Et3) em Lagoa.

A primeira etapa, de 192,6 km, mantém a partida de Albufeira e a chegada a Lagos, com dois prémios de montanha em Aldeia dos Matos (4ª cat. km 43,9) e Eira da Cevada (3ª cat. km 84,6). A segunda etapa, de 187,9 km, substitui a partida de Lagoa Por Sagres, mantendo a chegada ao Alto da Fóia, uma subida de 1ª categoria com 15,2 km de extensão a 5% de pendente média. Antes, o pelotão terá ainda quatro subidas em Monte Ruivo (4ª cat. km 50,8), Marmelete (3ª cat. km 71,2), Alferce (3ª cat. km 107) e Sapeira (3ª cat. km 123,4)

O contra-relógio individual mantém-se na terceira etapa, passando a ser disputado em Lagoa e não em Sagres, sendo o terreno técnico numa extensão de 20,3 km.

A quarta etapa, a mais longa de 199,2 km, mantém a partida de Almodôvar e a chegada a Tavira, com duas subidas de 4ª categoria em Neves (km 98,3) e Santa Marta (km 121). A quinta etapa troca a partida de Loulé por Faro, mantendo o tradicional desfecho no alto do Malhão ao final de 173,5 km, com uma primeira passagem pela subida de 3 km de extensão à falta de 40,9 km. A subida de 2ª categoria começa com 10,2% de pendente, aliviando para 3,9% nos últimos metros. Nesta derradeira etapa, o pelotão irá encontrar em três subidas em Picota (3ª cat. km 63,3), Alto da Ameixieira (3ª cat. km 99,6) e Vermelhos (3ª cat. km 153,2).

O pelotão [lista] será constituído por treze equipas WorldTour, três Profissionais Continentais e as nove Continentais lusas, contando com a presença dos anteriores vencedores Richie Porte (BMC), Tony Martin (Katusha-Alpecin), Geraint Thomas e Michal Kwiatkowski (Sky).

Dos internacionais lusos marcam presença o campeão nacional Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo), Tiago Machado e José Gonçalves (Katusha-Alpecin), Nelson Oliveira e Nuno Bico (Movistar), Joaquim Silva e Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA).

Das equipas WorldTour destacam-se Richie Porte e Tejay Van Garderen (BMC), Lucas Postlberger e Peter Kennaugh (Bora-hansgrohe), Arnaud Démare e Ignatas Konovalovas (FDJ), Jasper De Buyst e Victor Campenaerts (Lotto Soudal), Carlos Barbero (Movistar), Philippe Gilbert e Zdenek Stybar (Quick-Step Floors), Edvald Boasson Hagen e Louis Meintjes (Dimension Data), Tony Martin (Katusha-Alpecin), Dylan Groenewegen e Bram Tankink (LottoNL-Jumbo), Michal Kwiatkowski e Geraint Thomas (Sky), Sam Oomen e Lennard Kämna (Sunweb), Bauke Mollema e John Degenkolb (Trek-Segafredo), Daniel Martin e Jan Polanc (UAE Team Emirates).

Das equipas Profissionais Continentais destacam-se Julen Amezqueta (Caja Rural-Seguros RGA), Luis Ángel Maté e Dimitri Claeys (Cofidis), Timothy Dupont e Yoann Offredo (Wanty-Groupe Gobert).

Das equipas Continentais lusas assinalam-se os nomes de Vicente de Mateos e Luís Mendonça (Aviludo-Louletano-Uli), Henrique Casimiro e Daniel Mestre (Efapel), Nuno Almeida e David Ribeiro (LA Alumínios), Gaspar Gonçalves e André Carvalho (Liberty Seguros-Carglass), António Barbio e Francisco Campos (Miranda-Mortágua), Domingos Gonçalves e João Benta (RP-Boavista), Rinaldo Nocentini e Joni Brandão (Sporting-Tavira), Edgar Pinto e João Matias (Vito-Feirense-Blackjack), Gustavo Veloso e Samuel Caldeira (W52-FC Porto).

A Volta ao Algarve terá transmissão em directo no Eurosport 2 e TVI24.

Percurso
Etapa 1: Dia 14 (4ªfeira) – Albufeira / Lagos 192,6km
Etapa 2: Dia 15 (5ªfeira) – Sagres / Fóia 187,9km
Etapa 3: Dia 16 (6ªfeira) – Lagoa / Lagoa (CRI) 20,3km
Etapa 4: Dia 17 (sábado) – Almodôvar / Tavira 199,2km
Etapa 5: Dia 18 (domingo) – Faro / Malhão 173,5km









Vencedores
2017 Primoz Roglic (Slo) LottoNL-Jumbo
2016 Geraint Thomas (GBr) Sky
2015 Geraint Thomas (GBr) Sky
2014 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-QuickStep
2013 Tony Martin (Ger) Omega Pharma-QuickStep
2012 Richie Porte (Aus) Sky
2011 Tony Martin (Ger) HTC-Highroad
2010 Alberto Contador (Esp) Astana
2009 Alberto Contador (Esp) Astana
2008 Stijn Devolder (Bel) QuickStep
2007 Alessandro Petacchi (Ita) Milram
2006 João Cabreira (Por) Maia-Milaneza
2005 Hugo Sabido (Por) Paredes Rota dos Móveis
2004 Floyd Landis (USA) US-Postal
2003 Claus Möller (Den) Maia-Milaneza-MSS
2002 Cândido Barbosa (Por) LA-Pecol
2001 Andrea Ferrigato (Ita) Alessio
2000 Alex Zulle (Sui) Banesto
1999 Melchor Mauri (Esp) Benfica
1998 Tomas Konecny (Cze) ZVVZ
1997 Cândido Barbosa (Por) Maia-Cin
1996 Alberto Amaral (Por) Troiamarisco
1995 Cássio Freitas (Bra) Recer-Boavista
1994 Vítor Gamito (Por) Sicasal-Acral
1993 Cássio Freitas (Bra) Recer-Boavista
1992 Joaquim Gomes (Por) Recer-Boavista
1991 Joaquim Andrade (Por) Sicasal-Acral
1990 Fernando Carvalho (Por) Ruquita-Feirense
1989 Fernando Carvalho (Por) Louletano-Vale do Lobo
1988 Joaquim Gomes (Por) Louletano-Vale do Lobo
1987 Manuel Cunha (Por) Toreense
1986 Manuel Cunha (Por) Lousa-Trinaranjus-Akai
1985 Eduardo Correia (Por) Sporting
1984 Belmiro Silva (Por) Ovarense
1983 Alexandre Ruas (Por) Lousa-Trinaranjus
1982 Alexandre Ruas (Por) Lousa-Trinaranjus
1981 Belmiro Silva (Por) FC Porto
1980 Firmino Bernardino (Por) Lousa
1979 Firmino Bernardino (Por) Lousa
1978 Joaquim Andrade (Por) Águias de Alpiarça
1977 Belmiro Silva (Por) FC Porto
1961 António Pisco (Por) Águias de Alpiarça
1960 José Manuel Marques (Por) Águias de Alpiarça

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.