Avançar para o conteúdo principal

Jorge Marques: “É a época do tudo ou nada”

A sede do Sport Clube Escolar Bombarralense recebeu na tarde de sábado a apresentação oficial das equipas para a presente temporada. Depois de nas últimas épocas o Clube se ter afirmado no escalão júnior, o ano de 2018 marca a estreia do Bombarralense no escalão sub-23, onde irá pedalar Jorge Marques.

 
Jorge Marques na apresentação da equipa FGP-Cube-Bombarral (© Helena Dias)

Após três anos na equipa do Cartaxo (Jorbi-Team José Maria Nicolau), Jorge Marques falou ao Cycling & Thoughts sobre o novo ano numa nova equipa.

“2018 será um ano de alterações. Optei por novos caminhos, por tentar melhorar a minha mente, que foi um pouco afectada por diversos azares ao longo de 2017. Surgiu a oportunidade de vir para esta nova equipa. Um novo projecto, que tem pernas para andar, com gente empenhada em melhorar as nossas condições e fazer com que alcancemos os nossos sonhos e objectivos, que é chegar ao profissionalismo. Temos uma equipa coesa e motivada, existe muita entreajuda entre os atletas e a direcção e espero que seja um 2018 positivo, tanto para mim como para o Bombarralense, a fim de dignificar os patrocinadores.”

Sobre os principais objectivos da temporada, Jorge Marques tem no horizonte a subida a profissional.

“O primeiro objectivo é não ter azares! Apesar de trabalharmos sempre em conjunto em prol da equipa, o segundo objectivo é tentar fazer um ano mais focado em mim. Vou tentar mostrar que sou capaz de alcançar melhores resultados e tentar que seja a época do tudo ou nada. Estou no quarto ano de sub-23, que marca a barreira entre o profissionalismo e o neo-profissionalismo. Irei focar-me em dar o melhor de mim em todas as competições, tanto por mim como pela equipa.”

Jorge Marques caracteriza a equipa sub-23 como coesa e completa.

“Temos atletas para todo o tipo de terreno e muitos com alguma experiência, o que será positivo para o colectivo, no que toca a ajudar os ciclistas que subiram do escalão júnior. Temos uma direcção que, apesar de não estar muito adaptada ao escalão sub-23 ou profissional, sabemos que está interessada em continuar a evoluir. No fundo, penso que temos uma equipa bastante completa.”

Após dirigir os juniores nas últimas temporadas, Carlos Reis assume o cargo de director desportivo da equipa sub-23 FGP-Cube-Bombarral. Ciclistas:
Diogo Ferreira (12/01/1998 Moreira Congelados/Feira/Bicicletas Andrade)
Diogo Lopes (28/11/1997 BTT Colarense)
Diogo Tavares (25/07/1997 Sicasal-Constantinos-Delta Cafés)
Emanuel Duarte (24/01/1997 Sicasal-Constantinos-Delta Cafés)
Francisco Duarte (16/09/1999 Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense)
Isaac Pereira (26/05/1998 ACDC Trofa)
Jorge Marques (21/04/1996 Jorbi-Team José Maria Nicolau)
Leonel Firmino (18/03/1999 Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense)
Rafael Antunes (16/11/1997 ADECT)

A equipa júnior Sicasal-Liberty Seguros-Bombarralense conta com a direcção desportiva do ex-ciclista profissional Micael Isidoro. Ciclistas:
António Pintassilgo
Bruno Valentim
Daniel Casquilho
Francisco Guerreiro
Guilherme Simão
João Macedo
João Martins
Rafael Costa
Ricardo Sousa
Rodrigo Duarte
Rodrigo Pereira

Fotos da apresentação das equipas do Clube Bombarralense, AQUI.

Equipa sub-23 FGP-Cube-Bombarral (© Helena Dias)

Equipa júnior Sicasal-Liberty Seguros-Bombarralense (© Helena Dias)

Equipas pedalam em bicicletas Cube (© Helena Dias)

(© Helena Dias)

(© Helena Dias)

(© Helena Dias)

(© Helena Dias)

Camisola da equipa sub-23 (© Helena Dias)
Equipa sub-23 FGP-Cube-Bombarral (© Helena Dias)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.