Avançar para o conteúdo principal

Et3 #VAlgarve2018: Nelson Oliveira entre os melhores no crono

Não é novidade que Portugal detém um dos melhores contra-relogistas da actualidade. Na Volta ao Algarve, Nelson Oliveira (Movistar) provou-o novamente no esforço individual em Lagoa, ao ser quinto na vitória do camisola amarela Geraint Thomas (Sky).

Nelson Oliveira no crono em Lagoa (© Roberto Bettini / BettiniPhoto.net)

Foram 20,3 os quilómetros pedalados pelas ruas de Lagoa, num terreno que exigiu toda a técnica e perícia aos corredores, que fizeram frente às curvas e ao sobe e desce servido na terceira etapa.

O português de 28 anos tem imposto a sua presença entre os máximos especialistas no contra-relógio, tendo alcançado o seu auge com o quarto lugar no Mundial de Bergen, o ano passado. Desde que chegou ao WorldTour, Nelson Oliveira vem crescendo em qualidade, revelando-se um corredor versátil, capaz de brilhar em terreno plano, na média montanha ou nas lutas contra o relógio. Nas grandes voltas, nas clássicas ou em corridas de uma semana, o porte de 1,80m tem deixado a sua marca entre os melhores do mundo.

No Algarve, Nelson Oliveira ficou a 22 segundos da vitória obtida pelo britânico Geraint Thomas (Sky), tendo pedalado o mesmo tempo que o quarto na meta, Michal Kwiatkowski (Sky). A 11 segundos ficou em segundo o campeão europeu Victor Campenaerts (Lotto Soudal) e a 19 segundos Stefan Kung (BMC) fechou o pódio da jornada.

Resultados
Etapa 3: Geraint Thomas (Sky)
CG: Geraint Thomas (Sky)
Pontos: Michal Kwiatkowski (Sky)
Juventude: Sam Oomen (Sunweb)
Montanha: Ben King (Dimension Data)
Equipas: Sky
Resultados completos AQUI


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.