Avançar para o conteúdo principal

Et2 #VAlgarve2018: Louletano mostra-se na hegemonia da Sky

Não é fácil sobressair entre o poderio das equipas WorldTour. Contudo, pelo segundo dia consecutivo, a “pequena” lusa Aviludo-Louletano-Uli mostrou-se perante a hegemonia da “grande” britânica Sky.

O Alto da Fóia, em Monchique, acolheu a vitória de Michal Kwiatkowski (Sky) e a subida do companheiro Geraint Thomas à liderança da camisola amarela, após 187,9 quilómetros com partida em Sagres. Depois de Luís Mendonça (Aviludo-Louletano-Uli) na etapa transacta, hoje foi o dia de Vicente de Mateos chegar entre os primeiros, cruzando a meta em 9º lugar.
 
Michal Kwiatkowski triunfa na Fóia (© Tim De Waele)

Esperava-se um final de etapa isolado, mas o pelotão resolveu fazer a subida da Fóia com um grupo bem composto na frente da corrida. Com a fuga alcançada, boa parte da subida final foi feita com Vasil Kiryienka (Sky) a marcar o ritmo das pedaladas, que pareciam ser rumo à vitória.

Marcos Jurado (Efapel), Oscar Pelegri (RP-Boavista) e Ricardo Mestre (W52-FC Porto) representaram as equipas lusas na fuga da primeira chegada em alto da Algarvia, tendo por companhia os WorldTour Lukas Pöstlberger (Bora-hansgrohe), Yves Lampaert (Quick-Step Floors), Ben King (Dimension Data) e John Degenkolb (Trek-Segafredo). A aventura durou até à entrada do Alto da Fóia, com Pöstlberger e Ben King a serem alcançados à falta de 9 quilómetros.

Foi então que Kiryienka tomou as rédeas da corrida na subida de 1ª categoria, que já tinha começado a 15,2 quilómetros da meta. Iniciando a 4,7% de inclinação, passou para máximos de 9,5%, culminando em 6% de uma pendente que não se fez tão desgastante como se julgava. O bielorrusso da Sky preparava assim o terreno para a dupla glória da armada britânica. À falta de 2 quilómetros, viu chegar junto a si o restante grupo, que iria discutir a vitória da etapa.

O polaco Kwiatkowski não deixou fugir a vitória diante de Bauke Mollema (Trek-Segafredo), do companheiro Geraint Thomas, Daniel Martin (UAE Team Emirates) e Jaime Rosón (Movistar), seguindo-se a três segundos o restante grupo com De Mateos e Richie Porte (BMC).

Entre os ciclistas portugueses, destacou-se em 14º Joaquim Silva (Caja Rural-Seguros RGA), 17º Nelson Oliveira (Movistar) e 19º César Fonte (W52-FC Porto).

Aos 27 anos, o nome de Kwiatkowski (Sky) juntou-se assim ao leque de anteriores vencedores na Fóia: Daniel Martin em 2017, Luis León Sánchez em 2016, Alex Zülle em 2002, José Azevedo em 2001 e 2000 e Andreas Klöden em 1999.

A Sky terminou um brilhante dia com duas vitórias, Kwiatkowski na Algarvia e Wout Poels na Andaluzia.

O dia na Volta ao Algarve ficou ainda marcado pela iniciativa da organização em homenagear o belga Philippe Gilbert (Quick-Step Flors) com o Prémio Prestígio pela sua carreira.

Resultados
Etapa 2: Michal Kwiatkowski (Sky)
CG: Geraint Thomas (Sky)
Pontos: Michal Kwiatkowski (Sky)
Juventude: Sam Oomen (Sunweb)
Montanha: Ben King (Dimension Data)
Equipas: Quick-Step Floors
Resultados completos AQUI

© Helena Dias

© Helena Dias

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.