Machado, Gonçalves e Azevedo na Katusha Alpecin em 2017

Tiago Machado, José Gonçalves e José Azevedo são os três portugueses integrantes da equipa WorldTour Katusha Alpecin. Agora sediada na Suíça e com o novo patrocínio da marca de champôs Alpecin, a equipa apresentou-se à comunicação social em Benidorm, Espanha, no decorrer da concentração de duas semanas realizada perto de Calpe.

Para o novo director geral da equipa, o português José Azevedo, “Tudo se uniu mais depressa do que eu esperava, especialmente com todas as novas pessoas. Temos 40% de pessoas novas na equipa no que toca a corredores e também temos mudanças no lado do staff. Pode levar tempo para se integrarem no sistema e compreenderem como tudo funciona. Mas logo após a nossa primeira pequena concentração em Itália, em Outubro, fui para casa com uma sensação muito positiva sobre o que tinha visto. Em apenas quatro dias, vi pessoas a desenvolver uma boa conexão. Agora em Calpe, tivemos mais uma semana para trabalhar em conjunto e posso dizer que todos se sentem parte do grupo. Isto é muito importante para mim. A atmosfera e a mentalidade de grupo são boas. Quero que trabalhemos juntos para construir uma identidade Katusha Alpecin. A mensagem que partilhamos com o mundo é que trabalhamos com paixão, todos amamos o ciclismo e vamos lutar para ganhar corridas.”

Dando continuidade a uma ligação iniciada em 2015, Tiago Machado irá realizar a sua terceira temporada ao serviço da Katusha Alpecin, trazendo como melhores resultados em 2016 o 8º lugar no Circuit Cycliste Sarthe, 11º na Volta ao Algarve, 17º na Cadel Evans Great Ocean Road Race, 18º no Santos Tour Down Under, 19º no Giro del Piemonte, 22º no GP Industria & Artigianato e 27º no Amgen Tour of California.

José Gonçalves irá estrear-se no escalão mais alto do ciclismo internacional, vindo de dois anos de ligação com a espanhola Caja Rural-Seguros RGA e trazendo no palmarés a vitória em 2016 do Presidential Tour of Turkey, o triunfo de uma etapa na Volta a Portugal e no GP Internacional Beiras e Serra da Estrela, somando ainda o 4º lugar no Campeonato Nacional de Contra-relógio, 5º em Boucles de la Mayenne, 7º em Boucles de l’Aulne-Chateaulin, 12º no Trofeo Felanitx do Challenge Mallorca, 13º no GP de Plumelec-Morbihan e 23º na Volta a Portugal.

A fim de dar continuidade ao triunfante ano de 2016, pontuado de 25 vitórias e 40 pódios, a Katusha Alpecin terá como capitães de equipa Tony Martin, Ilnur Zakarin e Alexander Kristoff.

O campeão do mundo de contra-relógio, o alemão Tony Martin, irá lutar por vestir a primeira camisola amarela do Tour de France de 2017, dado que o prólogo será celebrado no seu país natal, Alemanha, focando-se também na Ronde van Vlaanderen, Paris-Roubaix e na conquista do quinto título mundial de contra-relógio. O russo Zakarin irá concentrar-se na classificação geral de duas grandes voltas, o Giro d’Italia e a Vuelta a España. O sprinter norueguês Kristoff focar-se-á nas clássicas da primavera até à rainha Paris-Roubaix, pretendendo repetir os triunfos de Milano-Sanremo (em 2014) e Ronde van Vlaanderen (em 2015), procurando ainda os triunfos de E3 Harelbeke e Gent Wevelgem.

A correr com bicicletas Canyon, a equipa Katusha Alpecin para 2017 contará com 26 corredores de 14 nacionalidades: Maxim Belkov (RUS), Jenthe Biermans (BEL), Sven Erik Bystrøm (NOR), José Gonçalves (POR), Marco Haller (AUT), Reto Hollenstein (SUI), Robert Kišerlovski (CRO), Pavel Kochetkov (RUS), Alexander Kristoff (NOR), Viacheslav Kuznetsov (RUS), Maurits Lammertink (HOL), Alberto Losada (ESP), Tiago Machado (POR), Matvey Mamykin (RUS), Tony Martin (GER), Marco Mathis (GER), Michael Mørkøv (DEN), Baptiste Planckaert (BEL), Nils Politt (GER), Jhonatan Restrepo (COL), Simon Špilak (SLO), Rein Taaramäe (EST), Ángel Vicioso (ESP), Mads Würtz Schmidt (DEN), Rick Zabel (GER), Ilnur Zakarin (RUS).

Team Katusha Alpecin 2017 (©Tim de Waele)

Sem comentários:

Enviar um comentário