Avançar para o conteúdo principal

Et1 Tour of the Gila: Montiel derruba Mogollon

Rafael Montiel, colombiano de 33 anos da equipa Orgullo Antioqueño, venceu hoje a primeira etapa do Tour of the Gila, prova de cinco dias pedalados no Novo México, Estado no sudoeste do Estados Unidos da América. 
Rafael Montiel ao final da etapa
(foto @TouroftheGila)
O calendário America Tour tem o encanto de quatro corridas. O Tour of the Gila inicia o quarteto mágico seguido pelo Amgen Tour of California, The Larry H. Miller Tour of Utah e USA Pro Challenge. O porquê deste encantamento é difícil de explicar. Talvez a explicação passe pela altitude a que estas provas são realizadas, as infindáveis auto-estradas por onde passa o pelotão sujeito ao vento que destrói a cumplicidade do grande grupo, as montanhas de dureza elevada e infindável que leva ao limite a vontade de vitória dos escaladores, nunca esquecendo os fãs entusiastas a desenhar apoio ao longo das jornadas.

No palmarés de Gila estão gravados nomes desde o primeiro Andy Bishop, em 1987, aos mais recentes vencedores: o norte-americano Levi Leipheimer (2009/10), o espanhol Francisco Mancebo (2011), o australiano Rory Sutherland (2012), o irlandês Philip Deignan (2013) e o americano Carter Jones (2014), que este ano não está presente para defender o título, pois rumou à WorldTour Giant-Alpecin, estando a sua ex-equipa Optum p/b Kelly Benefit Strategies presente para tentar nova vitória.

Nas cinco etapas, sempre em altitude, pouco terreno plano irão encontrar já que todas as jornadas contam com subidas categorizadas, à excepção da 4ª etapa celebrada no circuito de Silver City. Para compararmos a dureza a que o pelotão está sujeito, a nossa Torre na Serra da Estrela encontra-se a 1985m de altitude e os heróis do Tour of the Gila irão estar sempre a pedalar a essa ou mais altitude.

Neste primeiro dia rodaram 148 km entre Silver City e Mogollon, uma chegada de 1ª categoria a 2070m de altitude, também conhecida por Mogollon Historic District. Outrora, cidade mineira de riqueza infindável pela busca de ouro e prata, que as duas Grandes Guerras desertificaram devido à desvalorização do metal. Hoje, designada de cidade fantasma, sendo foco de atracção para turistas que se queiram perder por dias entre as lembranças do Museu mineiro e a natureza que vai apagando muitos vestígios do labor humano de anos passados.

Até chegar a esse cume, uma fuga de oito aventureiros desbravou caminho. Guillaume Boivin (Optum p/b Kelly Benefit Strategies), Martin Kohler (Drapac), Erik Slack (IRT Racing), Zack Noonan (Intermouintain Livewell-Bountiful Bicycle), Ian Holt (Alto Velo-Seasucker), Ansel Dickey (California Giant-Specialized), John Murphy (UnitedHealthcare) e Anthony Canevari (Canyon Bicycles-Shimano) chegaram a deter uma vantagem de 14 minutos, que na aproximação à dura escalada se desfez para metade.

Mogollon esperava impaciente pelos mais destemidos a enfrentar as suas pendentes. Os últimos 10 km marcavam no asfalto entre 4% e 19% de inclinação, começando verdadeiramente a subida a 4,5 km da meta, onde se encontravam as pendentes mais acentuadas entre 10% e 19%. Aí, Guillaume Boivin (Optum) e Martin Kohler (Drapac) usaram a dureza a seu favor, fugindo aos companheiros de fuga. Mas os últimos quilómetros foram cruéis, primeiramente com Kohler, que não aguentou a pedalada, e posteriormente com Boivin, que viu a vitória fugir pelas pedaladas do colombiano da equipa Orgullo Antioqueño.

Rafael Montiel bateu-se nos metros finais para chegar à frente da corrida, ultrapassar os rivais e derrubar as pendentes de Mogollon até à linha final, conquistando a primeira liderança do Tour of the Gila e também da montanha. O canadiano Boivin cruzou a meta em segundo, seguido de Christhian Montoya, colombiano companheiro do vencedor. Ansel Dickey (California Giant-Specialized) vestiu a camisola dos sprints.

O pelotão conta este ano com a presença lusitana de Rúben Guerreiro, a estrear-se na prova americana pela Axeon Cycling Team.

Amanhã, a segunda etapa vive-se em Fort Bayard num total de 122,6 km com três subidas de 3ª categoria, entre elas Pinos Altos e Meadow Creek. 

A fuga da 1ª etapa (foto @TouroftheGila)
Resultados Et1
1 Rafael Montiel (Col) Orgullo Antioqueño 3:40:45
2 Guillaume Boivin (Can) Optum p/b Kelly Benefit Strategies +33”
3 Christhian Montoya (Col) Orgullo Antioqueño +50”
4 Daniel Jaramillo Diez (Col) Jamis-Hagens Berman +55”
5 Michael Woods (Can) Optum p/b Kelly Benefit Strategies +57”
6 Chris Horner (USA) Airgas-Safeway +57”
7 Phillip Gaimon (USA) Optum p/b Kelly Benefit Strategies +1:02”
8 Janez Brajkovic (Slo) UnitedHealthcare +1:09”
9 Rob Britton (Can) Team Smartstop +1:12”
10 Robbie Squire (USA) Hincapie Racing Team +1:18”
58 Rúben Guerreiro (Por) Axeon Cycling Team +4:01”
Resultados completos aqui
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.