Avançar para o conteúdo principal

Quem é o vencedor do Troféu Joaquim Agostinho?

José Neves entrou em 2018 para a poderosa W52-FC Porto e com ela acabou de conquistar uma das corridas mais emblemáticas do calendário nacional: o Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho.

José Neves é o sucessor de Amaro Antunes na conquista
do Troféu Joaquim Agostinho (Foto: Helena Dias)

Também conhecido por José Fernandes, o jovem José Neves tem apenas 22 anos de idade (30/Outubro/1995), mas um passado feito de momentos marcantes no ciclismo. Por duas vezes campeão nacional de contra-relógio no escalão sub-23 (2015 e 2017), venceu em 2015 a Volta às Terras de Santa Maria e em 2017 encerrou a etapa do escalão sub-23 com a importante conquista da Volta a Portugal do Futuro, onde sobressaiu ao vencer a etapa rainha com o exigente final no alto de S. Macário.

Com raízes no btt, onde tudo começou ainda em cadete no ano de 2010, José Neves experimentou mais tarde a estrada, em 2012, vertente na qual se fixou em 2013 entrando na equipa júnior do Clube de Ciclismo José Maria Nicolau e na qual permaneceu no primeiro ano de sub-23. Em 2015, mudou-se para a equipa de clube Anicolor (actual Miranda-Mortágua), regressando em 2016 ao clube do Cartaxo (CCJMN). A época de 2017 foi vivida na Liberty Seguros-Carglass, subindo em 2018 ao escalão continental pela mão da W52-FC Porto.

Em 2018, José Neves veste o azul e branco da W52-FC Porto
(Foto: Helena Dias)

Na presente temporada, puxou dos galões logo numa das primeiras competições do ano, a Volta ao Alentejo, fazendo valer os dotes de contra-relogista no esforço individual de Castelo de Vide, onde por 8 segundos não roubou a vitória ao companheiro Gustavo Veloso.

Já no Campeonato Nacional de contra-relógio, ficou em quarto lugar a 1m28s da vitória de Domingos Gonçalves (RP-Boavista), tendo à sua frente a dupla internacional da Katusha-Alpecin, José Gonçalves e Tiago Machado.

Seja em ‘cronos’ curtos de 8 quilómetros ou mais longos de 33 quilómetros, José Neves defende-se bem na arte de pedalar contra o relógio e essa mais-valia concedeu-lhe a oportunidade de, pelo segundo ano consecutivo, estar na luta pela camisola amarela do Troféu Joaquim Agostinho.

José Neves no final do contra-relógio no Turcifal,
Troféu Joaquim Agostinho (Foto: Helena Dias)

No ano transacto, o terceiro lugar alcançado na etapa com chegada ao alto de Montejunto levou-o a vestir a amarela, que perderia na penúltima etapa para Amaro Antunes, em pleno circuito de Torres Vedras. Em 2018, a história repetiu-se, mas com um final bem diferente.

O 41.º Troféu Joaquim Agostinho apresentou-se com um figurino um pouco distinto de 2017, começando com o tradicional contra-relógio no Turcifal, seguindo-se as etapas com final no Sobral de Monte Agraço, o circuito de Torres Vedras e o culminar este ano no alto de Montejunto.

Após pedalar o segundo melhor tempo no prólogo, apenas superado por 3 segundos pelo internacional luso Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA), José Neves subiu ao comando da classificação geral no final da primeira etapa no Sobral, perdendo a liderança para Óscar Hernández (Aviludo-Louletano-Uli) precisamente na etapa que se seguiu em Torres Vedras. A história parecia repetir-se, mas o jovem natural de Évora não esmoreceu com os 21 segundos que o separavam da conquista do Troféu.

Apesar do trabalho da W52-FC Porto na defesa da amarela de José Neves, 
a camisola da liderança passou para Óscar Hernández no final do 
 circuito em Torres Vedras (Foto: Helena Dias)

Arrancou para a derradeira jornada na quarta posição da geral, mas a subida final de Montejunto fê-lo escalar ao mais alto lugar do pódio. Novamente terceiro na chegada de 1.ª categoria, atrás do vencedor Henrique Casimiro (Efapel) e de Joni Brandão (Sporting-Tavira), José Neves acabaria por conquistar em definitivo a camisola amarela, no mesmo local em que no ano transacto a tinha envergado pela primeira vez.

Se em 2017 o objectivo passava por vencer a camisola da juventude (que venceu), em 2018 apoderou-se não só dessa camisola como também da mais desejada, a camisola amarela do 41.º Troféu Joaquim Agostinho.

Há precisamente um ano atrás, José Neves confidenciou-nos que o objectivo para a presente temporada passava por sair de Portugal. Contudo, o director desportivo Nuno Ribeiro assegurou a jovem promessa para a W52-FC Porto, após perder um dos seus melhores homens de 2017, Amaro Antunes para a CCC Sprandi Polkowice, e também Joaquim Silva para a Caja Rural-Seguros RGA.

O futuro é uma carta em aberto, principalmente no que toca à carreira dos ciclistas. Se José Neves fica em Portugal no final da temporada ou segue as pedaladas dos ciclistas portugueses que ingressaram em equipas estrangeiras, é uma questão ainda guardada no segredo dos Deuses.

José Neves pode ser um dos próximos ciclistas lusos a partir para o
pelotão internacional (Foto: Helena Dias)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.