Avançar para o conteúdo principal

Domingos Gonçalves lidera ranking nacional


A dupla vitória do campeonato nacional de fundo e de contra-relógio elevou Domingos Gonçalves (RP-Boavista) ao primeiro lugar do ranking nacional APCP ‘Ciclista do Ano’, no final do mês de Junho. Xuban Errazkin (Vito-Feirense-Blackjack) destacou-se enquanto melhor sub-23 e Sporting-Tavira subiu à liderança por equipas.

 
Domingos Gonçalves (Foto: FPC)

O ciclista de 29 anos vive a segunda temporada ao serviço da RP-Boavista, após a passagem de um ano pela espanhola Caja Rural-Seguros RGA. Domingos Gonçalves marcou a primeira parte da época com exibições de força nas provas nacionais e não só. Embora sem contar para o ranking nacional, as diversas incursões por competições estrangeiras vieram comprovar a excelente forma em que se encontra, nomeadamente o segundo posto alcançado no contra-relógio dos Jogos do Mediterrâneo, em Tarragona, Espanha.

Por cá, Domingos Gonçalves conta já com a vitória das duas provas dos Nacionais e da Clássica da Primavera, o segundo lugar na geral do Troféu Liberty Seguros (composto por três provas) e três terceiros lugares em etapas do Grande Prémio JN, entre outros resultados proeminentes.

O somatório destes bons desempenhos levou Domingos Gonçalves a fechar o mês de Junho no comando do ranking APCP ‘Ciclista do Ano’ com 597 pontos, seguido de Joni Brandão (Sporting-Tavira) com 452 pontos e Luís Mendonça (Aviludo-Louletano-Uli) com 444 pontos. O anterior líder, Daniel Mestre (Efapel), desceu para o quarto lugar com 355 pontos. Na 29.ª posição surge o melhor jovem do ranking, Xuban Errazkin (Vito-Feirense-Blackjack), com 81 pontos.

No que toca ao ranking APCP ‘Equipa do Ano’, a armada verde e branca Sporting-Tavira assumiu a liderança com 1062 pontos, destronando os azuis e brancos da W52-FC Porto, que desceu para terceiro com 901 pontos. Na segunda posição, encontra-se a RP-Boavista com 970 pontos.




Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Pedro Lopes e Alcobaça CC, uma história de sucesso

Pedro Lopes (27/01/1999) é o mais recente vencedor da Taça de Portugal de Juniores 2017. Ao serviço da equipa de formação Alcobaça CC/Crédito Agrícola, o jovem de 18 anos conquistou o troféu mais almejado numa temporada que já conta com outras importantes vitórias. Natural de Leiria, Pedro Lopes é federado desde 2012, ano em que entrou para o Alcobaça Clube de Ciclismo, casa onde tem pedalado todos estes anos de formação. Com este Clube vestiu em 2015 a camisola de campeão nacional de contra-relógio no escalão de cadetes, obtendo em 2016 no escalão de juniores o título de vice-campeão nacional de fundo, ano em que conquistou a camisola da juventude (júnior de 1º ano) na Volta a Portugal de Juniores, sendo 3º na geral, agarrando a mesma camisola na Volta a Loulé, uma das principais provas deste escalão.