Avançar para o conteúdo principal

Domingos Gonçalves lidera ranking nacional


A dupla vitória do campeonato nacional de fundo e de contra-relógio elevou Domingos Gonçalves (RP-Boavista) ao primeiro lugar do ranking nacional APCP ‘Ciclista do Ano’, no final do mês de Junho. Xuban Errazkin (Vito-Feirense-Blackjack) destacou-se enquanto melhor sub-23 e Sporting-Tavira subiu à liderança por equipas.

 
Domingos Gonçalves (Foto: FPC)

O ciclista de 29 anos vive a segunda temporada ao serviço da RP-Boavista, após a passagem de um ano pela espanhola Caja Rural-Seguros RGA. Domingos Gonçalves marcou a primeira parte da época com exibições de força nas provas nacionais e não só. Embora sem contar para o ranking nacional, as diversas incursões por competições estrangeiras vieram comprovar a excelente forma em que se encontra, nomeadamente o segundo posto alcançado no contra-relógio dos Jogos do Mediterrâneo, em Tarragona, Espanha.

Por cá, Domingos Gonçalves conta já com a vitória das duas provas dos Nacionais e da Clássica da Primavera, o segundo lugar na geral do Troféu Liberty Seguros (composto por três provas) e três terceiros lugares em etapas do Grande Prémio JN, entre outros resultados proeminentes.

O somatório destes bons desempenhos levou Domingos Gonçalves a fechar o mês de Junho no comando do ranking APCP ‘Ciclista do Ano’ com 597 pontos, seguido de Joni Brandão (Sporting-Tavira) com 452 pontos e Luís Mendonça (Aviludo-Louletano-Uli) com 444 pontos. O anterior líder, Daniel Mestre (Efapel), desceu para o quarto lugar com 355 pontos. Na 29.ª posição surge o melhor jovem do ranking, Xuban Errazkin (Vito-Feirense-Blackjack), com 81 pontos.

No que toca ao ranking APCP ‘Equipa do Ano’, a armada verde e branca Sporting-Tavira assumiu a liderança com 1062 pontos, destronando os azuis e brancos da W52-FC Porto, que desceu para terceiro com 901 pontos. Na segunda posição, encontra-se a RP-Boavista com 970 pontos.




Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro