Avançar para o conteúdo principal

VPFuturo: Cyril Barthe veste a primeira amarela

Cyril Barthe é o primeiro camisola amarela da 25ª Volta a Portugal do Futuro. O ciclista da Fundación Euskadi impôs-se ao sprint em Oliveira do Hospital, completando o pódio o campeão nacional de fundo sub-23 Francisco Campos (Miranda-Mortágua) e o 4º classificado no nacional Paulo Silva (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés).


A 25ª edição da Volta a Portugal do Futuro deu o tiro de partida em Oliveira de Azémeis, com 86 corredores de 11 equipas a compor o jovem pelotão sub-23. À partida da etapa inaugural, teve lugar a homenagem ao ex-ciclista profissional Paulo Ferreira.

A primeira etapa percorreu 146,1 km até Oliveira do Hospital, tendo como prémios de montanha a 2ª categoria em Currais (km 23), 4ª categoria de S. João da Serra (km 42,8), 3ª categoria de Oliveira de Frades (km 55,8) e da Serra do Caramulo (km 78,1), tendo nesta subida surgido o ataque dos espanhóis Ibai Azurmendi (Fundación Euskadi) e Carlos Ruiz (Lizarte).

A dupla chegou a ter pouco mais de 2 minutos de vantagem para o pelotão, mas nos derradeiros quilómetros da jornada, o ritmo imposto pela equipa Liberty Seguros-Carglass reduziu a diferença para cerca de 1 minuto à falta de 10 km. Ibai Azurmendi foi o mais resistente da fuga, sendo o último alcançado.

Com a fuga anulada, na aproximação à meta Cyril Barthe arrancou num forte sprint, não dando hipótese aos adversários. A vitória da primeira etapa garantiu-lhe a camisola amarela da liderança da geral e também a verde da classificação dos pontos.

Nas demais classificações, Floryan Arnault (Delko Marseille) lidera a montanha e no colectivo impera a equipa Lizarte. A camisola da juventude é comandada pelo campeão nacional Francisco Campos, seguido de Jonathan Covanor (Delko Marseille) e Roger Adria (Lizarte).

Amanhã, a segunda etapa liga Arganil a S. Pedro do Sul (S. Macário) em 150,9 km.
 
Cyril Barthe triunfa em Oliveira do Hospital (© Volta a Portugal do Futuro)

Resultados Etapa 1 [resultados completos]
1º Cyril Barthe (Fundación Euskadi) 3:59:33
2º Francisco Campos (Miranda-Mortágua) mt
3º Paulo Silva (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés) mt
4º Cristan Mota (Aldro Team) mt
5º João Fernandes (Maia) mt
6º Jonathan Covanor (Delko Marseille) mt
7º Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass) mt
8º Lucas de Rossi (Delko Marseille) mt
9º Roger Adria (Lizarte) mt
10º Francisco Galvan (Lizarte) mt

Classificação Geral
1º Cyril Barthe (Fundación Euskadi) 3:59:33
2º Francisco Campos (Miranda-Mortágua) mt
3º Paulo Silva (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés) mt
4º Cristan Mota (Aldro Team) mt
5º João Fernandes (Maia) mt
6º Jonathan Covanor (Delko Marseille) mt
7º Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass) mt
8º Lucas de Rossi (Delko Marseille) mt
9º Roger Adria (Lizarte) mt
10º Francisco Galvan (Lizarte) mt

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.