Avançar para o conteúdo principal

José Neves campeão nacional sub-23 de crono

José Neves (Liberty Seguros-Carglass) sagrou-se esta sexta-feira campeão nacional sub-23 de contra-relógio, repetindo o título alcançado em 2015. No percurso de 22,6 km em Santa Maria da Feira, José Neves foi o ciclista mais rápido ao completar o esforço individual em 28 minutos e 1 segundo, a 48,400 km/h.

“Fico contente e muito motivado para continuar a apostar na minha carreira. Tenho pena que não possa usar a camisola tanto tempo quanto gostaria, uma vez que em Portugal não existem muitas provas de contra-relógio e na próxima época já serei Elite”, disse José Neves, ciclista de 21 anos e em estreia esta temporada na equipa Liberty Seguros-Carglass.

A 15 segundos da vitória ficou o companheiro de equipa e defensor do título Gaspar Gonçalves, fechando o pódio a 59 segundos o internacional João Almeida (Unieuro Trevigiani-Hemus 1896).

Resultados Completos CRI Sub-23
1º José Neves (Liberty Seguros-Carglass) 0:28:01 [48,400 km/h]
2º Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass) +15s
3º João Almeida (Unieuro Trevigiani-Hemus 1896) +59s
4º Tiago Antunes (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés) +1:08s
5º Jorge Magalhães (Miranda-Mortágua) +1:09s
6º André Ramalho (Jorbi-Team José Maria Nicolau) +1:10s
7º Daniel Viegas (Polartec-Fundación Contador) +1:17s
8º André Carvalho (Team Cipollini-Iseo Serrature Rime) +2:04s
9º Gonçalo Santos (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade) +2:19s
10º Rafael Apolinário (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés) +2:23s
11º Miguel Amorim (Spol-Concello Porriño-Abanca) +3:03s
12º Ivo Pinheiro (Spol-Concello Porriño-Abanca) +3:10s
13º Daniel Silva (ACDC Trofa) +3:12s
14º João Rocha (Maia) +3:15s
15º Cláudio Sousa (Jorbi-Team José Maria Nicolau) +3:20s
16º Sandro Branco (Jorbi-Team José Maria Nicolau) +3:29s
17º Hélder Silva (Maia) +3:48s
18º Hélder Machado (ACDC Trofa) +4:30s

José Neves campeão nacional sub-23 de crono (© João Fonseca)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.