Avançar para o conteúdo principal

GP Abimota: Vicente de Mateos veste 1ª amarela em Belmonte

Vicente de Mateos é o primeiro camisola amarela da 38ª edição do Grande Prémio Abimota. O espanhol da equipa Louletano-Hospital de Loulé venceu a etapa inaugural com uma vantagem de mais de um minuto para o vencedor da edição anterior Filipe Cardoso (RP-Boavista) e Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira), segundo e terceiro na meta em Belmonte.


A primeira etapa partiu de Proença-a-Nova para um total de 147,5 km, com chegada à 3ª categoria instalada em Belmonte, tendo a 63,2 km do final uma outra subida de 3ª categoria no Alto de Alpedrinha.

Vicente de Mateos integrou a fuga inicial da jornada vivida com temperaturas acima dos 35º graus, junto a Joaquim Silva (W52-FC Porto), Luís Fernandes (Sporting-Tavira) e o jovem José Neves (Liberty Seguros-Carglass). De Mateos mostrou-se mais forte do que os companheiros de fuga, seguindo em solitário à conquista da jornada, com uma vantagem de 1 minuto e 14 segundos para os mais directos perseguidores de um pelotão completamente fraccionado.

Além da vitória da etapa e da liderança da camisola amarela, Vicente de Mateos terminou o dia a comandar também a classificação por pontos, da montanha e dos sprints. Com este triunfo, De Mateos soma três esta temporada com a vitória da Clássica Aldeias do Xisto e do Troféu Liberty Seguros.

Nas demais classificações, Daniel Freitas (W52-FC Porto) comanda nas metas volantes e por equipas lidera Louletano-Hospital de Loulé, seguida da Efapel e da espanhola EC Cartucho.es-Magro.

Entre os mais jovens, o campeão nacional sub-23 de contra-relógio Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass) cruzou a meta em 10º lugar, sendo o melhor corredor de equipa de clube e estando no comando da camisola da juventude, seguido de Hugo Nunes (Miranda-Mortágua) e Andres Sacristan (EC Cartucho.es-Magro).

Amanhã, a segunda etapa irá ligar Penamacor ao Sabugal em 144,5 km.
 
Vicente de Mateos triunfa em Belmonte (© FPC)

Resultados Et1 [resultados completos]
1º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé 3:35:14 [41,1 km/h]
2º Filipe Cardoso (Por) RP-Boavista +1:14s
3º Frederico Figueiredo (Por) Sporting-Tavira +1:14s
4º David de la Fuente (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +1:14s
5º João Rodrigues (Por) W52-FC Porto +1:17s
6º Rafael Silva (Por) Efapel +1:19s
7º Luís Mendonça (Por) Louletano-Hospital de Loulé +1:23s
8º César Fonte (Por) LA Aluminios-Metalusa-Blackjack +1:23s
9º Jesus del Pino (Esp) Efapel +1:23s
10º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass +1:26s

Classificação Geral
1º Vicente Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé 3:35:04
2º Filipe Cardoso (Por) RP-Boavista +1:16s
3º Frederico Figueiredo (Por) Sporting-Tavira +1:20s
4º David de la Fuente (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +1:24s
5º João Rodrigues (Por) W52-FC Porto +1:27s
6º Rafael Silva (Por) Efapel +1:29s
7º César Fonte (Por) LA Aluminios-Metalusa-Blackjack +1:32s
8º Luís Mendonça (Por) Louletano-Hospital de Loulé +1:33s
9º Jesus del Pino (Esp) Efapel +1:33s
10º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass +1:36s

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.