Avançar para o conteúdo principal

GP Abimota: Ángel Sánchez vence etapa, De Mateos mantém amarela

O espanhol Ángel Sánchez (W52-FC Porto) alcançou a primeira vitória da temporada na segunda etapa do Grande Prémio Abimota. O camisola amarela Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) foi 8º na chegada ao Sabugal, mantendo o comando da geral.


A segunda etapa da 38ª edição do Grande Prémio Abimota partiu de Penamacor para um total de 144,5 km até ao Sabugal. Com apenas um prémio de montanha a ser superado neste dia, a fuga iniciou a sua aventura antes da 3ª categoria da Aldeia Histórica de Sortelha (km 73,7).

Na fuga estiveram Ángel Sánchez e Joaquim Silva (W52-FC Porto), Hugo Sancho (LA Alumínios-Metalusa-Blackjack), Egor Silin (RP-Boavista), Henrique Casimiro e Sérgio Paulinho (Efapel), que coroou o alto, mantendo a aventura uma vantagem de cerca de 2 minutos para o pelotão comandado pela equipa do camisola amarela Louletano-Hospital de Loulé, Sporting-Tavira e RP-Boavista.

À falta de 25 km, Ángel Sánchez e Henrique Casimiro deixaram os companheiros de fuga para trás, ficando a discussão da etapa entregue a este duo. Sánchez triunfou no Sabugal com 3 segundos de vantagem sobre Henrique Casimiro, alcançando para a W52-FC Porto a 13ª vitória da temporada. Filipe Cardoso (RP-Boavista) fechou o pódio da etapa a 7 segundos, encabeçando o grupo que se seguiu na meta e onde vinha Vicente de Mateos, que assim manteve a liderança da geral e lidera na montanha.

Nas demais classificações, Ángel Sánchez assumiu o comando das metas volantes, o companheiro de equipa Joaquim Silva da meta autarquias, Filipe Cardoso dos pontos e por equipas comanda agora a Efapel, seguida da W52-FC Porto e RP-Boavista.

Entre os mais jovens, Hugo Nunes (Miranda-Mortágua) foi 10º na meta, sendo o melhor corredor de equipa de clube e subindo ao comando da juventude, descendo para 2º Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass) e subindo a 3º Paulo Silva (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés).

Amanhã, a terceira etapa irá ligar Almeida a Manteigas em 171,2 km.
 
Ángel Sánchez vence a 2ª etapa do GP Abimota (© Helena Dias)

Resultados Et2 [resultados completos]
1º Ángel Sánchez (Esp) W52-FC Porto 3:36:10 [40,108 km/h]
2º Henrique Casimiro (Por) Efapel +3s
3º Filipe Cardoso (Por) RP-Boavista +7s
4º João Rodrigues (Por) W52-FC Porto +7s
5º Rafael Silva (Por) Efapel +7s
6º César Fonte (Por) LA Alumínios-Metalusa-Blackjack +7s
7º Frederico Figueiredo (Por) Sporting-Tavira +7s
8º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +7s
9º Jesus del Pino (Esp) Efapel +7s
10º Domingos Gonçalves (Por) RP-Boavista +13s

Classificação Geral
1º Vicente Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé 7:11:21
2º Filipe Cardoso (Por) RP-Boavista +1:12s
3º Frederico Figueiredo (Por) Sporting-Tavira +1:20s
4º João Rodrigues (Por) W52-FC Porto +1:27s
5º Rafael Silva (Por) Efapel +1:29s
6º César Fonte (Por) LA Alumínios-Metalusa-Blackjack +1:32s
7º Jesus del Pino (Esp) Efapel +1:33s
8º Henrique Casimiro (Por) Efapel +1:34s
9º Ángel Sánchez (Esp) W52-FC Porto +2:22s
10º Hugo Nunes (Por) Miranda-Mortágua +2:35s
______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Retrospectiva 2016: Liberty Seguros-Carglass

A equipa sub-23 Liberty Seguros-Carglass, do Bike Clube de Portugal, cumpriu o segundo ano na estrada sob a direcção desportiva do experiente Manuel Correia. O ano 2016 teve um balanço extremamente positivo, fechando o grupo no 7º lugar do Ranking APCP Equipa do Ano, sendo a primeira equipa de clube da tabela nacional. No Ranking APCP Ciclista do Ano, Ivo Oliveira obteve o título de melhor sub-23 da temporada.

Troféu Luso-Galaico é da Liberty Seguros-Carglass

A Liberty Seguros-Carglass sucede à Anicolor na conquista do Troféu Luso-Galaico, prova do calendário nacional direccionada às equipas de clube, responsáveis pela formação de qualidade praticada em Portugal. A equipa dirigida por Manuel Correia brilhou em pleno este domingo, triunfando na meta com Luís Gomes e conquistando o Troféu pelas pedaladas de Zulmiro Magalhães.