Avançar para o conteúdo principal

Rúben Guerreiro campeão nacional de fundo

Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo) repetiu o triunfo alcançado no escalão sub-23 em 2016 e em júnior em 2012, sagrando-se este domingo campeão nacional de fundo em elite. O ciclista de 22 anos venceu no selectivo circuito de Gondomar, ficando o vencedor da Volta a Portugal 2016 Rui Vinhas (W52-FC Porto) com a medalha de prata e o bronze para Ricardo Vilela (Manzana Postobón).


Um pelotão de 51 elites disputou em Gondomar, Cidade Europeia do Desporto 2017, a prova de fundo dos Campeonatos Nacionais. O exigente circuito de 17,7 km incluiu uma dura rampa e dez voltas num total de 177 km.

As primeiras voltas foram bastante movimentadas, com um numeroso grupo a tomar a frente da corrida, mas sem sucesso. Nas tentativas sucessivas de fugir ao pelotão, um quarteto conseguiu construir à 4ª passagem pela meta uma vantagem de meio minuto para os demais adversários. O campeão de 2010 Rui Sousa (RP-Boavista), João Matias (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack), João Rodrigues (W52-FC Porto) e Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira) tentaram resistir na frente, vendo chegar à sua companhia mais 13 corredores na 6ª passagem pela meta, tendo uma vantagem de quase 2 minutos para um trio e cerca de 4 minutos para o pelotão de 12 unidades.

Nas últimas voltas ao circuito em Gondomar, o pelotão foi ficando cada vez mais reduzido e a frente de corrida ganhou novo protagonista na 7ª volta com um ataque em solitário de Joaquim Silva (W52-FC Porto), que em 2014 se sagrou campeão nacional em sub-23.

A curta vantagem levou a nova mudança na frente. A duas voltas para o fim, o campeão nacional de contra-relógio Domingos Gonçalves (RP-Boavista) e Tiago Ferreira (W52-FC Porto) conseguiram uma distância de 10 segundos para um grupo de 16 corredores.

À entrada dos derradeiros 17,7 km e com 21 corredores em prova, Domingos Gonçalves seguiu isolado na frente com uma vantagem de 1 minuto e 22 segundos, mas a infelicidade de uma queda na derradeira volta privou-o de discutir a vitória.

No final do dia, o jovem internacional Rúben Guerreiro agarrou a vitória do Campeonato Nacional de Fundo, por 3 segundos sobre Rui Vinhas e Ricardo Vilela. Um triunfo importante na sua temporada de estreia no WorldTour com a esquadra Trek-Segafredo [entrevista de Janeiro].
 
Rúben Guerreiro campeão nacional de fundo elite (© João Fonseca)

Pódio Nacional de Fundo: 1º Rúben Guerreiro, 2º Rui Vinhas, 3º Ricardo Vilela (© João Fonseca)

Resultados Completos Prova de Fundo Elites
1º Rúben Guerreiro (Trek-Segafedo) 4:36:25 [38,420 km/h]
2º Rui Vinhas (W52-FC Porto) +3s
3º Ricardo Vilela (Manzana Postobón) +3s
4º José Gonçalves (Katusha-Alpecin) +9s
5º Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira) +13s
6º António Carvalho (W52-FC Porto) +24s
7º Domingos Gonçalves (RP-Boavista) +32s
8º Tiago Machado (Katusha-Alpecin) +2:46s
9º João Rodrigues (W52-FC Porto) +2:46s
10º César Fonte (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) +2:46s
11º Rafael Silva (Efapel) +2:48s
12º Joni Brandão (Sporting-Tavira) +2:48s
13º Henrique Casimiro (Efapel) +2:55s
14º David Rodrigues (RP-Boavista) +2:55s
15º Joaquim Silva (W52-FC Porto) +8:40s
16º Daniel Freitas (W52-FC Porto) +8:40s
17º Luís Afonso (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) +8:40s
18º Sérgio Paulinho (Efapel) +8:41s
19º Rui Sousa (RP-Boavista) +8:41s
20º Tiago Ferreira (W52-FC Porto) +8:41s
21º José Mendes (BORA-hansgrohe) +8:41s
DNF Luís Mendonça (Louletano-Hospital de Loulé)
DNF Fábio Oliveira (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade)
DNF Márcio Barbosa (ACDC Trofa)
DNF André Cardoso (Trek-Segafredo)
DNF João Matias (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack)
DNF Hélder Ferreira (Louletano-Hospital de Loulé)
DNF Daniel Mestre (Efapel)
DNF João Benta (RP-Boavista)
DNF Amaro Antunes (W52-FC Porto)
DNF Filipe Cardoso (RP-Boavista)
DNF Luís Fernandes (Sporting-Tavira)
DNF Luís Gomes (RP-Boavista)
DNF Samuel Caldeira (W52-FC Porto)
DNF Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA)
DNF Bruno Silva (Efapel)
DNF Hugo Sancho (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack)
DNF Júlio Gonçalves (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade)
DNF Patrick Videira (Maia)
DNF Ricardo Mestre (W52-FC Porto)
DNF Nuno Almeida (Louletano-Hospital de Loulé)
DNF António Barbio (Efapel)
DNF Fábio Silvestre (Sporting-Tavira)
DNF Rúben Veloso (ACDC Trofa)
DNF Zulmiro Magalhães (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack)
DNF Guillaume de Almeida (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack)
DNF João Letras (Louletano-Hospital de Loulé)
DNF Pedro Paulinho (Louletano-Hospital de Loulé)
DNF Ricardo Vale (RP-Boavista)
DNF Válter Pereira (Sporting-Tavira)
DNF Leonel Coutinho (Supermercados Froiz)

______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...