Avançar para o conteúdo principal

Fiona Hunter-Johnston na liderança da Taça de Portugal Femininas

A região algarvia recebeu este fim-de-semana as duas primeiras provas da Taça de Portugal Femininas. A britânica Fiona Hunter-Johnston (Fusion Fierlan RT) imperou em ambas as corridas, liderando o ranking da Taça em elites.

Fiona Hunter-Johnston lidera Taça de Portugal Femininas (© João Fonseca / FPC)

Na tarde de sábado, o pelotão feminino disputou a primeira prova pontuável em Loulé, numa competição realizada na pista Bexiga Peres. Entre as ciclistas elite, Fiona Hunter-Johnston (Fusion Fierlan RT) foi a mais rápida no final das 70 voltas, num total de 28 km, completando o pódio a lusa Natacha Carapeto (Bairrada) e a estoniana Maaris Meier (Maiatos/Reabnorte).

Nas demais categorias, Maria Martins (Bairrada) impôs-se em juniores, Joana Pereira (5Quinas/Município de Albufeira) em cadetes e a companheira de equipa Lisa Torpes em master, tendo a equipa 5Quinas/Município de Albufeira imperado no colectivo.

Na manhã deste domingo, o pelotão feminino rumou a Albufeira para uma batalha de 73,8 km, no final da qual Fiona Hunter-Johnston (Fusion Fierlan RT) saiu novamente vitoriosa, consolidando desta forma o comando da Taça de Portugal. Completaram o pódio em elites Irina Coelho (5Quinas/Município de Albufeira) e a companheira de equipa Liliana Jesus, vencedora da Taça em 2016.

Nas demais categorias, Maria Martins (Bairrada) obteve nova vitória em juniores, Daniela Campos (5Quinas/Município de Albufeira) triunfou em cadetes, subindo à liderança no seu escalão, e a companheira de equipa Lisa Torpes bisou em master, tendo a equipa 5Quinas/Município de Albufeira imperado novamente no colectivo.

Resultados completos 1ª prova, aqui.
Resultados completos 2ª prova, aqui.
Ranking Taça de Portugal Femininas, aqui.

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).