Avançar para o conteúdo principal

David Rosa no pódio da Copa Internacional Levorin de MTB

O português David Rosa (Tropix) terminou no 3º lugar do pódio a 22ª edição da Copa Internacional Levorin de MTB. Os lugares cimeiros foram ocupados pelo vencedor Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) e Soto Catriel (Argentina).

Depois de fechar há precisamente um mês no 5º lugar da 4Stage MTB Race Lanzarote, na qual venceu a derradeira etapa (rainha), David Rosa terminou a competição brasileira em 3º da geral, a mesma posição alcançada na etapa final: “A prova foi muito dura. Tentei endurecer o ritmo na primeira e segunda voltas, no entanto a partir da terceira volta não me senti tão bem. Avancini estava muito forte, na última volta ele ganhou uma vantagem e como eu já não tinha pernas para mais consegui o terceiro lugar. Mas estou satisfeito pela corrida que fiz.”

David Rosa esteve sempre nos lugares cimeiros ao longo da Copa Internacional Levorin de MTB, terminando as duas primeiras etapas entre os primeiros cinco classificados. Na geral final, o olímpico luso ficou a 1m18s de Avancini, que revalidou o título alcançado nos anos anteriores.

Este resultado é de extrema relevância para David Rosa, pois a Copa Internacional Levorin de MTB pontua para o Ranking da UCI, fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, máximo objectivo para o ciclista português.

A garra de David Rosa na Copa Internacional Levorin de MTB (© Thiago Lemos)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.