Avançar para o conteúdo principal

Apresentação oficial Sport Ciclismo S. João de Ver: “Desde a Galiza estamos muito orgulhosos desta equipa”

As equipas Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade, do clube de formação Sport Ciclismo São João de Ver, foram apresentadas oficialmente no passado dia 20 de Março na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira. No decorrer da cerimónia foi também divulgada a 26ª edição da Volta às Terras de Santa Maria – Troféu Fernando Mendes.

Equipa Sub-23 Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade (© Filipe Oliveira)

O evento contou com a presença de ilustres convidados, nomeadamente o presidente da Federação Galega de Ciclismo Juan Carlos Muñizo presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo Delmino Pereira, a vereadora do desporto da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira Cristina Tenreiro, o presidente da mesa da Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira Amadeu Albergaria, o presidente da Junta de S. João de Ver Amaro Araújo, o director da Volta a Portugal Joaquim Gomes, o vencedor da Volta a Portugal de 1969 Joaquim Andrade e os ciclistas profissionais formados na casa Rafael Silva (Efapel), Luís Afonso (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack), Joni Brandão e Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira).

O presidente Juan Carlos Muñiz falou da importante ligação existente no ciclismo entre Portugal e Espanha, sublinhando o papel do Sport Ciclismo S. João de Ver: “Para nós é um prazer poder estar aqui nesta apresentação e queremos agradecer pelo convite. Desde a Galiza estamos muito orgulhosos desta equipa, que é uma referência e está sempre convidada para todas as corridas que temos na Galiza, tendo um papel muito importante, sempre a defender as cores dos seus patrocinadores que apostam pelo ciclismo e pelos valores deste desporto como o companheirismo, o trabalho em equipa, a perseverança, o sacrifício e os hábitos saudáveis. Na Galiza queremos também apostar no ciclismo português, que tem sido importante para os ciclistas galegos como Veloso, Marque, Delio Fernández, Ángel Sánchez Rebollido, Oscar ou Samuel. A verdade é que muitos corredores galegos correm em Portugal. É de agradecer e, por isso, aqui estamos a agradecer ao país vizinho, aos irmãos portugueses aqui presentes, apoiando-nos uns aos outros.”

O presidente Fernando Vasco declarou à Rádio Clube da Feira sobre a prova: “Entendemos que deveríamos dar oportunidade aos mais jovens, neste caso aos juniores de 2º ano, de participar e competir com ciclistas de mais alguma idade, que neste caso são os sub-23, escalão que no ano a seguir irão integrar e este é um primeiro contacto que têm com esses próximos adversários.” Acrescentou: “Santa Maria da Feira é um concelho rico em história no ciclismo, temos um grande palmarés no ciclismo nacional e internacional e temos muitos amantes da modalidade. O Circuito do Castelo, que normalmente se realiza no domingo, traz milhares de pessoas a aplaudir os ciclistas.”

O director desportivo Joaquim Andrade declarou à Rádio: “Como equipa, temos trabalhado para formar ciclistas, lançar ciclistas que hoje em dia nos podemos orgulhar de ter a correr nos quatro cantos do mundo, alguns no topo do ciclismo mundial. O nosso objectivo é continuar esse trabalho para que daqui a alguns anos alguns destes ciclistas sejam dos melhores do mundo.”

O presidente Delmino Pereira afirmou à Rádio: “É uma prova com muita tradição, já se faz há muitos anos e com a importância de se fazer numa terra de ciclismo. Para nós é motivo de grande satisfação assistir à realização todos os anos desta prova. A principal novidade este ano é permitir a participação conjunta da categoria júnior de 2º ano, o que vai provocar um pelotão mais numeroso de 150 a 160 ciclistas, o que é óptimo. A melhor forma de os fazer crescer e evoluir é o facto proporcionar grandes corridas e fazê-lo em provas já com história, o que estimula os jovens a vencer.”

A 26ª edição da Volta às Terras de Santa Maria – Troféu Fernando Mendes está na estrada nos próximos dias 1 e 2 de Abril, unindo este ano no pelotão os escalões sub-23 e juniores. No primeiro dia viver-se-á uma etapa com chegada a Rio Meão. Para o segundo dia está reservado o contra-relógio de manhã no Europarque, sendo disputado à tarde o tradicional Circuito do Castelo.

A equipa de sub-23 é constituída por André Santos, Diogo Ferreira, Edgar Fonte, Fábio Silva, Fábio Oliveira "Russo", João Leite, João Santos, Jorge Alves, Júlio Gonçalves, Pedro Braga e Pedro Poeira. Joaquim Andrade é o director desportivo, Paulo Vieira massagista e Carlos Pinho mecânico.

A equipa de juniores é constituída por Afonso Leite, António Ferreira, Daniel Couto, Diogo Barbosa, Eduardo Cunha, Gabriel Pinho, Henrique Rodrigues, João Pinho, Joel Silva, Leonardo Soares, Pedro Andrade, André Rodrigues, Rafael Pedrosa e Rui Vieira. Filipe Amorim é o director desportivo e Carlos Batista director.

A equipa de cadetes é constituída por André Paiva, Diogo Faustino, Francisco Gouveia, João António, Jorge Pinho, Miguel Moreira e Samuel Oliveira. Luís Gonçalves é o director desportivo e Rui Madureira director.

A equipa feminina é constituída por Ana Costa, Diana Marques, Mariana Almeida e Sara Neves. Luís Gonçalves é o director desportivo e Rui Madureira director.

O Sport Ciclismo São João de Ver continua a sua aposta no paraciclismo pelo segundo ano consecutivo com o atleta Ricardo Gomes.


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.