Avançar para o conteúdo principal

Sam Bennett conquista primeira vitória WorldTour para BORA-hansgrohe

Sam Bennett, companheiro do campeão nacional José Mendes, conquistou para a BORA-hansgrohe a primeira vitória WorldTour da temporada na terceira etapa da competição francesa Paris-Nice. No final ao sprint, o ciclista irlandês deixou atrás de si o norueguês Alexander Kristoff (Katusha-Alpecin) e o alemão John Degenkolb (Trek-Segafredo).

O triunfo de Sam Bennett em Chalon-Sur-Saône (© BORA-hansgrohe / Stiehl Photography)

A jornada decorreu entre Chablis e Chalon-Sur-Saône, ao longo de 190 km, com uma fuga que chegou a ter perto de 8 minutos de vantagem. Assim que as equipas dos sprinters tomaram o comando do pelotão, essa vantagem foi sendo reduzida para 4 minutos na primeira subida em Côte de Grandmont (km 128) e para 1 minuto na segunda e última escalada em Côte de Charrecey, a 25 km do final. Nos decisivos 3 km, a fuga já tinha sido alcançada, rumando o pelotão para um final ao sprint.

A esquadra BORA-hansgrohe pedalou arduamente para alcançar a vitória, primeiramente com o trabalho de Michael Kolar e depois Juraj Sagan, culminando com Patrick Konrad a 500m. Sam Bennett finalizou o trabalho dos companheiros com o definitivo ataque a 200m da linha, que o fez obter a sua primeira vitória WorldTour.

“Perseguia essa primeira vitória WorldTour há já algum tempo e sinto agora um grande alívio. Os rapazes fizeram um trabalho incrível. Primeiro, Michael e Juraj trouxeram-me para a frente e depois, à falta de 500m, Patrick veio com muita velocidade. Consegui ficar na sua roda e nesse momento fiquei perfeitamente posicionado à falta de 300m. Lancei o meu sprint a 200m e sempre senti que podia ganhar. É óptimo ter essa vitória. Sofri imenso o ano passado no Tour de France, depois da minha queda na primeira etapa, mas aguentei e fui até Paris. Penso que terminar esse Grand Tour trouxe-me para outro nível”, declarou Sam Bennett.

José Mendes encontra-se com a equipa BORA-hansgrohe na competição francesa, oucpando após a terceira etapa o 155º lugar na geral. Paris-Nice termina no próximo dia 12 e é liderada até ao momento pelo francês Arnaud Démare (FDJ).


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.