Avançar para o conteúdo principal

Sam Bennett conquista primeira vitória WorldTour para BORA-hansgrohe

Sam Bennett, companheiro do campeão nacional José Mendes, conquistou para a BORA-hansgrohe a primeira vitória WorldTour da temporada na terceira etapa da competição francesa Paris-Nice. No final ao sprint, o ciclista irlandês deixou atrás de si o norueguês Alexander Kristoff (Katusha-Alpecin) e o alemão John Degenkolb (Trek-Segafredo).

O triunfo de Sam Bennett em Chalon-Sur-Saône (© BORA-hansgrohe / Stiehl Photography)

A jornada decorreu entre Chablis e Chalon-Sur-Saône, ao longo de 190 km, com uma fuga que chegou a ter perto de 8 minutos de vantagem. Assim que as equipas dos sprinters tomaram o comando do pelotão, essa vantagem foi sendo reduzida para 4 minutos na primeira subida em Côte de Grandmont (km 128) e para 1 minuto na segunda e última escalada em Côte de Charrecey, a 25 km do final. Nos decisivos 3 km, a fuga já tinha sido alcançada, rumando o pelotão para um final ao sprint.

A esquadra BORA-hansgrohe pedalou arduamente para alcançar a vitória, primeiramente com o trabalho de Michael Kolar e depois Juraj Sagan, culminando com Patrick Konrad a 500m. Sam Bennett finalizou o trabalho dos companheiros com o definitivo ataque a 200m da linha, que o fez obter a sua primeira vitória WorldTour.

“Perseguia essa primeira vitória WorldTour há já algum tempo e sinto agora um grande alívio. Os rapazes fizeram um trabalho incrível. Primeiro, Michael e Juraj trouxeram-me para a frente e depois, à falta de 500m, Patrick veio com muita velocidade. Consegui ficar na sua roda e nesse momento fiquei perfeitamente posicionado à falta de 300m. Lancei o meu sprint a 200m e sempre senti que podia ganhar. É óptimo ter essa vitória. Sofri imenso o ano passado no Tour de France, depois da minha queda na primeira etapa, mas aguentei e fui até Paris. Penso que terminar esse Grand Tour trouxe-me para outro nível”, declarou Sam Bennett.

José Mendes encontra-se com a equipa BORA-hansgrohe na competição francesa, oucpando após a terceira etapa o 155º lugar na geral. Paris-Nice termina no próximo dia 12 e é liderada até ao momento pelo francês Arnaud Démare (FDJ).


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Daniel Lima assina pela Israel Cycling Academy

Daniel Lima é o terceiro ciclista da equipa júnior Bairrada a internacionalizar-se em 2023. O Cycling & Thoughts confirmou com o jovem ciclista de 18 anos a sua contratação por duas épocas com a equipa continental Israel Cycling Academy , satélite da Israel-Premier Tech onde corre o britânico Chris Froome, vencedor de quatro Voltas a França, duas Voltas a Espanha e uma Volta a Itália, e que tem na estrutura dois portugueses, o nutricionista Gabriel Martins e o soigneur Pedro Claudino.   Daniel Lima nos Campeonatos Nacionais de Juniores 2022 (foto: Helena Dias) Depois de oficializada a contratação do campeão nacional António Morgado e de Gonçalo Tavares pela norte-americana Hagens Berman Axeon, é chegada a vez de Daniel Lima , também de 18 anos, rumar ao pelotão internacional pela mão da Israel Cycling Academy , equipa que já marcou presença nas mais importantes provas lusas, como a Volta a Portugal e o Troféu Joaquim Agostinho, e que distribui o seu calendário por corridas ma...