Avançar para o conteúdo principal

Apresentação Miranda-Mortágua, equipa jovem de grandes talentos

No passado sábado, 25 de Fevereiro, o Centro de Animação Cultural em Mortágua recebeu a apresentação oficial da equipa de clube sub-23 Miranda-Mortágua. Na cerimónia foi também apresentada a 10ª Maratona BTT de Mortágua (26/Março) e o 17º Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua (25/Abril), prova pontuável da Taça de Portugal Elites/Sub-23.

Miranda-Mortágua 2017 (© Equipa)



Em 2017, a equipa Miranda-Mortágua surge de imagem totalmente renovada, com novas cores e nova designação, tendo iniciado a temporada com uma importante vitória na Prova de Abertura – Região de Aveiro por Francisco Campos [entrevista], que ocupa o 4º lugar na abertura do Ranking APCP Ciclista do Ano, sendo o primeiro sub-23 da tabela nacional no final do mês de Fevereiro.

Juntamente com Francisco Campos, integram a equipa Fábio Mansilhas, Gonçalo Carvalho, Hugo Nunes, Iúri Leitão, João Antunes, Jorge Magalhães, Luís Cunha, Sebastião Ramos e Xavier Silva. O comando técnico pertence a Pedro Silva, contando no staff com Carlos Ribeiro (mecânico) e Daniel Sousa (massagista).

O evento contou com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo Delmino Pereira, a presidente da Associação Regional de Ciclismo de Viseu Ana Paula Tomás e o presidente da Câmara Municipal Júlio Norte, entre outros convidados e patrocinadores.

Delmino Pereira destacou o facto: “Um treinador ir buscar um lote de corredores com 18, 19 ou 20 anos é um acto de coragem. Era mais fácil ir buscar corredores já com experiência e provas dadas, mas o mais difícil é formar.” Tendo partilhado o pelotão no tempo de ciclista profissional, Delmino Pereira referiu que Pedro Silva pertence a um grupo restrito de ex-ciclistas, que continuam a dar o seu contributo à modalidade, mantendo o entusiasmo e paixão pelo ciclismo.

O presidente da Câmara Júlio Norte lembrou o facto de grandes nomes do ciclismo nacional terem passado pela equipa de Mortágua na sua formação: “Foi aqui que começaram, receberam o estímulo para continuar e, por isso, lembram sempre o papel de Pedro Silva no seu trajecto.” Acrescentou também que Pedro Silva “trabalha, forma e transforma atletas amadores e muitos jovens em ciclistas de grande qualidade, campeões. Vive e respira ciclismo com uma enorme paixão, dedicação e determinação.”

João Miranda, administrador da Miranda & Irmão Lda, empresa especializada no fabrico de componentes para bicicletas e principal patrocinador da equipa, afirmou: “Somos uma marca global, consideramos que também é importante apoiar este projecto, na medida em que podemos ter o feedback para uma melhoria contínua dos nossos produtos. Além disso, consideramos também importante apoiar estes jovens talentos com os meios necessários para serem campeões amanhã.”

O director desportivo Pedro Silva destacou o trabalho que se faz em Mortágua na área do ciclismo como estando “ao nível do que de melhor se faz a nível nacional”, acrescentando sobre o grupo de 2017: “ É uma equipa muito jovem, de grandes talentos, formada por jovens dedicados, que saem todos os dias para treinar com paixão pelo ciclismo.”

Pedro Silva não deixou de referir a importante vitória alcançada logo na abertura da temporada. “Foi um momento histórico, porque nunca tinha acontecido algo idêntico no ciclismo português.” Concluiu sobre a chegada do novo patrocinador Miranda & Irmão Lda: “É uma marca de referência no fabrico de componentes para bicicletas de ciclismo com uma larga experiência. Estamos muito satisfeitos e acredito que esta parceria vai ser longa e mutuamente proveitosa.”

A cerimónia no Centro de Animação Cultural contou ainda com a actuação da banda “Cordas Partidas”, de Mortágua.

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.