Avançar para o conteúdo principal

Apresentação Miranda-Mortágua, equipa jovem de grandes talentos

No passado sábado, 25 de Fevereiro, o Centro de Animação Cultural em Mortágua recebeu a apresentação oficial da equipa de clube sub-23 Miranda-Mortágua. Na cerimónia foi também apresentada a 10ª Maratona BTT de Mortágua (26/Março) e o 17º Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua (25/Abril), prova pontuável da Taça de Portugal Elites/Sub-23.

Miranda-Mortágua 2017 (© Equipa)



Em 2017, a equipa Miranda-Mortágua surge de imagem totalmente renovada, com novas cores e nova designação, tendo iniciado a temporada com uma importante vitória na Prova de Abertura – Região de Aveiro por Francisco Campos [entrevista], que ocupa o 4º lugar na abertura do Ranking APCP Ciclista do Ano, sendo o primeiro sub-23 da tabela nacional no final do mês de Fevereiro.

Juntamente com Francisco Campos, integram a equipa Fábio Mansilhas, Gonçalo Carvalho, Hugo Nunes, Iúri Leitão, João Antunes, Jorge Magalhães, Luís Cunha, Sebastião Ramos e Xavier Silva. O comando técnico pertence a Pedro Silva, contando no staff com Carlos Ribeiro (mecânico) e Daniel Sousa (massagista).

O evento contou com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo Delmino Pereira, a presidente da Associação Regional de Ciclismo de Viseu Ana Paula Tomás e o presidente da Câmara Municipal Júlio Norte, entre outros convidados e patrocinadores.

Delmino Pereira destacou o facto: “Um treinador ir buscar um lote de corredores com 18, 19 ou 20 anos é um acto de coragem. Era mais fácil ir buscar corredores já com experiência e provas dadas, mas o mais difícil é formar.” Tendo partilhado o pelotão no tempo de ciclista profissional, Delmino Pereira referiu que Pedro Silva pertence a um grupo restrito de ex-ciclistas, que continuam a dar o seu contributo à modalidade, mantendo o entusiasmo e paixão pelo ciclismo.

O presidente da Câmara Júlio Norte lembrou o facto de grandes nomes do ciclismo nacional terem passado pela equipa de Mortágua na sua formação: “Foi aqui que começaram, receberam o estímulo para continuar e, por isso, lembram sempre o papel de Pedro Silva no seu trajecto.” Acrescentou também que Pedro Silva “trabalha, forma e transforma atletas amadores e muitos jovens em ciclistas de grande qualidade, campeões. Vive e respira ciclismo com uma enorme paixão, dedicação e determinação.”

João Miranda, administrador da Miranda & Irmão Lda, empresa especializada no fabrico de componentes para bicicletas e principal patrocinador da equipa, afirmou: “Somos uma marca global, consideramos que também é importante apoiar este projecto, na medida em que podemos ter o feedback para uma melhoria contínua dos nossos produtos. Além disso, consideramos também importante apoiar estes jovens talentos com os meios necessários para serem campeões amanhã.”

O director desportivo Pedro Silva destacou o trabalho que se faz em Mortágua na área do ciclismo como estando “ao nível do que de melhor se faz a nível nacional”, acrescentando sobre o grupo de 2017: “ É uma equipa muito jovem, de grandes talentos, formada por jovens dedicados, que saem todos os dias para treinar com paixão pelo ciclismo.”

Pedro Silva não deixou de referir a importante vitória alcançada logo na abertura da temporada. “Foi um momento histórico, porque nunca tinha acontecido algo idêntico no ciclismo português.” Concluiu sobre a chegada do novo patrocinador Miranda & Irmão Lda: “É uma marca de referência no fabrico de componentes para bicicletas de ciclismo com uma larga experiência. Estamos muito satisfeitos e acredito que esta parceria vai ser longa e mutuamente proveitosa.”

A cerimónia no Centro de Animação Cultural contou ainda com a actuação da banda “Cordas Partidas”, de Mortágua.

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.