Avançar para o conteúdo principal

Rui Costa na Tirreno-Adriatico: “Como sempre tentei fazer o meu melhor”

Rui Costa (UAE Team Emirates) fechou a prova italiana Tirreno-Adriatico em 18º da geral, descendo para 15º lugar no Ranking Individual UCI WorldTour. Richie Porte (BMC) manteve a liderança na tabela da União Ciclista Internacional.

Rui Costa na 4ª etapa da Tirreno-Adriatico entre Montalto di Castro - Terminillo (© Bettini)

Com sete provas finalizadas até ao momento do calendário UCI WorldTour, Rui Costa esteve presente em duas vencendo o Abu Dhabi Tour e finalizando em 18º a Tirreno-Adriatico. Continua a manter-se nos lugares cimeiros do Ranking WorldTour, ocupando o 15º lugar com 376 pontos, mais 30 somados na Tirreno-Adriatico, apesar das más sensações causadas por uma constipação.

Rui Costa afirmou: “Sabia que a situação na Tirreno-Adriatico seria diferente daquela de Abu Dhabi Tour e a constipação tornou as coisas ainda mais difíceis. Mas não me deixei desesperar, como sempre tentei fazer o meu melhor, dado que me interessava perceber qual o meu nível de competitividade, tendo em conta o facto de Tirreno-Adriatico ser uma parte do percurso que me irá levar às Clássicas das Ardenas e à minha estreia no Giro d’Italia. Nas próximas semanas irei realizar treinos em altitude para afinar a minha condição com vista às Clássicas das Ardenas.”

O australiano Richie Porte manteve-se no comando com 812 pontos, subindo ao 2º lugar do Ranking WorldTour o conterrâneo Rohan Dennis (BMC) com 653 pontos, 2º classificado na Tirreno-Adriatico, e escalando ao 3º lugar o colombiano vencedor da Tirreno Nairo Quintana (Movistar Team) com 620 pontos.

Também na tabela UCI encontram-se os lusos José Gonçalves (Katusha-Alpecin) em 66º lugar com 65 pontos, Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo) em 100º com 30 pontos e Tiago Machado (Katusha-Alpecin) em 176º com 10 pontos.

Ainda neste mês de Março, as competições pontuáveis para o Ranking UCI WorldTour são Milano-Sanremo a 18, Volta a Catalunya entre os dias 20 e 26, seguindo-se Dwars Door Vlaanderen a 22, Record Bank E3 Harelbeke a 24 e Gent-Wevelgem a 26.

Ver Ranking UCI WorldTour completo, aqui.


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...