Avançar para o conteúdo principal

Nasce a equipa feminina de estrada Maiatos/Reabnorte

Maiatos/Reabnorte é a nova equipa feminina de ciclismo de estrada. O primeiro estágio rumo a 2017 teve lugar este fim-de-semana no Quartel da Sra. da Horta, no Porto.

A fim de promover a integração e fortalecer o espírito de grupo, durante três dias (18 a 20 deste mês) as atletas da estreante equipa feminina Maiatos/Reabnorte protagonizaram sessões de treino intensivo no Quartel da Sra. da Hora [fotos de Júlio Ornelas], orientadas pelo Regimento de Transmissões do Porto. Aliada à preparação física, as ciclistas desenvolveram também uma sessão de bicicleta em redor da cidade do Porto.

Uma das mais conceituadas ciclistas femininas da actualidade e integrante da equipa, Ana Rita Vigário falou ao Cycling & Thoughts sobre este primeiro encontro: Um dos objectivos deste estágio era juntar todas as atletas e a direcção do clube para se conhecerem e esclarecerem os objectivos da próxima época. Outro importante objectivo está relacionado com o desenvolvimento de competências pessoais, tais como o espírito de união, coragem, persistência e justiça. O estágio foi assim um grande sucesso, uma vez que todas estas competências foram trabalhadas e alcançadas com êxito pelas atletas, com a ajuda também do excelente trabalho realizado pelo Regimento de Transmissões do Porto.

Ana Rita Vigário acrescentou: Eu ingressei neste projecto, porque fui convidada pelos Maiatos, pelo Presidente Paulo Ribeiro para fazer parte da equipa de BTT. O Paulo sabia que eu tinha uma equipa feminina de ciclismo de estrada ligada ao meu clube e, por isso, fez-me uma proposta, ou seja, para além de ingressar na equipa de BTT formaria também uma equipa de estrada feminina. Aceitei este desafio, a equipa é formada pelas atletas que estavam comigo na equipa de 2016 e convidei mais 6 atletas para fazerem parte deste projecto. Eu não digo o que espero desta equipa, mas sim que tenho uma equipa lutadora, unida e pronta a trabalhar para vencermos.”

Tendo por base um clube com experiência de largos anos no BTT, a nova equipa de estrada Maiatos/Reabnorte tem como finalidade a participação em competições de alto nível em Portugal e no estrangeiro, bem como a projecção nacional e internacional dos seus atletas, clube e patrocinadores.

O grupo para 2017 é composto pelas elites Ana Rita Vigário, Isabel Mota, Andreia Lopes, Sofia Brites, as sub-23 Ana Tomás, Cláudia Costa, Rita Lopes, Margarida Lopes, Beatriz Lopes, a júnior Marta Branco e a cadete Rafaela Ramalho. Sob a orientação de Ana Rita Vigário e Luís Nepomuceno, a equipa conta também no staff com Paulo Ribeiro, Lúcia Ferreira e Valentim Ferreira.

No calendário da equipa perspectiva-se a disputa das provas pontuáveis da Taça de Portugal, os Campeonatos Nacionais de Fundo e de Contra-relógio, provas regionais do Porto e Minho e também provas em Espanha.

Maiatos/Reabnorte no 1º estágio da equipa (© Júlio Ornelas)
Ana Rita Vigário no 1º estágio da equipa Maiatos/Reabnorte (© Júlio Ornelas)

Maiatos/Reabnorte no 1º estágio da equipa (© Júlio Ornelas)

Comentários

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.