Avançar para o conteúdo principal

Retrospectiva 2016: Sicasal-Constantinos-Udo

O segundo ano de vida da Sicasal-Constantinos-Udo culminou com um 8º lugar no Ranking APCP Equipa do Ano 2016, sendo a segunda equipa de clube da tabela nacional.

O trabalho de Hugo Lúcio enquanto director desportivo da equipa chegou ao fim no término de uma temporada frutuosa em bons resultados e com a subida de dois dos seus corredores ao escalão profissional em 2017: Luís Mendonça e João Letras pela equipa Louletano-Hospital de Loulé.

Luís Mendonça foi o ciclista com maior visibilidade de resultados, fechando o ano em 18º lugar do Ranking APCP Ciclista do Ano 2016. A temporada de afirmação ditou importantes momentos vividos pelo corredor de 30 anos como a participação na Volta a Portugal pela equipa Profissional Continental brasileira Funvic Soul Cycles-Carrefour, evidenciando-se na prova rainha ao terminar três etapas entre os dez primeiros na linha de meta. Com a Sicasal-Constantinos-Udo venceu classificações secundárias e atingiu importantes pódios nas provas nacionais, nomeadamente o 2º lugar na Taça de Portugal Elite, 2º no Campeonato Nacional de Rampa Elite, 3º no Grande Prémio Abimota, 3º em duas provas da Taça de Portugal Sub-23 e 3º numa prova da Taça Elite. Somou também o 5º lugar na Clássica da Primavera, 5º no Grande Prémio Anicolor [5ª prova Taça de Portugal Elite], 6º na Volta à Maia [1ª prova Taça de Portugal Sub-23], 7º na Volta a Albergaria e no Circuito de S. Bernardo, 8º no Circuito Ribeiro da Silva, 9º no Circuito de Nafarros e 10º no Circuito da Malveira. Os seus pedais passaram ainda por Espanha, na Volta a Galicia com o CC Spol, prova na qual conquistou uma camisola secundária e esteve perto de vencer duas etapas [2º na Et4 e 4º na Et5].

Na segunda temporada ao serviço da Sicasal-Constantinos-Udo, João Letras [entrevista] obteve um 7º lugar em Murtosa na 3ª prova da Taça de Portugal Sub-23 e esteve em destaque nos tradicionais Circuitos obtendo o 3º lugar em S. Bernardo, 6º na Malveira e 7º no Bombarral.

Tiago Antunes foi o ciclista sub-23 que mais se destacou na equipa, dando continuidade à qualidade evidenciada no escalão júnior. Em 2016, as vitórias chegaram no Grande Prémio de Gondomar conquistando a etapa inaugural e a geral. Entre os melhores resultados obtidos conta-se o 2º lugar na Volta dos Campeões, 2º na juventude do Grande Prémio Jornal de Notícias e 6º no contra-relógio do Campeonato Nacional Sub-23.

Entre os demais resultados da equipa destaca-se a vitória de Emanuel Duarte numa classificação secundária da Volta à Maia [1ª prova Taça de Portugal Sub-23], o 2º lugar de Gonçalo Leaça na juventude do Memorial Bruno Neves [3ª prova Taça de Portugal Elite], dois 8ºs lugares de João Outeiro na juventude de duas provas da Taça de Portugal Elite, 3º lugar de Marvin Scheulen no Grande Prémio Prémio Anadia e 6º na Volta dos Campeões.

Luís Mendonça viveu temporada de afirmação na
Sicasal-Constantinos-Udo (foto Helena Dias)

Segue-se uma lista dos principais resultados da equipa Sicasal-Constantinos-Udo em 2016, contemplando o Top 10 das provas nacionais (incluindo classificação geral, etapas e classificação da juventude) e Top 20 da geral das provas internacionais:

Luís Mendonça *Montanha Volta à Maia 1ªprova Taça de Portugal Sub-23
Luís Mendonça *Ciclista Eq.Clube GP Abimota
Luís Mendonça *MVolantes Clássica de Amarante
Luís Mendonça *MVolantes Volta às Terras de Sta. Maria
Luís Mendonça *MVolantes Volta a Galicia (Espanha) [c/ CC Spol]
Tiago Antunes CG GP de Gondomar
Tiago Antunes Et1 CRI GP de Gondomar
Tiago Antunes *Mais Jovem - Circuito de Nafarros
Emanuel Duarte *MVolantes Volta à Maia 1ªprova Taça de Portugal Sub-23
Tiago Antunes CG Volta dos Campeões
Tiago Antunes *Juventude Volta às Terras de Sta. Maria
Tiago Antunes *Juventude GP Jornal de Notícias
Tiago Antunes *Sub-23 Circuito de Nafarros
Luís Mendonça CG Taça de Portugal Elite
Luís Mendonça Campeonato Nacional de Rampa Elite
Luís Mendonça Et4 Volta a Galicia (Espanha) [c/ CC Spol]
Gonçalo Leaça *Juventude Memorial Bruno Neves 3ªprova Taça de Portugal Elite
Equipa Et1 CRE Volta dos Campeões
Equipa CG Volta dos Campeões
Luís Mendonça CG Arouca 2ªprova Taça de Portugal Sub-23
Luís Mendonça CG Murtosa 3ªprova Taça de Portugal Sub-23
Luís Mendonça CG GP Abimota
Luís Mendonça CG GP Mortágua 4ªprova Taça de Portugal Elite
Luís Mendonça Et1 Volta às Terras de Sta. Maria
Luís Mendonça Et1 GP Abimota
João Letras CG Circuito de S. Bernardo
Marvin Scheulen CG Prémio Anadia
Equipa CG Murtosa 3ªprova Taça de Portugal Sub-23
Equipa CG Prémio Anadia
Luís Mendonça Et2 GP Jornal de Notícias
Luís Mendonça Et5 Volta a Galicia (Espanha) [c/ CC Spol]
Luís Mendonça CG Clássica da Primavera
Luís Mendonça CG GP Anicolor 5ªprova Taça de Portugal Elite
Luís Mendonça Et1 GP do Dão
Tiago Antunes Campeonato Nacional CRI Sub-23
Tiago Antunes Et2 Volta dos Campeões
Tiago Antunes *Juventude Volta a Portugal do Futuro
João Letras CG Circuito da Malveira
Luís Mendonça CG Volta à Maia 1ªprova Taça de Portugal Sub-23
Marvin Scheulen CG Volta dos Campeões
Luís Mendonça CG Volta a Albergaria
Luís Mendonça CG Circuito de S. Bernardo
Luís Mendonça Et1 Volta a Portugal [c/ equipa Funvic]
João Letras CG Murtosa 3ªprova Taça de Portugal Sub-23
João Letras CG Circuito do Bombarral
Gonçalo Leaça *Juventude Volta às Terras de Sta. Maria
Tiago Antunes Et3 Volta a Portugal do Futuro
Luís Mendonça CG Circuito Ribeiro da Silva
Luís Mendonça Et4 GP Jornal de Notícias
Luís Mendonça Et3 GP Abimota
João Outeiro *Juventude Troféu Azeméis 2ªprova Taça de Portugal Elite
João Outeiro *Juventude GP Mortágua 4ªprova Taça de Portugal Elite
Marvin Scheulen Et2 Volta dos Campeões
Tiago Antunes Et2 GP de Gondomar
Luís Mendonça CG Circuito de Nafarros
Luís Mendonça Et1 GP Liberty Seguros
Luís Mendonça Et1 Volta à Bairrada
Luís Mendonça Et7 Volta a Portugal [c/ equipa Funvic]
Luís Mendonça Et9 Volta a Portugal [c/ equipa Funvic]
Tiago Antunes *Juventude GP Abimota
10º Luís Mendonça CG Circuito da Malveira
10º Luís Mendonça Et5 Volta ao Alentejo
10º Luís Mendonça Et2 GP Abimota
______
Retrospectiva 2016: W52-FC Porto | Máxima Ganhadora
Retrospectiva 2016: Efapel | Máxima Rival
Retrospectiva 2016: Liberty Seguros-Carglass
Retrospectiva 2016: Anicolor
Retrospectiva 2016: Maia e ACDC Trofa

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro