Avançar para o conteúdo principal

Retrospectiva 2016: Liberty Seguros-Carglass

A equipa sub-23 Liberty Seguros-Carglass, do Bike Clube de Portugal, cumpriu o segundo ano na estrada sob a direcção desportiva do experiente Manuel Correia. O ano 2016 teve um balanço extremamente positivo, fechando o grupo no 7º lugar do Ranking APCP Equipa do Ano, sendo a primeira equipa de clube da tabela nacional. No Ranking APCP Ciclista do Ano, Ivo Oliveira obteve o título de melhor sub-23 da temporada.

No segundo ano da Liberty Seguros-Carglass, a equipa demonstrou uma enorme progressão dos seus jovens, tendo a maioria transitado do ano anterior e com três deles a ocuparem o pódio da Taça de Portugal Sub-23: César Martingil subiu ao lugar mais alto do pódio, seguido de Luís Gomes e Rui Oliveira. O triunfo no colectivo também ficou no grupo.

Os gémeos Oliveira foram quem mais se destacou nas provas disputadas em simultâneo com os profissionais das equipas continentais. Primeiro e segundo melhor sub-23 do Ranking APCP Ciclista do Ano 2016, a dupla evidenciou-se nas mais duras competições nacionais com a balança a pender a favor de Ivo Oliveira, que terminou no 29º lugar, prontamente seguido em 33º por Rui Oliveira. Ambos são falados para correrem em 2017 na equipa norte-americana Axeon-Hagens Berman, de Axel Merckx.

Entre os resultados mais assinaláveis de Ivo Oliveira contam-se a vitória da camisola da juventude na Volta à Bairrada e no Grande Prémio do Dão, terminando essas provas em 3º e 7º da geral respectivamente, somando ainda o 2º lugar no Circuito da Moita e 8º no Grande Prémio Anicolor. Nas competições do seu escalão destaca-se a vitória do contra-relógio individual na Volta às Terras de Santa Maria e a medalha de bronze na prova de contra-relógio do Campeonato Nacional Sub-23.

Muito perto do irmão gémeo ficou Rui Oliveira, que viu o final da temporada marcado por um longo período de recuperação da fractura do fémur, sucedida na segunda etapa do Tour de Gironde, em França, competição na qual estava bem posicionado ao conseguir um 7º lugar na jornada inaugural. Antes da infeliz queda, já a temporada se fazia de vitórias, através da conquista em Murtosa da terceira prova pontuável da Taça de Portugal Sub-23, a camisola da montanha nessa mesma prova e a camisola das metas volantes na Clásica de Pascua, em Espanha. Entre os demais resultados assinala-se o 2º lugar na etapa inaugural da Volta à Bairrada, 3º na segunda etapa da Volta ao Alentejo, 4º na Volta às Terras de Sta. Maria, 4º na Volta à Bairrada e 4º em Arouca na segunda prova da Taça de Portugal Sub-23.

O mais vitorioso da equipa foi Luís Gomes, que irá competir em 2017 pela continental Rádio Popular-Boavista. As vitórias chegaram em Portugal continental, Ilhas e Espanha, destacando-se a geral e uma etapa da Volta às Terras de Sta. Maria, a segunda prova da Taça de Portugal Sub-23 em Arouca e o Critérium Festas do Cristo em Porriño (Espanha), duas etapas no Grande Prémio Liberty Seguros Açores e uma jornada na Volta a Portugal do Futuro. Destaca-se ainda o 2º lugar na Clásica de Pascua (Espanha), 3º no Grande Prémio Liberty Seguros Açores e no Circuito Ribeiro da Silva, 4º na terceira prova da Taça de Portugal Sub-23 em Murtosa, 5º no Campeonato Nacional de Fundo Sub-23, 8º na Clássica da Primavera, 10º no Circuito do Bombarral e 21º na prova francesa Ronde de l’Isard, na qual participou pela Selecção Nacional.

César Martingil foi o segundo corredor mais vitorioso da equipa, conquistando através da sua regularidade a geral da Taça de Portugal Sub-23. Conquistou a primeira prova pontuável da Taça (Volta à Maia), o Circuito da Moita e encerrou a temporada sagrando-se campeão nacional sub-23 de Rampa e triunfando nas 100 Voltas do Festival de Pista de Tavira. No decorrer do calendário competitivo foi 2º nas duas derradeiras provas pontuáveis da Taça, 3º no Circuito do Bombarral, 3º numa etapa do Tour de Gironde (França), 5º numa etapa do ZLM-Roompot Tour (Holanda) ao serviço da Selecção Nacional, 7º no contra-relógio do Campeonato Nacional Sub-23 e 10º na Clásica de Pascua (Espanha).

Gaspar Gonçalves conquistou a mais desejada camisola de campeão nacional sub-23 na especialidade de contra-relógio, numa temporada em que ainda agarrou a importante vitória em Espanha da etapa inaugural da Volta a Valencia e a camisola de melhor jovem do Grande Prémio Jornal de Notícias. Além destes importantes triunfos subiu ao pódio da geral da Volta a Portugal do Futuro no 2º lugar, foi 5º na Volta a Galicia (Espanha), 6º no Grande Prémio Liberty Seguros Açores, 8º na Clásica de Pascua e na Volta a Valencia (Espanha) e 10º na Volta às Terras de Sta. Maria.

Chegado à equipa vindo do escalão júnior, André Carvalho foi outro dos corredores que assegurou vitórias para a Liberty Seguros-Carglass, nomeadamente a geral do Grande Prémio Liberty Seguros Açores, competição na qual logrou o triunfo do prólogo. Conquistou ainda a classificação da juventude na Volta às Terras de Sta. Maria e no Circuito de S. Bernardo.

Também chegados à equipa este ano, Filipe Rocha e Tiago Ferreira alcançaram resultados de destaque. Filipe Rocha evidenciou-se nos primeiros lugares das várias etapas da Volta à Madeira, finalizando a competição em 10º da geral, enquanto Tiago Ferreira culminou a espanhola Volta a Coruña na 18ª posição, além de ter ganho a camisola da montanha no Memorial Bruno Neves (terceira prova da Taça de Portugal Elite) e ter marcado presença nos primeiros lugares da juventude de provas nacionais.

Entre os bons resultados assegurados pela equipa ao longo da temporada, destaca-se André Crispim em 3º no Nacional de Rampa Sub-23 e 5º no Nacional de contra-relógio Sub-23, David Ribeiro em 5º na Volta à Madeira e 9º na Volta a Portugal do Futuro, Zulmiro Magalhães em 6º na Volta à Madeira e 10º na Volta dos Campeões.

A Liberty Seguros-Carglass mostrou-se forte e consistente no colectivo, garantindo para além de todas as vitórias individuais o triunfo por equipas na Volta às Terras de Sta. Maria, em duas provas e na geral da Taça de Portugal Sub-23 e no Grande Prémio Liberty Seguros Açores.

Equipa Liberty Seguros-Carglass (foto Helena Dias)

Segue-se uma lista dos principais resultados da equipa Liberty Seguros-Carglass em 2016, contemplando o Top 10 das provas nacionais (incluindo classificação geral, etapas e classificação da juventude) e Top 20 da geral das provas internacionais:

Luís Gomes CG Volta às Terras de Sta. Maria
Luís Gomes CG Arouca 2ªprova Taça de Portugal Sub-23
Luís Gomes CG Critérium Festas do Cristo / Porriño (Espanha)
Luís Gomes Et1 Volta às Terras de Sta. Maria
Luís Gomes Et1 GP Liberty Seguros Açores
Luís Gomes Et3 GP Liberty Seguros Açores
Luís Gomes Et2 Volta a Portugal do Futuro
Luís Gomes *Montanha GP Liberty Seguros Açores
Luís Gomes *Pontos Volta às Terras de Sta. Maria
Luís Gomes *Pontos GP Liberty Seguros Açores
Luís Gomes *MVolantes Arouca 2ªprova Taça de Portugal Sub-23
César Martingil CG Taça de Portugal Sub-23
César Martingil CG Volta à Maia 1ªprova Taça de Portugal Sub-23
César Martingil Campeonato Nacional de Rampa Sub-23
César Martingil CG Circuito da Moita
César Martingil CG 100 Voltas Festival de Pista de Tavira
César Martingil *Sub-23 Circuito da Moita
César Martingil *MVolantes Volta a Coruña (Espanha)
César Martingil *MVolantes GP Anicolor 5ªprova Taça de Portugal Elites
André Carvalho CG GP Liberty Seguros Açores
André Carvalho Prólogo GP Liberty Seguros Açores
André Carvalho *Juventude Volta às Terras de Sta. Maria
André Carvalho *Juventude GP Liberty Seguros Açores
André Carvalho *Juventude Circuito de S. Bernardo
Ivo Oliveira Et2 1ºs. Volta às Terras de Sta. Maria
Ivo Oliveira *Juventude Volta à Bairrada
Ivo Oliveira *Juventude GP do Dão
Ivo Oliveira *Ciclista Eq.Clube GP do Dão
Ivo Oliveira *MAutarquias GP Abimota
Gaspar Gonçalves Campeonato Nacional CRI Sub-23
Gaspar Gonçalves Et1 Volta a Valencia (Espanha)
Gaspar Gonçalves *Juventude GP Jornal de Notícias
Rui Oliveira CG Murtosa 3ªprova Taça de Portugal Sub-23
Rui Oliveira *Montanha Murtosa 3ªprova Taça de Portugal Sub-23
Rui Oliveira *MVolantes Clásica de Pascua (Espanha)
Tiago Ferreira *Montanha Memorial Bruno Neves 3ªprova Taça de Portugal Elite
Equipa CG Volta às Terras de Sta. Maria
Equipa CG Arouca 2ªprova Taça de Portugal Sub-23
Equipa CG Murtosa 3ªprova Taça de Portugal Sub-23
Equipa CG Taça de Portugal Sub-23
Equipa CG GP Liberty Seguros Açores
Luís Gomes CG Taça de Portugal Sub-23
Luís Gomes CG Clásica de Pascua (Espanha)
Luís Gomes Et2 2ºs. Volta às Terras de Sta. Maria
Luís Gomes *Juventude Clássica da Primavera
Luís Gomes *Juventude GP Liberty Seguros Açores
Luís Gomes *Juventude GP Mortágua 4ªprova Taça de Portugal Elite
César Martingil CG Arouca 2ªprova Taça de Portugal Sub-23
César Martingil CG Murtosa 3ªprova Taça de Portugal Sub-23
César Martingil CG Eliminação Festival de Pista de Tavira
César Martingil Et3 Volta a Valencia (Espanha)
Ivo Oliveira CG Circuito da Moita
Ivo Oliveira Et3 GP Abimota
Ivo Oliveira Et4 Volta a Valencia (Espanha)
Ivo Oliveira *Juventude GP Abimota
Gaspar Gonçalves CG Volta a Portugal do Futuro
Gaspar Gonçalves Et4 Volta a Portugal do Futuro
Gaspar Gonçalves *Juventude Troféu Azeméis 2ªprova Taça de Portugal Elite
David Ribeiro Prólogo GP Liberty Seguros Açores
David Ribeiro Et4 Volta à Madeira
Rui Oliveira Et1 Volta à Bairrada
Rui Oliveira *Juventude Volta à Bairrada
André Carvalho Et2 GP Liberty Seguros Açores
André Crispim *Juventude Circuito de S. Bernardo
Zulmiro Magalhães Et2 Volta dos Campeões
Equipa CG Circuito do Bombarral
Equipa CG Circuito de S. Bernardo
Luís Gomes CG GP Liberty Seguros Açores
Luís Gomes CG Circuito Ribeiro da Silva
Luís Gomes Prólogo GP Liberty Seguros Açores
Luís Gomes Et1 Volta a Portugal do Futuro
Luís Gomes *Juventude Volta à Bairrada
Ivo Oliveira Campeonato Nacional CRI Sub-23
Ivo Oliveira CG Volta à Bairrada
Ivo Oliveira Et3 Volta à Bairrada
Ivo Oliveira *Juventude GP Anicolor 5ªprova Taça de Portugal Elites
Rui Oliveira CG Taça de Portugal Sub-23
Rui Oliveira Et2 Volta ao Alentejo
Rui Oliveira Et2 1ºs. Volta às Terras de Sta. Maria
Rui Oliveira *Juventude GP Beiras e Serra da Estrela [c/ S.Nacional]
César Martingil CG Circuito do Bombarral
César Martingil Et3 Tour de Gironde (França)
David Ribeiro Et1 Volta à Madeira
David Ribeiro Et2 Volta à Madeira
André Carvalho Et1 Volta a Valencia (Espanha)
André Crispim Campeonato Nacional de Rampa Sub-23
Gaspar Gonçalves *Juventude GP Liberty Seguros Açores
Rui Oliveira *Juventude Clássica da Primavera
Tiago Ferreira *Juventude Memorial Bruno Neves 3ªprova Taça de Portugal Elite
Equipa CG Volta a Coruña (Espanha)
Equipa CG Volta à Madeira
Equipa CG Circuito da Moita
Rui Oliveira CG Volta às Terras de Sta. Maria
Rui Oliveira CG Volta à Bairrada
Rui Oliveira CG Arouca 2ªprova Taça de Portugal Sub-23
Rui Oliveira Et2 GP Beiras e Serra da Estrela [c/ S.Nacional]
André Carvalho CG Critérium Festas do Cristo / Porriño (Espanha)
André Carvalho Et1 GP Liberty Seguros Açores
André Carvalho Et3 GP Liberty Seguros Açores
Tiago Ferreira *Juventude GP Beiras e Serra da Estrela [c/ S.Nacional]
Tiago Ferreira *Juventude Volta a Coruña (Espanha)
Tiago Ferreira *Juventude GP Jornal de Notícias
César Martingil *Juventude Clássica da Primavera
David Ribeiro *Juventude GP Liberty Seguros Açores
Filipe Rocha Et2 Volta dos Campeões
Gaspar Gonçalves *Juventude Volta à Bairrada
Ivo Oliveira Et2 Volta à Bairrada
Luís Gomes CG Murtosa 3ªprova Taça de Portugal Sub-23
Zulmiro Magalhães Et4 Volta à Madeira
Equipa Et1 CRE Volta a Galicia (Espanha)
Gaspar Gonçalves CG Volta a Galicia (Espanha)
Gaspar Gonçalves Prólogo GP Liberty Seguros Açores
Gaspar Gonçalves Et2 Volta a Portugal do Futuro
David Ribeiro CG Volta à Madeira
David Ribeiro *Juventude Volta a Coruña (Espanha)
Luís Gomes Campeonato Nacional Fundo Sub-23
Luís Gomes Et1 Volta a Valencia (Espanha)
André Carvalho CG Circuito de S. Bernardo
André Crispim Campeonato Nacional CRI Sub-23
César Martingil Et3 ZLM-Roompot Tour (Holanda) [c/ S.Nacional]
Rui Oliveira Et3 Volta à Bairrada
Zulmiro Magalhães Et3 Volta à Madeira
Gaspar Gonçalves CG GP Liberty Seguros Açores
Gaspar Gonçalves Et2 1ºs. Volta às Terras de Sta. Maria
Gaspar Gonçalves Et1 GP Liberty Seguros Açores
Gaspar Gonçalves Et3 Volta a Portugal do Futuro
Gaspar Gonçalves Et3 Volta a Galicia (Espanha)
Filipe Rocha Et1 Volta à Madeira
Filipe Rocha Et2 Volta à Madeira
Filipe Rocha Et4 Volta à Madeira
David Ribeiro Et2 Volta a Portugal do Futuro
David Ribeiro Et3 Volta à Madeira
Zulmiro Magalhães CG Volta à Madeira
Zulmiro Magalhães *Juventude GP Liberty Seguros Açores
César Martingil Prólogo GP Jornal de Notícias
Ivo Oliveira Et3 GP do Dão
Luís Gomes *Juventude Troféu Azeméis 2ªprova Taça de Portugal Elite
Equipa Et1 CRE Volta dos Campeões
André Carvalho *Juventude Clássica da Primavera
André Carvalho *Juventude GP Abimota
André Carvalho *Juventude Volta a Portugal do Futuro
César Martingil Campeonato Nacional CRI Sub-23
César Martingil Et4 Volta a Valencia (Espanha)
César Martingil *Juventude Memorial Bruno Neves 3ªprova Taça de Portugal Elite
Ivo Oliveira CG GP do Dão
Ivo Oliveira Et4 Volta ao Alentejo
Ivo Oliveira Et1 GP do Dão
Gaspar Gonçalves Et3 GP Liberty Seguros Açores
Gaspar Gonçalves Et5 Volta a Galicia (Espanha)
Luís Gomes Et2 GP Liberty Seguros Açores
Rui Oliveira Et1 Tour de Gironde (França)
Zulmiro Magalhães Et2 Volta à Madeira
Luís Gomes CG Clássica da Primavera
Luís Gomes Et2 1ºs. Volta às Terras de Sta. Maria
Luís Gomes Et1 Volta à Bairrada
Luís Gomes *Juventude Memorial Bruno Neves 3ªprova Taça de Portugal Elite
Gaspar Gonçalves CG Clásica de Pascua (Espanha)
Gaspar Gonçalves CG Volta a Valencia (Espanha)
Gaspar Gonçalves Et4 Volta a Galicia (Espanha)
André Carvalho Et4 Volta a Portugal do Futuro
André Crispim Et2 Volta a Galicia (Espanha)
César Martingil Et2 GP Jornal de Notícias
David Ribeiro Et1 GP Jornal de Notícias
Ivo Oliveira CG GP Anicolor 5ªprova Taça de Portugal Elites
Rui Oliveira Et2 2ºs. Volta às Terras de Sta. Maria
Tiago Ferreira *Juventude Volta à Bairrada
André Crispim Et5 Volta a Galicia (Espanha)
David Ribeiro CG Volta a Portugal do Futuro
Filipe Rocha *Juventude Memorial Bruno Neves 3ªprova Taça de Portugal Elite
Luís Gomes Et2 Volta à Bairrada
Zulmiro Magalhães *Juventude GP Jornal de Notícias
10º César Martingil CG Clásica de Pascua (Espanha)
10º César Martingil Et2 1ºs. Volta às Terras de Sta. Maria
10º César Martingil Et3 Volta a Coruña (Espanha)
10º Gaspar Gonçalves CG Volta às Terras de Sta. Maria
10º Gaspar Gonçalves Et2 Volta a Valencia (Espanha)
10º Gaspar Gonçalves *Juventude GP Mortágua 4ªprova Taça de Portugal Elite
10º Luís Gomes CG Circuito do Bombarral
10º Luís Gomes Et3 Ronde de l’Isard [c/ S.Nacional]
10º Luís Gomes *Juventude Volta ao Alentejo
10º André Carvalho Et1 Volta às Terras de Sta. Maria
10º André Carvalho Et2 2ºs. Volta às Terras de Sta. Maria
10º André Crispim CG Circuito de S. Bernardo
10º André Crispim *Juventude GP Anicolor 5ªprova Taça de Portugal Elites
10º David Ribeiro Et1 GP Liberty Seguros Açores
10º David Ribeiro Et4 Volta a Portugal do Futuro
10º Zulmiro Magalhães CG Volta dos Campeões
10º Zulmiro Magalhães Et1 Volta à Madeira
10º Filipe Rocha CG Volta à Madeira
10º Ivo Oliveira Et1 GP Abimota
10º Rui Oliveira Et2 Volta à Bairrada
10º Tiago Ferreira *Juventude GP Liberty Seguros
18º Tiago Ferreira CG Volta a Coruña (Espanha)
19º David Ribeiro CG Volta a Coruña (Espanha)
21º Luís Gomes CG Ronde de l’Isard (França) [c/ S.Nacional]
______
Retrospectiva 2016: W52-FC Porto | Máxima Ganhadora
Retrospectiva 2016: Efapel | Máxima Rival
Retrospectiva 2016: GoldWin-Team José Maria Nicolau
Retrospectiva 2016: Sicasal-Constantinos-Udo
Retrospectiva 2016: Anicolor
Retrospectiva 2016: Maia e ACDC Trofa

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.