Avançar para o conteúdo principal

Vencedores 2ªprova Open Sentir Penafiel CX

A segunda prova do Open Sentir Penafiel em Ciclocrosse celebrou-se em Capela. As corridas elite/sub-23 foram ganhas por Vítor Santos (Quinta das Arcas-Jetclass-Xarão) e Joana Monteiro (ASC-Focus Team-Vila do Conde). A dupla Roberto Ferreira e Ana Rita Vigário (Quinta das Arcas-Jetclass-Xarão) manteve a liderança do troféu.

Na manhã de domingo, 6 de Novembro, o Parque de Merendas de Capela recebeu a segunda das três provas pontuáveis num percurso de 2 km. Na categoria Elites/Sub-23, a corrida masculina foi ganha pelo campeão nacional Vítor Santos (Quinta das Arcas-Jetclass-Xarão) com 56m20s, deixando no 2º lugar o companheiro de equipa e líder do troféu Roberto Ferreira com um tempo de 56m28s. Na 3ª posição chegou Mário Costa (ASC-Focus Team-Vila do Conde) com 57m22s. O ciclista de estrada Leonel Coutinho (LA Alumínios-Antarte) melhorou em relação à primeira prova, terminando neste dia no 9º lugar com 1h03m08s.

Na categoria feminina, Joana Monteiro (ASC-Focus Team-Vila do Conde) triunfou na meta com um tempo de 53m08s, ficando no 2º lugar a líder do troféu Ana Rita Vigário (Quinta das Arcas-Jetclass-Xarão) com 56m06s, seguida de Cecília Araújo (ProRebordosa-Garrafeira Gomes) 1h03m09s.
 
Líderes do Open Sentir Penafiel CX após a 2ª prova
(foto Facebook oficial da prova)

Em juniores, Pedro Costa venceu com o tempo de 38m24s e assumiu a liderança neste escalão, seguido de João Salgado (EC Carlos Carvalho) com 38m56s e Hélder Gonçalves (Seissa-MGB Bikes-Matias e Araújo-Frulact) com 39m16s. Em femininas, a vitória voltou a sorrir a Jéssica Costa (ASC/Focus Team/Vila do Conde) com 37m35s, seguida de María Rubio (CC O Rosal) com 44m11s.

Na categoria cadetes, Diego Perez (CC O Rosal) venceu com 31m57s, seguindo-se na meta o líder neste escalão Tiago Sousa (ASC-Focus Team-Vila do Conde) com 32m41s e o companheiro de equipa Gonçalo Magalhães com o mesmo tempo. Em femininas, Ana Santos (ASC-Focus Team-Vila do Conde) triunfou com 29m08s, seguida da líder do troféu Rafaela Ramalho (BTT Matosinhos) com 31m30s.

Em juvenis, João Cruz (ASC-Focus Team-Vila do Conde) reforçou a liderança ao repetir a vitória alcançada na primeira prova com 17m01s, seguido de Tomas Midao (Escola BTT Ideal Korpus-Penafiel) com 17m45s e Luis Mendez (CC O Rosal) com 18m00s.

Nos mais experientes, em Masters A a vitória pertenceu a Ruben Nunes (ASC-Focus Team-Vila do Conde) com 43m33s, seguido do líder do troféu Rogério Matos (Rompe Trilhos) com 44m03s e Manuel Lopes (ASC-Focus Team-Vila do Conde) com 44m19s.

Em Master B, o campeão nacional António Sousa (ProRebordosa-Garrafeira Gomes) reforçou a liderança ao bisar na meta com o tempo 38m20s, seguido dos companheiros Hugo Marques com 38m54s e António Moreira com 39m25s.

Em Master C, também Rodolfo Lopes (ASC/Focus Team/Vila do Conde) voltou a vencer com 32m39s, seguido de Manuel Castro (5TH Pine MTB Team) com 32m59s e Joaquim Barbosa (Famalicense Atlético Clube) com 34m06s.

Em Master Femininas, Montserrat Alonso (Rias Baixas) conquistou a vitória com 31m00s, seguida da líder do troféu Marina Martins (Vasconha BTT-Vouzela) com 32m18s e Margarida Pinto (Ser e Parecer pró Bike Team) com 34m30s.

A terceira e última prova do Open Sentir Penafiel em Ciclocrosse a 4 de Dezembro, em Penafiel. Anteriormente a esta derradeira prova, irá ter início a Taça de Portugal de Ciclocrosse, composta por cinco provas pontuáveis. A primeira prova realiza-se no dia 13 de Novembro em Vouzela, seguida no dia 27 do mesmo mês pela segunda prova disputada em Torre de Dona Chama, em Mirandela.

Resultados completos aqui
______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...