Avançar para o conteúdo principal

Vencedores 1ªprova Open Sentir Penafiel CX

Santiago recebeu a primeira prova da segunda edição do Open Sentir Penafiel em Ciclocrosse. A equipa Quinta das Arcas-Jetclass-Xarão venceu a corrida de Elites/Sub-23 com Roberto Ferreira e Ana Rita Vigário.

A primeira das três provas pontuáveis celebrou-se na manhã do passado domingo, 30 de Outubro, num percurso de 2,5 km no Parque de Merendas de Santiago. Na categoria Elites/Sub-23, a corrida masculina foi ganha pelo campeão nacional sub-23 Roberto Ferreira (Quinta das Arcas-Jetclass-Xarão) com 54m56s, deixando em 2º Fábio Ribeiro (ProRebordosa-Garrafeira Gomes) com 55m24s e em 3º lugar o campeão nacional elite Vítor Santos (Quinta das Arcas-Jetclass-Xarão) com 57m12s. De assinalar a participação do ciclista de estrada Leonel Coutinho (LA Alumínios-Antarte), que finalizou em 10º com o tempo de 1h01m39s.

Na categoria feminina, Ana Rita Vigário (Quinta das Arcas-Jetclass-Xarão) conquistou o 1º lugar com 43m59s, seguida de Cecília Araújo (ProRebordosa-Garrafeira Gomes) com 50m12s e 3º Isabel Mota (Quinta das Arcas-Jetclass-Xarão) com 53m22s.

Em juniores, Pedro Lopes (EC Carlos Carvalho) venceu com o tempo de 37m44s, seguido do companheiro de equipa João Salgado com 38m00s e Pedro Costa (ASC-Focus Team-Vila do Conde) com 38m39s. Em femininas venceu Jéssica Costa (ASC/Focus Team/Vila do Conde) com 36m47s, seguida de María Rubio (CC O Rosal) com 47m12s.

Na categoria cadetes, a vitória coube a Tiago Sousa (ASC-Focus Team-Vila do Conde) com um tempo de 30m59s, deixando no 2º lugar Diego Perez (CC O Rosal) com 31m38s e em 3º Gonçalo Magalhães (ASC-Focus Team-Vila do Conde) com 32m24s. em femininas, a única participante Rafaela Ramalho (BTT Matosinhos) finalizou a prova com 28m33s.

Em juvenis, João Cruz (ASC-Focus Team-Vila do Conde) triunfou com 16m46s, seguido de Luis Mendez (CC O Rosal) com 16m58s e Tomas Midao (Escola BTT Ideal Korpus-Penafiel) com 18m44s.

Nos mais experientes, em Masters A venceu Rogério Matos (Rompe Trilhos) com 35m37s, seguido de Manuel Lopes (ASC-Focus Team-Vila do Conde) com 36m40s e do companheiro Rúben Nunes com 36m44s.

Em Master B, o campeão nacional António Sousa (ProRebordosa-Garrafeira Gomes) venceu com 37m08s, seguido do companheiro Hugo Marques com 38m05s e José Magalhães (ASC-Focus Team-Vila do Conde) com 38m21s.

Em Master C, Rodolfo Lopes (ASC/Focus Team/Vila do Conde) venceu com 23m57s, seguido de Joaquim Araújo (Famalicense Atlético Clube) com 25m05s e José Reis (Ripolins.com Eventos) com 25m20s.

Em Master Femininas, Marina Martins (Vasconha BTT-Vouzela) conquistou a vitória com 28m20s, seguida de Margarida Pinto (Ser e Parecer pró Bike Team) com 29m45s e Flávia Vieira (Quinta das Arcas-Jetclass-Xarão) com 33m54s.

A segunda prova do Open Sentir Penafiel em Ciclocrosse realiza-se a 6 de Novembro, em Capela, e a terceira e última prova a 4 de Dezembro, em Penafiel.

Resultados completos aqui

Troféus Open Sentir Penafiel CX (foto Facebook da prova)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.