Avançar para o conteúdo principal

Retrospectiva 2016: Maia e ACDC Trofa

O blog Cycling & Thoughts dá por finalizada a série de artigos contemplando a temporada 2016 das esquadras portuguesas passando em retrospectiva o ano das equipas de clube sub-23 Maia e ACDC Trofa.

Embora os resultados nas tabelas classificativas tenham sido parcos nos lugares cimeiros, ambas as equipas formaram parte do pelotão nacional, abrindo portas a um número importante de jovens corredores, que buscam a oportunidade de mostrar e aperfeiçoar as suas qualidades, a fim de singrar no ciclismo.

Na equipa Maia, o jovem José Dias destacou-se em grande medida no terreno montanhoso. Os triunfos chegaram através da conquista da camisola da montanha na Volta dos Campeões e no Grande Prémio de Gondomar, estando entre os melhores classificados do Campeonato Nacional Sub-23 ao fechar a prova de fundo na 10ª posição, destacando-se o carácter de dureza que marcou todo o percurso da corrida disputada em Braga, incluindo a subida de 2ª categoria do Sameiro.

Entre as boas exibições do grupo maiato, destaca-se a vitória na abertura da temporada por António Barradas de uma camisola secundária na Volta à Maia (1ª prova da Taça de Portugal Sub-23). Na principal prova nacional do escalão sub-23, a Volta a Portugal do Futuro, a equipa não deixou de estar em destaque procurando a vitória na meta, chegando a terminar entre os primeiros com Hugo Brito (7º na Et1), Patrick Videira (8º na Et3) e José Silva (9º na Et1).

Segue-se uma lista dos principais resultados da equipa Maia em 2016, contemplando o Top 10 das provas nacionais (incluindo classificação geral, etapas e classificação da juventude):
José Dias *Montanha Volta dos Campeões
José Dias *Montanha GP de Gondomar
António Barradas *MVolantes Volta à Maia 1ªprova Taça de Portugal Sub-23
Hugo Brito Et1 Volta a Portugal do Futuro
Equipa Et1 CRE Volta dos Campeões
Hugo Brito *Juventude Volta a Albergaria
Natanael Almeida CG Prémio Anadia
Patrick Videira Et3 Volta a Portugal do Futuro
Hugo Brito Et2 Volta dos Campeões
José Silva Et1 Volta a Portugal do Futuro
10º José Dias Campeonato Nacional Fundo Sub-23
10º Patrick Videira CG Arouca 2ªprova Taça de Portugal Sub-23

Equipa Maia

A equipa ACDC Trofa viveu uma temporada mais modesta, contando com a experiência do elite Márcio Barbosa na obtenção de maior visibilidade para o grupo. Foi precisamente com este corredor que alcançaram a vitória de uma etapa na Volta à Madeira, prova na qual finalizou em 4º da geral e ainda somou a camisola da montanha.

Segue-se uma lista dos principais resultados da equipa ACDC Trofa em 2016, contemplando o Top 10 das provas nacionais (incluindo classificação geral, etapas e classificação da juventude):
Márcio Barbosa Et2 Volta à Madeira
Márcio Barbosa *Montanha Volta à Madeira
Márcio Barbosa *Volta Mais Rápida - Circuito de Nafarros
Equipa CG Volta à Madeira
Ricardo Abreu Et4 Volta à Madeira
Márcio Barbosa CG Volta à Madeira
Márcio Barbosa Et3 Volta à Madeira
Sebastião Ramos *Juventude Volta às Terras de Sta. Maria
Márcio Barbosa Et1 Volta à Madeira
Márcio Barbosa Et4 Volta à Madeira
Márcio Barbosa CG Circuito de Nafarros
Daniel Pegado CG Volta à Madeira
Daniel Pegado Et3 Volta à Madeira
Ricardo Abreu CG Volta à Madeira
Ricardo Abreu Et1 Volta à Madeira
Daniel Pegado Et4 Volta à Madeira
Ricardo Abreu Et2 Volta à Madeira
10º Daniel Pegado Et2 Volta à Madeira
10º Ricardo Abreu Et3 Volta à Madeira

Equipa ACDC Trofa

______
Retrospectiva 2016: W52-FC Porto | Máxima Ganhadora
Retrospectiva 2016: Efapel | Máxima Rival
Retrospectiva 2016: GoldWin-Team José Maria Nicolau
Retrospectiva 2016: Liberty Seguros-Carglass
Retrospectiva 2016: Sicasal-Constantinos-Udo
Retrospectiva 2016: Anicolor

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...