Avançar para o conteúdo principal

Et3 GP Dão: Rafael Reis vence crono, Joni Brandão conquista a geral

Rafael Reis (W52-FC Porto) venceu o contra-relógio da última etapa e Joni Brandão (Efapel) conquistou a geral da 2ª edição do Grande Prémio do Dão.

A uma média de 47,905 km/h, Rafael Reis conquistou a sua quarta vitória da temporada no esforço individual do Grande Prémio do Dão. No final dos 10,1 km pedalados em Viseu, o corredor da W52-FC Porto e Hugo Sabido (Sporting CP-Tavira) foram os únicos corredores a terminar o percurso abaixo dos 13 minutos, ficando Sabido a 20s de Reis. O terceiro melhor tempo foi alcançado pelo espanhol José de Segovia (Louletano-Hospital de Loulé), que gastou mais 26s.

Na luta renhida pela camisola amarela, Joni Brandão (Efapel) cruzou a meta em 4º lugar, a 27s, terminando posteriormente Raúl Alarcón (W52-FC Porto) em 16º, a 58s, perdendo a liderança em definitivo.

Joni Brandão conquistou assim a sua quarta vitória da temporada, somando uma etapa e a geral do Grande Prémio Beiras, o mesmo sucedendo neste Grande Prémio do Dão. Raúl Alarcón  e Rafael Reis (W52-FC Porto) completaram o pódio final.

Nas classificações secundárias, Raúl Alarcón agarrou os pontos e Pablo Guerrero (Rádio Popular-Boavista) venceu na montanha. A W52-FC Porto alcançou o triunfo por equipas, seguida da Rádio Popular-Boavista e da LA Alumínios-Antarte. Entre as equipas de clube, a GoldWin-Team José Maria Nicolau destacou-se na 5ª posição.

Quanto à camisola da juventude, Ivo Oliveira (Liberty Seguros-Carglass) brilhou em várias frentes conquistando esta classificação e também a de melhor ciclista das equipas de clube. Ivo Oliveira terminou as três etapas no Top 13, culminando com um destacável 7º lugar na geral. O pódio da juventude ficou completo com Venceslau Fernandes (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade) e Gonçalo Carvalho (Anicolor).

Do pelotão de 120 corredores, 88 terminaram a 2ª edição do Grande Prémio do Dão, sendo o lanterna vermelha o jovem Diogo Tavares (Sicasal-Constantinos-Udo), a 54m40s do vencedor.

Efapel festeja triunfo de Joni Brandão
(foto facebook Rafael Silva)

Resultados Et3
1º Rafael Reis (Por) W52-FC Porto 0:12:39
2º Hugo Sabido (Por) Sporting CP-Tavira +20”
3º José de Segovia (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +26”
4º Joni Brandão (Por) Efapel +27”
5º Oscar González (Esp) Sporting CP-Tavira +28”
6º Ivo Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass +28”
7º Alejandro Marque (Esp) LA Alumínios-Antarte +34”
8º Jesús Ezquerra (Esp) Sporting CP-Tavira +35”
9º Mario González (Esp) Sporting CP-Tavira +41”
10º Jorge Magalhães (Por) Anicolor +43”

C. Geral Final
1º Joni Brandão (Por) Efapel 6:10:29
2º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto +6”
3º Rafael Reis (Por) W52-FC Porto +31”
4º César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +1:17”
5º Hugo Sabido (Por) Sporting CP-Tavira +1:53”
6º José de Segovia (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +2:00”
7º Ivo Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass +2:04”
8º Alejandro Marque (Esp) LA Alumínios-Antarte +2:08”
9º Jacobo Ucha (Esp) Rádio Popular-Boavista +2:21”
10º Victor Valinho (Por) GoldWin-Team José Maria Nicolau +2:22”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.