Avançar para o conteúdo principal

Et1 GP Dão: vitória de Raúl Alarcón

O espanhol Raúl Alarcón (W52-FC Porto) conquistou a vitória em solitário da etapa inaugural do Grande Prémio do Dão. Os lusos Joni Brandão (Efapel) e Rafael Reis (W52-FC Porto) completaram o pódio da jornada.

A primeira etapa ligou Mangualde a Penalva do Castelo em 163,3 km, com uma subida de 3ª categoria (km 63,1) e as duas seguintes de 2ª categoria (km 111,2 e km 156), esta última em Sezures a 7 km da meta.

Do pelotão de 120 corredores, 14 integraram a fuga do dia com Raúl Alarcón a ser o mais combativo. Alarcón deixou os companheiros de aventura à falta de 50 km para o final, pedalando isolado na frente até ao triunfo na linha instalada em Penalva do Castelo. Joni Brandão terminou a 41s, seguindo-se Rafael Reis e César Fonte (Rádio Popular-Boavista) a 55s. O grupo perseguidor de 26 corredores chegou a 1m54s encabeçado por Luís Mendonça (Sicasal-Constantinos-Udo).

Com esta vitória, a W52-FC Porto soma cinco importantes triunfos na presente temporada, nomeadamente a geral da Clássica de Amarante e da Volta à Bairrada com Rafael Reis, além de duas etapas na Bairrada por Samuel Caldeira e Rafael Reis, líder em Abril do ranking nacional APCP ‘Ciclista do Ano’. A equipa dirigida por Nuno Ribeiro conta ainda com cinco vitórias por equipas e quatro classificações secundárias, entre elas a montanha da Vuelta a Castilla y León por Alarcón.

Além de comandar a geral individual com 48s de vantagem, Raúl Alarcón soma o comando dos pontos. Pablo Guerrero (Rádio Popular-Boavista) lidera a montanha e Luís Mendonça comanda a geral de melhor corredor de equipas de clube. No colectivo lidera a W52-FC Porto.

Entre os mais jovens, Ivo Oliveira ocupa o primeiro lugar da juventude, seguido de Fábio Oliveira (GoldWin-Team José Maria Nicolau) e Gonçalo Carvalho (Anicolor).

Amanhã termina a 2ª edição do Grande Prémio do Dão com duas etapas. De manhã, o pelotão percorre 66 km em Nelas. De tarde, disputa-se o contra-relógio individual de 10 km em Viseu.

Raúl Alarcón vence 1ª etapa do GP do Dão
(foto facebook oficial W52-FC Porto)

Resultados Et1
1º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto 4:16:48
2º Joni Brandão (Por) Efapel +41”
3º Rafael Reis (Por) W52-FC Porto +55”
4º César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +55”
5º Luís Mendonça (Por) Sicasal-Constantinos-Udo +1:54”
6º Daniel Freitas (Por) W52-FC Porto +1:54”
7º Ivo Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass +1:54”
8º Ángel Sánchez (Esp) W52-FC Porto +1:54”
9º José Manuel Gutiérrez (Esp) CC Rias Baixas +1:54”
10º Hugo Sabido (Por) Sporting CP-Tavira +1:54”

C. Geral
1º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto 4:16:35
2º Joni Brandão (Por) Efapel +48”
3º Rafael Reis (Por) W52-FC Porto +1:04”
4º César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +1:08”
5º Ángel Sánchez (Esp) W52-FC Porto +2:05”
6º Jacobo Ucha (Esp) Rádio Popular-Boavista +2:05”
7º Hugo Sabido (Por) Sporting CP-Tavira +2:06”
8º Luís Mendonça (Por) Sicasal-Constantinos-Udo +2:07”
9º Daniel Freitas (Por) W52-FC Porto +2:07”
10º Ivo Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass +2:07”
Resultados completos aqui

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.